Notícia

Exemplos reais de quem não desiste dos seus sonhos; não desista do seu

Olá, pessoal!! Tudo bem??

Hoje, pela manhã, li um comentário postado em nosso site e fiquei pensativo por alguns minutos refletindo sobre a situação deste senhor. Não conseguia pensar em outra coisa que não fosse o desejo de mudança que ele queria para a vida.

Foi um breve depoimento, mas muito simbólico. Lembrei de alguns exemplos que conheci pessoalmente, respirei fundo e resolvi abrir o bloco de notas para escrever e compartilhar com vocês. Sem edições, ele escreveu o seguinte texto:

“Bom dia eu queria saber qual o concurso público ou federal que eu devo fazer para me qualificar pois tenho 45 anos eu termino o meu ensino médio este ano trabalho na rua empalhado cadeiras estou querendo sair da rua pois não aguento mais e eu quero tomar outros rumos profissional me ajuda aí obrigado”.

“Forte, não é?”, foi o que disse a equipe de jornalismo seguido de um momento de silêncio.

Talvez você não sinta o mesmo que nós sentimos no momento. Afinal, empatia não é uma faculdade emocional comum a todas as pessoas. Mas há de convir comigo que muitas lições o comentário desse senhor nos traz a reflexão: que não há idade nem o momento ideal para decidirmos mudar os rumos da nossa vida.

É claro que a realidade desse senhor não é um fato isolado no Brasil. A minha mãe mesmo terminou o Ensino Médio depois dos 30 anos. Meu pai, que completa 50 anos em setembro, nem chegou a finalizar a oitava série do fundamental.

Mas foca na realidade deste senhor: o cara está terminando o ensino médio aos 45 anos, trabalha empalhando cadeiras na rua para prover em casa, e é motivado a um desejo único: estudar para um concurso público, se qualificar profissionalmente, e mudar de vida.

Durante minha curta carreira de jornalista, conheci personagens com realidades muito parecidas como a desse senhor. Certa vez contei a história de uma senhora chamada Osmarina Duarte, lá no Piauí. Na época em que a entrevistei (ano de 2015) ela completava 76 anos e prestava o Enem pela sétima vez.

Isso mesmo que você ouviu: pela SÉTIMA VEZ. E sabe o que ela me disse na época???

“Nunca vou desistir de estudar. Faço preparatório todos os anos, estudo muito e os professores me ajudam. As pessoas perguntam o que eu ainda estou fazendo na escola, mas a vida é assim não se pode parar de estudar. Acordo de manhã cedo e cuido dos afazeres de casa, depois volto aos estudos. Estudar muito é só o que eu tenho feito”, contou.

No ano passado ela voltou a dar uma entrevista para o mesmo site de notícias que eu trabalhava, o G1. Na ocasião, ela mantinha a mesma motivação, o mesmo otimismo e a mesma garra nos seus estudos para prestar as provas do Enem pela NONA VEZ.

E disse:

“Nunca parei de estudar. Não tenho férias, não tenho licença, é estudando toda a vida. Faço cursinho direto. Esse ano, estou por dentro da redação, porque isso que me amarrava nos outros anos”, contou ao repórter.

Outro personagem que eu conheci foi o “João do Lixo”, um jovem catador de lixo, de 35 anos, que sustenta a família e paga a própria faculdade com os descartáveis que encontra no lixo.

Seja uma Osmarina! Seja um João!

Se você está no quinto, sexto, sétimo concurso, mas ainda não obteve a aprovação, não encare isso como um motivo para desânimo, mas motivação para seguir em frente e buscar a mudança que você quer na sua vida, como o desejo de mudança aquele senhor, citado no início deste artigo.

Eu costumo dizer que só colhem bons frutos quem semeia da maneira mais sábia e correta. É das experiências que a gente tira a excelência, a perfeição, o equilíbrio, a maturidade, o discernimento.

Lembre-se do nosso slogan: “O segredo do sucesso é a constância no objetivo”.

Dona Osmarina deve ir para o 10º Enem este ano. Mas ela tem em mente que não pode desistir, até passar no sonhado curso de Geografia que ela compartilhou comigo há três anos. Já chegaram alunos nossos relatando ter feito 10 concursos, mas que ainda não foi aprovado.

Pergunta se eles vão desistir… A resposta: “nunca”.

