Artigo

Em 2004 o ENEM já falava em água em Marte.

Realmente essa banca do ENEM é cheia de visionários!

Semana passada (dia 25/07/2018), cientistas da Agência Espacial Italiana anunciaram a descoberta de água líquida em Marte, de forma constante. O lago, de cerca de 20km de diâmetro e, pelo menos 1 metro de profundidade está, na verdade, debaixo de 1,5km de gelo. Mesmo que ele fosse acessível, podemos dizer que esse não é um lago muito convidativo para um mergulho.

Temperaturas negativas

É provável que a água esteja bem abaixo de sua temperatura de fusão, a cerca de 10 graus negativos. Isso é possível devido à grande concentração de sais em sua composição. (Lembra do macete de colocar sal no gelo pra gelar a bebida mais depressa?)

É possível ter vida lá?

Com base em condições semelhantes na Antártida, onde é possível encontrar seres pluricelulares, cientistas dizem que é possível sim haver vida nesse lago marciano. No entanto, devem ser formas bem precárias e simples de organismos. É importante lembrar, por exemplo, que a atmosfera marciana é composta, quase na sua totalidade, por gás carbônico e praticamente não há gás oxigênio em sua composição.

ÁGUA EM MARTE NO ENEM

Em 2004, lá nos seus primórdios, o ENEM trouxe uma questão sobre o assunto que eu reproduzo aqui pra vocês. Logo abaixo você encontra a resolução da questão. Bom estudo!

(ENEM – 2004) Nas recentes expedições espaciais que chegaram ao solo de Marte, e através dos sinais fornecidos por diferentes sondas e formas de análise, vem sendo investigada a possibilidade da existência de água naquele planeta. A motivação principal dessas investigações, que ocupam frequentemente o noticiário sobre Marte, deve-se ao fato de que a presença de água indicaria, naquele planeta,

a) a existência de um solo rico em nutrientes e com potencial para a agricultura.

b) a existência de ventos, com possibilidade de erosão e formação de canais.

c) a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra.

d) a possibilidade de extração de água visando ao seu aproveitamento futuro na Terra.

e) a viabilidade, em futuro próximo, do estabelecimento de colônias humanas em Marte.

 

RESOLUÇÃO

Sabemos que uma condição fundamental para a vida como nós a conhecemos é a presença de água no estado líquido. Além disso foi na água que os primeiros seres vivos surgiram no nosso planeta. Sendo assim, a presença de água em Marte indicaria a possibilidade de existir ou ter existido alguma forma de vida semelhante à da Terra. Alternativa C.

 

Curtiu a dica? Então que tal conhecer nossos cursos completos com material em PDF, Fórum de Dúvidas e acesso total aos nossos vídeos? Para saber mais, é só clicar aqui!

Ok, entendi. Você acha que não vai dar tempo de estudar tudo até o ENEM e também está meio sem grana, né? Então que tal conhecer nossos cursos intensivos de Reta Final para o ENEM? Com programa reduzido e focando apenas nos assuntos que mais caem, essa pode ser a solução perfeita para você! Clique aqui e conheça!

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.