Notícia

Edital AGU 2018: após reunião, Idecan e comissão interna divulgam nova data de realização das provas do certame

Nesta quarta-feira, 12, a Advocacia-Geral da União publicou em seu site oficial  a confirmação das novas datas de realização das provas do concurso. A nova data para a realização das provas foi definida para dia 27 de janeiro de 2019.

Os candidatos aos cargos de Administrador, Arquivista, Contador e Técnico em Assuntos Educacionais farão as provas pelo período matutino, enquanto as provas para o cargo de Técnico em Comunicação Social serão aplicadas no período vespertino.

Vale mencionar que os exames para os cargos de Analista Técnico-Administrativo e Bibliotecário não precisarão ser reaplicados.

As datas do Concurso AGU foram alteradas após a Polícia Civil do Distrito Federal iniciar uma investigação em consequência de denúncias realizadas pelos candidatos ao certame da AGU. Os denunciantes notaram que um dos pacotes de provas estava violado.

De acordo com as informações divulgadas pelo jornal G1, os candidatos informaram que havia, em um dos pacotes de prova, um rasgo considerável (aproximadamente 15 cm) e um dos cadernos de prova, de cor azul, estava com um “vinco”.

No mesmo dia, 10 de dezembro, a AGU divulgou um comunicado informando que as provas do concurso aplicadas para cinco cargos no domingo, (9), foram canceladas e seriam remarcadas. Isso por conta dos atrasos na entrega dos malotes de provas, nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, Cuiabá, Florianópolis e São Luís.

O certame contou com quase 60 mil inscritos para 100 vagas em Nível Médio e Superior, uma concorrência de aproximante 683 candidatos por vaga.

Edital AGU sofreu retificações

Em novembro, o edital do concurso da Advocacia Geral da União, AGU, sofreu uma nova retificação. A alteração publicada no Diário Oficial da União suprime uma matéria que fazia parte do conteúdo programático para a área de contabilidade.

Com a alteração, o conteúdo “Princípios fundamentais da contabilidade” não será mais cobrado nas provas do certame. Abaixo você confere a retificação na íntegra:

edital agu 2018

Anteriormente ao edital, já houve algumas modificações no requisito e na carga horária para o cargo de Técnico em Comunicação Social, passa também a exigir habilitação em Jornalismo. A carga horária semanal terá 25, e não 40 horas semanais, como foi divulgado no edital de abertura.

As vagas ofertadas, no edital AGU, serão distribuídas da seguinte maneira: Administrador (48 vagas), Analista Técnico Administrativo (10), Arquivista (02), Bibliotecário (01), Contador (32), Técnico em Assuntos Educacionais (02) e Técnico em Comunicação Social (05), com inicial de R$ 6.203,34.

Cargos Ofertados

Administrador – 48 vagas
Analista Técnico Administrativo – 10 vagas
Arquivista – 02 vagas
Bibliotecário – 01 vaga
Contador – 32 vagas
Técnico em Assuntos Educacionais – 02 vagas
Técnico em Comunicação Social – 05 vagas

Abaixo, você conferirá as etapas do concurso e o que será cobrado nas provas…

Etapas do Concurso AGU

Os candidatos do concurso serão submetidos a duas provas objetivas e uma discursiva. As provas devem ser aplicadas no dia 9 de dezembro nos dois turnos, sendo:

Manhã: Administrador, Arquivista, Contador e Técnico em assuntos educacionais
Tarde:Analista – Técnico Administrativo, Bibliotecário e Técnico em Comunicação Social

As provas objetivas e discursivas serão realizadas nas capitais dos 26 Estados da Federação e no Distrito Federal, devendo o candidato optar pela cidade onde deseja realizar as provas no ato da inscrição.

O que vai ser cobrado?

A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 60 questões. As provas abordarão conhecimentos básicos e específicos; respectivamente.

