Artigo

Polícia Federal (Farmácia e Química) | Prova discursiva (DICA 01)



Olá pessoal, tudo joia? Me chamo Diego Souza e sou professor de química. Pretendo trazer uma sequência de 7 dicas rápidas (1 dica a cada dia) para a prova discursiva de Perito Criminal Federal da PF. Abordarei algumas dicas gerais, válidas para todas as áreas, e outras mais específicas, focadas nas áreas de Farmácia e Química.

Decidi escrever essas dicas porque vários alunos me procuraram, perguntando como eu havia me preparado para a prova discursiva da PCDF/2016 e pedindo dicas sobre o assunto. Muito do que compartilharei com vocês será baseado nas minhas experiências em concursos com prova discursiva. Antes de tudo, esclareço que não sou professor de português, nem de redação. Portanto, as dicas que colocarei aqui são complementares às orientações repassadas pelos professores da área do Estratégia Concursos.

Em véspera de prova, ninguém quer gastar muito tempo lendo artigos extensos. Por esse motivo, as dicas serão do tipo PaPum (bem objetivas). Não ocuparei seu tempo tentando convencê-lo de algo. A ideia é que você leia a dica e já volte aos seus estudos.

Vamos à primeira dica.

DICA 01: PRATIQUE

Resolvi começar por essa dica porque é a mais urgente delas. Afinal, a essa altura, caso você não esteja praticando para discursiva, você estará em maus lençóis, mesmo que esteja estudando bastante para Polícia Federal (PF). Essa dica parece muito óbvia, mas muitos candidatos relutam em praticar a escrita. Sugiro que redija no mínimo 2 redações por semana e, de preferência, consiga algum professor de discursiva para corrigi-las.

Um rápido exemplo pessoal. No concurso de Perito Criminal em 2016, a prova discursiva era composta de 4 questões, em que deveríamos escrever entre 10 e 15 linhas em cada uma. A primeira vez que ensaiei escrever 4 questões discursivas nos mesmos moldes do concurso, gastei 3h e 30min. Tempo totalmente incompatível para um dia de prova com prova objetiva (80 questões de múltipla escolha) e prova discursiva (4 questões entre 10 e 15 linhas). Quase desisti de concorrer devido à minha lentidão em organizar as ideias e transportá-las para o papel. Entretanto, após 2 meses de treino, consegui reduzir meu tempo de resolução das 4 questões para 1h e 30min. Infelizmente ainda era um tempo ruim, pois eu ficaria com o tempo muito reduzido para resolver a prova objetiva. Eu tinha consciência disso porque também cronometrava meu tempo de resolução de provas objetivas.

Não teve jeito, eu concluí que não haveria tempo hábil (levando em conta a minha velocidade) para resolver toda a prova. No dia do concurso, não consegui finalizar a resolução da prova objetiva porque valorizei a resolução das quatro questões discursivas que somavam 100 pontos. No resultado definitivo da objetiva, eu estava em 25º colocado. Somando o resultado definitivo da discursiva, na qual obtive 85,62 pontos, saltei para a 2ª colocação na área de química.

No concurso de Perito da PF, a prova discursiva vale menos, 13 pontos, mas lembre-se que é necessário atingir 6,5 pontos. Quase 20% dos candidatos que tiveram suas discursivas corrigidas foram reprovados por não atingir a pontuação mínima, no último concurso da PF.

Portanto, reforço a dica de hoje: pratiquem a escrita, simulem o dia de prova, cronometrem o seu tempo de resolução da prova discursiva e também da prova objetiva. Seja calculista, vá para a prova sabendo exatamente o que vai fazer, em qual ordem e quanto tempo levará em média em cada etapa.

Uma proposta de divisão das 5 horas de prova:

3h e 45 min: resolução dos 120 itens (= 1min e 53s por item)

50 min: resolução da prova discursiva

20 min: preenchimento do gabarito

5 min: tempo para “esticar o esqueleto”

Obs.: não necessariamente nessa ordem.

Pessoal, vou ficando por aqui. Não deixe de conferir amanhã, a partir das 11:30, a próxima dica. Falarei sobre duas das principais características do texto dissertativo expositivo. Deixe abaixo seu comentário ou dúvida a respeito da discursiva de Química ou de Farmácia.

Bons estudos!

Diego

Facebook: Prof. Diego Souza

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Maira. Só agora vi seu comentário. No caso da PF, como vc viu, era apenas 1 texto. Em tese, o teor dos textos não muda muito, seja em menos ou mais linhas. Espero que tenha feito boa prova! Abç
    Diego Souza em 17/09/18 às 23:22
  • Opa, Só me tira uma dúvida pequena: Então, na prova discursiva da CESPE para Perito Criminal Federal, poderá ser aplicado tanto um texto dissertativo quanto algumas questões, isso? Pois vejo que nas últimas provas foram aplicadas 4 questões (conforme você comentou), porém não encontrei o gabarito da mesma, pois queria saber se quando há perguntas as mesmas devem ser respondidas em forma de texto dissertativo ou como parágrafo (no caso, cada pergunta, 1 parágrafo)
    Maira em 14/09/18 às 22:07
  • Olá Priscila! Na DICA 03 de hoje, que acabo de publicar, há dois exemplos de discursiva com respectivos espelhos. Confere lá e diga o que achou. Não deixe de acompanhar a publicação das demais dicas, pois acredito que serão valiosas para a prova discursiva de Perito Criminal da PF. Fico feliz que esteja gostando do nosso curso. Abç
    Diego Souza em 02/08/18 às 10:58
  • Olá professor, excelente dica. Gostaria muito de exemplos de provas discursivas com um espelho da resposta. Obrigada e parabéns pelos arquivos em PDF, são de ótima qualidade. Atenciosamente, Priscila.
    Priscila Vinholi em 02/08/18 às 01:30
  • Olá Mayko. Fico feliz que esteja gostando do nosso material. Nesse primeiro curso, foi ofertado apenas material em PDF. Isso porque gasto muito tempo preparando boas aulas a partir do zero. Mesmo assim, pretendo gravar algumas aulas (dentre as quais está a de espectrofotometria de absorção atômica) e disponibilizá-las aos alunos do curso. Peço apenas um pouco de paciência porque nesse momento devo priorizar a entrega das apostilas. Abç
    Diego Souza em 01/08/18 às 18:47
  • Olá Aline! Que bom! Acompanhe as demais dicas. Estou a disposição para eventuais dúvidas.
    Diego Souza em 01/08/18 às 18:40
  • Caro Diego, Adquiri seu material recentemente, muito bom seu material. Como sugestão, poderias gravar video -aulas de espectrofotometria de absorção atômica. Parabéns pela iniciativa dos livros. Att
    Mayko Menezes em 01/08/18 às 17:40
  • Olá professor! Caiu como uma luva! Estava sem saber como conduzir meu estudo para a prova discursiva. Obrigada!
    Aline em 01/08/18 às 11:11
  • Olá Fabiana. Fico feliz que tenha gostado. Não deixe de acompanhar as próximas dicas que serão mais aplicadas e muito valiosas para a prova da PF ou provas similares.
    Diego Souza em 31/07/18 às 21:31
  • Gostei boa experiência
    Fabiana de Oliveira em 31/07/18 às 21:16