Artigo

Polícia Federal (Farmácia e Química) | Prova discursiva (DICA 03)

Olá pessoal, tudo joia? Me chamo Diego Souza e sou professor de química. Trago a terceira dica rápida para a prova discursiva de Perito Criminal Federal da PF com enfoque nas áreas de Química e Farmácia. Lembro que postarei uma nova dica a cada dia durante uma semana.

 

DICA 03: estratégias de estruturação de texto dissertativo expositivo sobre assuntos de química e farmácia

Muitos alunos têm dúvidas sobre a estruturação do texto dissertativo expositivo. Como mencionei na última dica, devemos nos desapegar da estrutura clássica e rígida da dissertação argumentativa (aquela cobrada em provas de vestibular): introdução, desenvolvimento e conclusão. O texto dissertativo expositivo não necessita de introdução e conclusão. Vamos entender o porquê.

O tipo de proposta mais cobrado pelo CESPE é aquele em que o examinador dá comandos para o examinado ou, em outras palavras, lista aspectos que o candidato deve, NECESSARIAMENTE, abordá-los.

A questão discursiva traz normalmente o seguinte enunciado:

Redija um texto dissertativo sobre “um determinado assunto” e aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

– A

– B

– C

Nesse tipo de questão, o examinador está interessado em verificar o seu conhecimento técnico sobre determinado tema, já que, no caso da PF, será um assunto do conhecimento específico. Como havia mencionado na DICA 02, não há espaço para argumentação nessa estrutura e não se faz necessário dedicar um parágrafo para introdução e outro para conclusão. Isso porque sua nota estará relacionada necessariamente a abordagem dos aspectos A, B e C cobrados. Visto isso, a pergunta que fica: qual a melhor e mais produtiva maneira de estruturar esse tipo de texto?

Em uma proposta de até 30 linhas, considero que um texto em torno de 27 linhas está de bom tamanho. Caso seja exigido 3 aspectos (A, B e C), teríamos 27linhas/3aspecto = 9 linhas (em média) para abordar cada aspecto. Alguns desses aspectos podem ser divididos em dois parágrafos, veja o exemplo abaixo:

Aspecto B: Vantagens e desvantagens da espectroscopia de absorção atômica em chama (EAA).

De certo, uma boa estratégia seria dividir a abordagem desse aspecto em dois parágrafos: um sobre as vantagens da EAA e outro sobre suas desvantagens. Lembre-se que cada parágrafo deve estar limitado ao desenvolvimento de uma ideia central. Respeitando a divisão do texto por aspectos e a subdivisão de alguns deles, concluímos que nosso texto deve apresentar entre 4 e 5 parágrafos para uma proposta que exija a abordagem de 3 aspectos. Você deve ser flexível e saber ajustar essa matemática para sua proposta. Por exemplo, caso o número de aspectos fosse maior (4 ou 5), talvez não fosse possível dividir a discussão sobre vantagens e desvantagens da EAA em dois parágrafos.

Outro aspecto macro do texto expositivo argumentativo é a desnecessidade de se “amarrar” os parágrafos por meio de conectores lógicos, também chamados de articuladores lógicos, a exemplo de “por outro lado”, “ademais”, “além do mais”, “portanto”. No entanto, esses conectores são bem-vindos internamente aos parágrafos, conferindo maior coesão para o texto, como veremos em uma próxima dica.

Por fim, segue abaixo duas das quatro questões discursivas da prova de Perito Criminal da PCDF de 2016. A maneira que os temas foram cobrados é muito semelhante ao estilo CESPE. Analise a estruturação das respostas discursivas. Note que não foi apresentado parágrafo introdutório e nem conclusivo. Até porque o espaço já era muito curto para trabalhar os aspectos exigidos. Identifique no texto os aspectos cobrados na proposta, inclusive dispostos na mesma ordem. Vale ressaltar que a ausência de introdução e conclusão não comprometeu a avaliação dos textos, pois obtive, respectivamente, 95,44% (23,86 pontos) e 87,76% (21,94%) de aproveitamento. A perda de pontuação esteve relacionada, principalmente, à falta de algum termo (palavra) presente na “resposta padrão da banca” e aos erros gramaticais, indicados por um X no canto direito das respectivas linhas (perdoem-me pela caligrafia).

   

Minha resposta:

 

Minha resposta:

 

Se ainda não leu as DICAS anteriores, seguem os respectivos links:

DICA 01: PRATIQUE

DICA 02: o que é o texto dissertativo expositivo e quais suas principais características?

Vou ficando por aqui. A dica de amanhã será a respeito da estruturação de cada parágrafo de um texto dissertativo expositivo sobre assuntos de Química e Farmácia.

Postem seus comentários e suas dúvidas. De repente, respondo elas na forma de uma DICA adicional.

 

Bons estudos!

 

Diego

Facebook: Prof. Diego Souza

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá João. A resolução dessa questão com as devidas considerações, me exigiria um tempo considerável que não tenho disponível no momento por estar com prazos apertados para produção e entrega das aulas do meu primeiro curso de Química aqui no Estratégia. Além disso, não julgo que seja necessário se preocupar com esse tema, pois ele não se repetirá. Por outro lado, acredito que seu interesse nesse tema seja pelas mesmas dúvidas da Tainá. Veja a minha resposta para ela. Publicarei uma dica extra que poderá ajudá-lo. Abç
    Diego Souza em 05/08/18 às 21:38
  • Oi Tainá. Sua dúvida é pertinente e não conseguiria respondê-la satisfatoriamente por meio de um comentário. Por isso, resolvi escrever uma dica extra (dica 08), que publicarei na quarta feira, dia 8, respondendo e exemplificando como se deve abordar cálculos em um texto dissertativo expositivo.
    Diego Souza em 05/08/18 às 21:38
  • Professor, poderia resolver a questao discursiva do concurso de 2013? O cespe não divulgou o espelho. Obrigado
    João em 03/08/18 às 01:06
  • Em algumas provas discursivas a banca faz uma pergunta que precisa de desenvolvimento de cálculo, como no caso da última prova para perito da PF em 2013. Como deve-se colocar a resposta? É necessário mostrar o desenvolvimento do cálculo ou só colocar a resposta, descrevendo o que foi feito?
    Tainá em 02/08/18 às 19:19