Administrador e Analista Técnico Administrativo

Noções de direitos: Constitucional, Administrativo e Penal; Administração Pública; Administração Financeira e Orçamentária; Gestão de Pessoas; Aprendizagem Organizacional; Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Arquivista

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo;  Administração Pública; Arquivologia;  Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Bibliotecário

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo;  Administração Pública; Biblioteconomia;  Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Contador

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo; Administração Financeira e Orçamentária; Contabilidade; Técnicas de Controle; Matemática Financeira; Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Técnico em Comunicação Social

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo;  Legislação de Comunicação Social; Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Técnico em Assuntos Educacionais

Noções de direitos: Constitucional e Administrativo;  Administração Pública; Administração Financeira e Orçamentária; Gestão de Pessoas; Aprendizagem Organizacional; Fundamentos da Educação; Educação Corporativa; Ética e Conduta Pública; Legislação Relativa à AGU e Legislação de Inclusão e Acessibilidade.

Confira nas imagens a seguir as disciplinas cobradas em cada prova:

Nota de corte do último concurso AGU

Umas das informações mais relevantes na preparação para um concurso, é a nota de corte do certame anterior. Por isso, nossa equipe fez um levantamento dessas notas no concurso de 2015, que variaram entre 43 e 57 pontos.

Na tabela abaixo, você conferirá as notas de corte, o número de convocados por cada cargo e a porcentagem necessária para ser aprovado naquela ocasião:

edital concurso agu

Prova Discursiva

Na prova discursiva, também de caráter eliminatório e classificatório, o candidato deverá compor uma dissertação, que valerá, no máximo, 20 pontos.

Serão considerados aprovados apenas os candidatos que obtiverem o percentual mínimo de 50% (cinquenta por cento) de aproveitamento nos pontos da referida prova.

Será atribuída nota ZERO ao candidato que:
a) não observar as orientações presentes no caderno de questões;
b) contiver identificação fora do local apropriado;
c) apresentar textos sob forma não articulada verbalmente (apenas com desenhos, números e palavras soltas ou em versos);
d) estiver em branco;
e) fugir à modalidade de texto solicitada e/ou ao tema proposto;
f) apresentar qualquer sinal que, de alguma forma, possibilite a identificação do candidato;
g) for escrita a lápis, em parte ou em sua totalidade;
h) apresentar letra ilegível e/ou incompreensível; e
i) apresentar texto escrito com expressões injuriantes, discriminatórias ou abusivas

Você conferirá, na imagem a seguir, os critérios de avaliação desta etapa:

 

Cursos Pós-Edital AGU

Gostou dessa oportunidade e deseja preparar-se para este concurso? Esteja mais preparado com nossos cursos. Acompanhe as novidades!

CURSOS PARA CONCURSO AGU

 

Ficha técnica edital AGU

♦Informações do Edital Concurso AGU 2018

►Data da prova: 09 de dezembro
Vagas: 100
Remuneração inicial: R$ 6.203,43 
Banca: IDECAN
Escolaridade: Nível superior

Edital Concurso AGU
Edital Retificado AGU

Fernanda Brito
Ascom Estratégia
[email protected]


Receba notícias de Concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram!