Não desista também!!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada pelo artigo. Nó precisamos disso e saber que seguiremos em frente. Não há nada impossível. Abraços e boa sorte a todos os colegas concurseiros.
    myh em 07/08/18 às 17:43
  • É minha gente, a vida de quem estuda pra concurso não é fácil... Ler relatos de pessoas como essas apresentadas aqui me deu um grande incentivo! Como muitos ,passo por muitas dificuldades, como por falta entendimento de familiares, mas ler essas historias de pessoas que apesar da dificuldade ,seguem firmes no propósito é motivador! Ontem estava muito desanimada por nao ter logrado êxito ainda, farei 26 anos em novembro e nao me tornei servidora publica( apesar de so estar estudando um ano e meio) Imediatismo o mal do concurseiro ... Enfim Me senti velha, sem ter alcançado meus sonhos ... E hoje recebo esse choque de realidade! Pois nao há idade que impeça alguem de persistir por seus sonhos! Eu disse pra mim mesma hoje e repito pra vcs: Nao desistam! Vamos conseguir! Eu com fé em Deus irei voltar aqui nessa mesmo artigo e dizer: Eu consegui, voce tambem pode! Deus nos abençoe! Ps: Excelente artigo Fernando Brito!
    Gessica Soares em 23/07/18 às 11:12
  • O melhor texto motivacional que leio em anos! Obrigada por compartilhar essas histórias maravilhosas de gente de verdade que acredita em si mesmo contrariando a crença dos demais. Acabei de ganhar um impulso. Mais uma vez, obrigada.
    Elisângela em 19/07/18 às 17:58
  • Em tempo: a dona Osmarina passou no vestibular da UFPI. http://www.capitalteresina.com.br/noticias/educacao/aluna-de-escola-publica-de-76-anos-e-aprovada-para-geografia-na-ufpi-37690.html
    Ricardo em 19/07/18 às 15:57
  • Eu adoraria saber o que vocês responderam para esse rapaz de 45 anos. Essa matéria é maravilhosa e nos incentiva a continuar.
    Patrícia Regina da Silva Thomaz em 19/07/18 às 10:34
  • Já fiz 12 concursos públicos e no domingo será concurso público 13 do TRT SP e ainda não consegui minha aprovação já deu vontade de desistir sou professor de matemática de escola particular e estou de aviso prévio por isso desistir e desistirei hoje não cobro mais espero um dia alcançar dois objetivos na minha vida ser servidor público e encontrar a mulher da minha vida casar espero alcançar dois objetivos um dia
    ALEXANDRE PINHEIRO DE SOUZA em 19/07/18 às 09:56
  • Hoje em dia faço os concursos sem sofrer muito com a questão da aprovação ou não aprovação. Penso apenas em fazer a minha parte, m dar o meu melhor. Isso significa ter um objetivo, estudar muito, de maneira racional, apoiado em uma metodologia sólida, e com um material confiável. Quando faço a minha parte, saio dos concursos que faço sem pesar na consciência, pois sei que fiz a minha parte, e isso é o que posso fazer. Muitas vezes, não foi suficiente para lograr a aprovação. Porém, já fui aprovado em diversos concursos e hoje sei que a coisa funciona. Me lembro da minha ansiedade quando ainda não tinha logrado nenhuma aprovação. O melhor a fazer, repito, é ter um objetivo, controlar essa ansiedade. Quando a primeira aprovação vier, você terá alcançado um nível em que várias outras virão naturalmente.
    Rubens Santos em 19/07/18 às 09:24
  • Muito bom esse artigo Fernando. Serve como excelente base motivacional. Muitos pensam em desistir por conta de vários fatores. Um deles é a idade. Mas são pessoas assim que nos impulsionam, hoje e sempre!
    fabio aquino em 19/07/18 às 09:16
  • Espetacular...simples assim!
    Simone em 19/07/18 às 09:06
  • É o que penso: as vagas estão aí para serem ocupadas por pessoas que não desistem nunca!!! Não importam os obstáculos... afinal, obstáculos existem para serem superados; problemas, para serem resolvidos. A capacidade humana é ilimitada. Quanto mais a usamos, mais se expande...
    Melina em 19/07/18 às 00:20
  • Nossa, dá um nó na garganta, pois muitas vezes, não passamos nem a metade que essas pessoas passam, e estão sempre aí para nós dar uma lição de ânimo.
    Nivea Cristina em 18/07/18 às 23:30
  • Ler isso hoje era o que eu precisava. Estava chateada o dia inteiro por escutar de um familiar que concurso é muito difícil, que já estou 2 anos sem trabalhar, que seria melhor desistir e arranjar um emprego pois se não consegui até hoje que não irei conseguir. Por mais que tento não me abalar com esses comentários, quando vem de pessoa que gostamos não tem como não ficar chateado. Meus estudos de hoje não renderam. E lendo isso agora a noite, foi o tapa na cara que eu precisava para amanhã acordar mais confiante e com certeza não desistirei até conseguir. Obrigada pela motivação!
    Cris em 18/07/18 às 23:28
  • Sensacional . Simplesmente ,sensacional .
    Carlos Augusto em 18/07/18 às 19:29
  • Talvez essas pessoas nem saibam o quanto podem servir de inspiração para alguém. Excelente artigo!
    André em 18/07/18 às 18:34
  • Histórias de pessoas como o Sr. João e a Sra. Osmarina nos dão um choque de realidade. A vida é dura para alguns e mesmo assim essas pessoas demonstram uma força colossal para tentar mudar e vencer. Que mais histórias como essa apareçam e sejam motivo de motivação para nossa juventude. Esses são os verdadeiros heróis da vida.
    LEONARDO LIMA DA SILVA em 18/07/18 às 17:33
  • Obrigada pelo soco no estômago! O meu dia hoje não estava rendendo nada, acho que era de uma dose de motivação, como essa do "João" e da Osmarina, que eu precisava para retomar as redeas dos estudos. Valeu mesmo!!
    Camila em 18/07/18 às 16:54
  • MUITO MOTIVANTE AS HISTÓRIAS DA OSMARINA E DO JOÃO! Encheram meus olhos de água (segurei o choro rsrs), tenho muito o que aprender.
    moises em 18/07/18 às 16:37
  • Tenho profunda admiração por essas pessoas,pois são guerreiras e tem fé mesmo quando a vida parece-lhes dizer não.Queria entender de onde vem essa força e essa crença inabalavel de que as coisas darão certo. Tento imitar-lhes,pois ,como essa senhora ,ja fiz uma dezena de concursos e simplesmente nada.Me sinto sufocado p
    Dick vigaristae em 18/07/18 às 16:20