Artigo

Perfil da aprovação: entenda o que é!

Olá, estrategista! Como você está? Espero que esteja muito bem! Sabemos o quão difícil é a jornada nos concursos públicos e, nesta oportunidade, iremos discutir acerca do chamado “perfil da aprovação”.

No entanto, de antemão, pedimos calma com as informações que traremos. Afinal, como você já sabe, o êxito nos certames não advém de fórmulas mágicas, mas sim juntando pequenos fragmentos de esforços no cotidiano.

Ademais, a depender da seara do seu concurso público, exige-se o desenvolvimento de diferentes qualificações. Portanto, não planejamos – por meio deste artigo – traçar um protótipo ideal de concurseiro.

Entretanto, apresentaremos características geralmente comuns aos aprovados, sobretudo em certames públicos que exigem maiores qualificações intelectuais.

Dessa maneira, você poderá desenvolver novas aptidões, as quais – certamente – contribuirão para a sua aprovação, tal como ajudaram-me com as minhas e de tantos outros estrategistas.

Então, vamos nessa?!

perfil da aprovação

Perfil da aprovação e a rotina de estudos

Em primeiro lugar, rememorando o discurso de William H. McRaven e adaptando-o à nossa realidade, precisamos iniciar por um ponto e esse, certamente, é a nossa rotina. Obviamente, sabemos das dificuldades que a maioria das pessoas enfrentam para manter determinada regularidade nos estudos.

Contudo, grande parte dessas adversidades decorre da ausência de disciplina. Ou seja, surgem sobretudo da inexistência de horários definidos e planejamentos exequíveis de acordo com a nossa realidade.

Logo, comecemos a moldar-nos no perfil da aprovação arrumando a nossa rotina, uma vez que a regularidade de hábitos nos auxiliará no estabelecimento da disciplina.

Em segundo lugar, após compreendermos a importância da rotina em nosso cotidiano, peço – por gentileza – que responda às seguintes perguntas:

  • Quantas horas diariamente você dorme?
  • Qual é o seu horário de trabalho?
  • Você segue algum planejamento de estudos?
  • Quantas matérias você consegue estudar por dia?
  • Você revisa o conteúdo estudado de que forma?
  • Você costuma fazer questões diariamente?
  • Além de PDFs e videoaulas, você utiliza outras fontes de estudo?

Inúmeras são as possibilidades de respostas e tenha certeza que existem aprovados dos mais variados tipos. Todavia, buscamos estabelecer um guia para construção de uma rotina mais produtiva em seus estudos.

Nesse sentido, saiba que o sono é de grande valia não apenas para nosso descanso físico e mental, mas também para a consolidação da nossa memória, o que, consequentemente, reflete em nossos estudos. Assim, recomenda-se que um adulto tenha entre seis a oito horas de sono diariamente.

Além disso, recomendamos que não se estude após o seu trabalho, uma vez que o nível de adenosina em seu corpo estará alto, o que prejudicará a assimilação da matéria. Logo, em termos biológicos, é preferível antecipar o horário de dormir e acordar mais cedo, a fim de melhorar o seu rendimento nos estudos.

Organização nos estudos

Estrategista, discorremos preliminarmente sobre a definição da quantidade de horas dormidas e definição do horário de estudos para falarmos agora a respeito da organização que é fundamental para o perfil de aprovação.

Nesse contexto, devemos possuir um plano de estudos adequado à nossa realidade e que seja gradativo. Isto é, mais importante do que a velocidade é termos consciência da direção em que estamos. Desse modo, defina um planejamento com base no seu concurso-meta ou área de concurso.

Por sua vez, no tocante aos materiais de revisão, fontes de estudo e resolução de questões, isso é bastante adaptável – principalmente – se a sua rotina exige criatividade para que haja maximização de horas de estudo.

A título exemplificativo, ler seus resumos, revisar mapas mentais ou responder questões no período vago do dia (intervalos, deslocamentos etc.) é uma excelente alternativa. Outra possibilidade é ouvir podcasts relacionados ao seu concurso ou disciplina estudada, como é disponível aos assinantes do Estratégia.

Dessa forma, adapte ou utilize as ferramentas que lhes são acessíveis em harmonia com a sua realidade, estabelecendo uma rotina eficiente para a sua aprovação.

Características essenciais ao perfil da aprovação

A princípio, deixamos claros que essas qualidades não são inatas aos indivíduos, porém admitem os seus desenvolvimentos, principalmente com o estabelecimento de uma rotina com propósito.

Nesse deslinde, o nosso objetivo primário – nesta oportunidade – é fomentar uma estratégia para alcançarmos a aprovação. Por isso, é essencial mantermo-nos motivados constantemente, uma vez que necessitamos do esforço ativo para atingirmos os nossos objetivos.

Dessa maneira, precisamos ter clareza do objetivo, possuirmos organização juntamente com uma rotina saudável e estabelecermos metas pequenas e realistas. Logo, desenvolveremos uma das características mais importantes dos aprovados: estar motivado.

Por outra via, os desafios que nos conduzem à aprovação são diversos, não somente relacionados à qualificação pessoal para o cargo, mas também problemas familiares e dificuldades financeiras. Nessa situação, devemos estimular a nossa resiliência, seja apegando-nos em crenças espirituais, seja utilizando essas adversidades como mais um fator de incitação para o alcance do propósito.

Enfim, outra característica inerente ao perfil da aprovação é o foco. Nesse sentido, o desenvolvimento da concentração é treinável, tanto por meio da redução de estímulos variados que causem a sua dispersão, quanto através de técnicas que a promovem, como a respiração diafragmática.

Em resumo, devemos procurar o desenvolvimento da motivação, resiliência e foco para adequarmo-nos ao perfil da aprovação.

Conclusão sobre o perfil da aprovação

Diante disso, compreendemos que iremos nos aproximar do nosso objetivo com a criação de uma rotina adequada à nossa realidade, assim como com o desenvolvimento da tríade do perfil da aprovação (motivação, resiliência e foco).

Portanto, o fomento de uma rotina regular e o aprimoramento de determinadas habilidades são fundamentais para o sucesso do concurseiro. Afinal, o caminho para a aprovação exige determinação, disciplina e compromisso contínuo com a sua qualificação pessoal.

Sendo assim, deve-se adotar uma abordagem estratégica no desenvolvimento desses alicerces, de modo a evoluir consideravelmente as chances de conseguir o êxito buscado.

Desejo-te perseverança e fé nos seus objetivos. Lembre-se sempre: é justo que muito custo o que muito vale.

Bons estudos!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.