Cadastre-se clicando no ícone abaixo

Notícias de concursos no seu WhatsApp e/ou Telegram

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Daniele. O número mostrado na coluna Nota de Corte, refere-se à nota final do último convocado. A porcentagem logo ao lado mostra a porcentagem da nota final em relação a nota máxima. Por exemplo, se tivessem 100 questões com valor máximo de 100 pontos, 50 pontos seriam o equivalente a 50% da nota atingida. Espero ter ajudado! Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 31/01/19 às 17:33
  • Eu não entendi essa nota de corte mostrada. É o número de questões? e o percentual é relativo a que? O Estratégia tem alguma estimativa da nota de corte desse ano?
    Daniele Cavalcante em 31/01/19 às 17:21
  • Remarcaram a prova para o mesmo dia do concurso do Instituto Federal do Espírito Santo. Eu me inscrevi em ambos para o cargo de Administrador, agora tenho que optar por um dos dois. Lamentável, depois de meses estudando e sem sair nenhuma prova para administrador, acontece isso. Sem falar que moro no interior, sai de madrugada de casa, gastei com deslocamento até a capital para no outro dia descobrir que a prova foi cancelada. Sentimento: extremamente indignada.
    Etiene em 15/12/18 às 20:42
  • Nossa que confusão.. esperamos que essa segunda prova seja mais consciente que a outra porque ô banca estranha essa.. obrigado a equipe do estrategia pelas informações porque nem no site deles mesmo não tem informando nada disso.
    alex sander salvador em 13/12/18 às 10:42
  • URGENTE!FALO DE FLORIANÓPOLIS, NÃO RECEBEMOS PROVAS E FOMOS LIBERADOS AS 10:20 CARGO: ADMINISTRADOR BANCA: IDECAN ATENÇÃO DENUNCIA URGENTE! Sou candidato ao cargo de Administrador no concurso da AGU, as 9:00 do dia 09/12/2018 recebemos uma folha amarela de respostas (para marcar o gabarito) e 3 folhas brancas (para marcar a redação), fomos orientados a iniciar a prova, quando todos perceberam que NÃO RECEBEMOS O CADERNO DE PROVAS! Sobre o envelope: O envelope estava lacrado porém era Envelope Plástico Segurança tamanho 32x40 sem marcações (sem nenhum tipo de número de série sequencial) apenas com uma etiqueta colada impressa em impressora colorida. Esse tipo de material é facilmente encontrado na internet e as etiquetas podem ser fabricadas em qualquer impressora laser. FORTE INDÍCIOS DE FRAUDE! Não recebemos as provas, fomos liberados as 10:20 gostaria de saber se aconteceu em mais algum outro local pelo Brasil e quais as sugestões de como devemos proceder! Não foi só uma sala, foi todo o colégio, seguem dados: ESCOLA: EEB HILDA TEODORO VIEIRA ANDAR: TÉRREO BLOCO: ÚNICO ENDEREÇO: R. LAURO LINHARES, 560 - TRINDADE, FLORIANÓPOLIS - SC, 88036-000
    RODRIGO CAMPOS FIDELIS em 09/12/18 às 11:34
  • Essa retificação no edital na parte dos conhecimentos de contabilidade ocorreram devido uma manifestação que eu encaminhei para a AGU e também com cópia para o IDECAN, no dia 24/10/2018, pedindo a exclusão das resoluções do CFC nº 750/93 e 774/94, devido elas já terem sido revogadas. E me causa bastante estranheza é o fato de somente ontem, dia 12/11 é que providenciaram a correção no edital, fazendo com que vários candidatos perdessem tempo estudando essas legislações já revogadas, menos eu que não perdi tempo, pois sei que juridicamente legislação já revogada não pode ser objeto de cobrança em conteúdo programático de concurso, sujeito até a anulação de questão que aborde o assunto já revogado, devendo-se manter a segurança jurídica das normas atuais vigentes. Na última quinta-feira, dia 08/11, também fiz outra manifestação para a AGU, e também com cópia para o IDECAN, onde informei que no conteúdo prova de AFO (Administração Financeira e Orçamentária) tem duas Instruções Normativas que já foram revogadas, que são as IN STN 01/97 e a IN SRF nº 480/2004, ambas substituídas, respectivamente, pela Portaria Inteministerial MPOG/MF/CGU nº 424/2016 e pela IN 1.234/2012. Também nessa mesma manifestação do dia 08/11, eu informei que no conteúdo de Técnicas de Controle, a Instrução Normativa SFC/MF nº 01/2001 também já foi revogada, sendo substituída pela IN nº 03/2017 (que já entrou em vigor este ano de 2018 quando o edital da AGU foi publicado, visto que o prazo para entrar em vigor era de 180 dias à partir de 09/06/2017, então como o edital da AGU foi publicado em 02/10/2018, então essa IN 01/2001 cobrada no conteúdo programático do edital já estava revogada a quase 4 meses). Para manter a segurança jurídica, e evitar anulações de questões, eu solicitei a exclusão dessas três legislações revogadas, e a substituição pelas legislações vigentes. Vamos ver que dia vai sair a retificação novamente no edital, e se vão retificar é claro. Se não houver a retificação, e cobrarem a legislação revogada na prova, então se preparem para solicitar anulação das questões que abordarem tal conteúdo. É isso aí. Vamos ser guardiões das leis também. Cada um de nós devemos fazer nossa parte e exigir dos órgão o devido cumprimento e obediências das normas jurídicas, inclusive o que dispõe na LINDB, onde lei posterior que trata do mesmo assunto revoga a lei anterior que delimitava o respectivo assunto, para que se mantenha a segurança jurídica no ordenamento das leis brasileiras. Falou pessoal.
    Daniel em 13/11/18 às 10:48
  • Olá Leonardo. Todos os documentos exigidos serão apresentados na data da posse. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 26/10/18 às 16:11
  • Para o cargo de Administrador é necessário registro no CRA no ato da inscrição no concurso ou da nomeação/posse?
    Leonardo Santos em 26/10/18 às 15:12
  • Olá Mateus. Sim, apenas para nível superior. Att. Equipe Estratégia Concurso
    Camila Leite em 24/10/18 às 15:04
  • É só pra ensino superior???
    Mateus em 24/10/18 às 14:41
  • Olá Ana Paula. O curso intensivo AGU acontece até o dia 17 de novembro. Você ainda consegue assistir as próximas aulas, mas as aulas que já foram realizadas não estão mais disponíveis. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 23/10/18 às 14:29
  • Boa noite! Alguem sabe me dizer quando é o curso intensivo se ja passou ou não?
    Ana Paula em 22/10/18 às 19:50
  • Tem algum quadro da necessidade de vagas por área? Sou de volta redonda/RJ e quero saber se tem carência de servidores na cidade.
    Laysa em 22/10/18 às 11:36
  • Sou formado em gestão pública , posso fazer esse concurso ?
    Carlos Dias em 19/10/18 às 02:11
  • Vai ter edital estratégico pra AGU?
    Sabrina Samu em 16/10/18 às 12:10
  • Que pena! Sou formada em publicidade e iria fazer para esse cargo. :(
    Amanda em 15/10/18 às 16:35
  • Olá Juliana. Conforme consta no edital, os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 09/10/18 às 18:00
  • Olá! Não entendi onde será a cidade de trabalho dos aprovados. Será em Brasilia/DF? Ou no local de escolha da prova?
    Daiane em 09/10/18 às 12:01
  • Bom dia! Onde serão as lotações para o concurso da AGU?
    Juliana Sousa em 08/10/18 às 07:18
  • Olá Juliana. Conforme consta no edital, os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 06/10/18 às 09:52
  • Olá Marilia. Conforme consta no edital, os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 06/10/18 às 09:52
  • Olá João. Conforme consta no edital, os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 06/10/18 às 09:51
  • Olá Raissa. Já temos cursos para este cargo. Confira: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/agu/ Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 06/10/18 às 09:50
  • Olá Wendell. É apenas para Jornalismo. Você pode entender melhor sobre esse requisito no artigo a seguir: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tecnico-em-comunicacao-social-edital-agu/ Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 06/10/18 às 08:27
  • O cargo de Técnico em Comunicação Social é apenas para formados em Jornalismo ou qualquer ênfase de Comunicação Social (ex: Publicidade e Propaganda)?
    Wendell Marinho em 06/10/18 às 01:24
  • No edital está dizendo que terá provas em todas as capitais, mas quando fui fazer a inscrição apareceu o seguinte aviso: "A distribuição dos locais de provas se dará conforme a oportunidade e conveniência da comissão. Esse campo é apenas uma sugestão de preferencia do candidato. " Isso já aconteceu antes? Há chance de a prova ser mesmo realizada em outro estado?
    Debora em 04/10/18 às 22:21
  • Olá Sandra, é isso mesmo. Para este cargo será exigido apenas o nível superior, independentemente da área de formação. Bons estudos!
    Natália Scarano em 04/10/18 às 13:12
  • Vai ter edital estretégico para AGU?
    Alessandro em 04/10/18 às 13:10
  • O cargo de Analista Técnico-Administrativo é para nível superior em qualquer área, correto? No edital está escrito apenas "curso de graduação de nível superior", então acredito seja para qualquer formação, mas se puderem dizer a interpretação de vocês, agradeço.
    Sandra em 04/10/18 às 13:06
  • Olá José. O edital não traz a distribuição de vagas. Diz apenas o seguinte: os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 19:14
  • Ola Maisa. O edital não específica a distribuição das vagas, diz só o seguinte: os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 19:04
  • Olá Camila. Possuir o registro no CRC é um dos requisitos para posse. Caso não tenha esse documento na data, não poderá assumir o cargo. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 18:37
  • Olá Marcelo. Entramos em contato com o órgão para saber mais sobre a distribuição das vagas e falaram apenas o que está no edital. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 17:54
  • Olá Isabel. Conforme consta no edital, os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 17:52
  • Olá Rodrigo. Conforme consta no edital, os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 17:52
  • Olá Thiago. Conforme consta no edital, os candidatos poderão ser lotados em qualquer unidade administrativa da AGU, de acordo com o interesse da Administração. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 17:51
  • Olá, Sou recém formada em Ciências Contábeis, porém não tenho CRC será que posso concorrer a vaga de ANALISTA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO ?
    Camila em 03/10/18 às 16:56
  • As vagas são para qual cidade?
    Thiago em 03/10/18 às 15:59
  • Olá Lucas. Não, apenas habilitação em jornalismo. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 14:35
  • Tenho a mesma dúvida da Fernanda. Formado em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) posso concorrer a vaga de técnico de comunicação social?
    Lucas em 03/10/18 às 14:25
  • As vagas são apenas para Brasília?
    Rodrigo em 03/10/18 às 11:10
  • Olá Fernanda. É apenas para habilitação em jornalismo. Att. Equipe Estratégia Concursos
    Camila Leite em 03/10/18 às 10:36
  • Quantas vagas para o Sudeste?
    Maisa em 03/10/18 às 10:28
  • E o segundo grau, cadê?
    tito em 03/10/18 às 09:16
  • O que acontece se eu for um candidato a vaga, passar no certame mas não ter curso superior? Ainda fico com a vaga?
    Helton Froes em 03/10/18 às 09:05
  • Olá Vinícius. Nós já temos cursos lançados, segue o link: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/agu/ Bons Estudos! Atenciosamente, Equipe Estratégia Concursos
    Fernanda Brito em 03/10/18 às 08:20
  • e o local de lotação? Não precisa escolher a cidade de concorrência?
    Isabel em 03/10/18 às 08:04
  • O jornalismo do estratégia poderia conseguir mais informações a respeito da lotação das vagas? O edital fala apenas em "preencher vagas em qualquer estado no interesse da administração". Gostaria de saber se vagas como administração e contabilidade que tem bastante seriam quase todas lotadas no DF ou se tem bastante vagas nas Capitais. De repente tem alguma coisa no portal da transparência ou contatando diretamente o RH. Poderia ir atrás, mas acredito que facilitar as informações pros alunos é sempre bem vindo, assim podemos focar em estudar.
    Marcelo em 03/10/18 às 07:10
  • Vocês da equipe da Estratégia Concursos, já tem material disponível para esse concurso ?
    Vinícius em 03/10/18 às 05:21
  • Olá, o concurso para técnico em Comunicação Social é só para formados em Jornalismo? Eu sou formada em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e o conteúdo do edital também é da minha área! Será que eles aceitam só Jornalistas? Obrigada
    Fernanda Martins em 03/10/18 às 00:01