Aprovado em 1º lugar para o cargo de Analista - Especialidade Direito no concurso CNMP
Concursos Públicos“Não desistam dos seus sonhos. A caminhada é árdua e cansativa, mas mantenham-se firmes no propósito que Deus colocou em seu coração. Seja resiliente, disciplinado(a) e persistente. Essa é a chave para a aprovação.”
Confira nossa entrevista com Breno Pinheiro Franco de Araujo, aprovado em 1º lugar no concurso CNMP para o cargo de Analista do CNMP – Direito:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua idade, formação e cidade natal?
Breno Pinheiro Franco de Araujo: 30 anos, formado em direito, nascido em Brasília.
Estratégia: Conte o início da sua trajetória, o que te levou a iniciar os estudos para concursos?
Breno: Estabilidade e independência financeira e profissional.
Estratégia: Como você conheceu o Estratégia Concursos e porque tomou a decisão de se tornar nosso aluno?
Breno: Conheço o estratégia desde sua origem… se duvidar fui o primeiro aluno kkk Não lembro exatamente como conheci. Após me formar em direito e lançarem carreiras jurídicas eu optei por adquirir a vitalícia.
Estratégia: Como era sua rotina e plano de estudos?
Breno: Umas 5h líquidas… Não divido por matérias. Faço por ciclos. Vou estudando até acabar uma aula e depois passo para outra aula. Mas mesclando lei seca, jurisprudência e os pdfs.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Breno: Sim. Pela manhã estudo, trabalho entre 13h-20h, volto e estudo mais um pouco entre 22h e 00h.
Estratégia: Quais ferramentas do Estratégia você mais utilizou em sua preparação e quais eram os diferenciais de cada?
Breno: PDFs e videoaulas
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Breno: O que manteve minha disciplina foi a vontade de vencer e a consciência de que uma hora chegaria a aprovação. Não estudei especificamente para o concurso do CNMP. Fiz por já estar estudando para MP e magis e por ter sido a prova em Brasília.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Breno: No concurso do CNMP tive mais dificuldades com AFO, pois cuida-se de matérias relativamente estranhas aos concursos jurídicos que são meu foco. Eu já havia estudado AFO nos primeiros anos da minha carreira de concurseiro, então fui com isso para a prova.
Estratégia: Qual sua estratégia de reta final?
Breno: Lei seca e resumos. Não costumo fazer questões, mas por acaso vi que o estratégia havia lançado “caderno de questões para analista do CNMP”. Acabou que fiz algumas questões que me auxiliaram na prova.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi a sua rotina de estudos para esta importante fase do certame?
Breno: Não estudei para essa etapa, pois era sobre tema de atualidades. Então só bastava dissertar sobre o tema proposto. Deu certo.
Estratégia: De que forma sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada?
Breno: Solteiro e sem filhos.
Estratégia: Qual a sensação de ter sido convidado para o Baile dos Primeiros do Estratégia Concursos?
Breno: Inexplicável. Estou ansioso demais por esse momento.
Estratégia: Durante sua preparação, ouviu falar sobre o Baile dos Primeiros? Imaginou que um dia estaria nesta confraternização?
Breno: Sim, desde a primeira edição. Sempre foi um sonho que pensei que nunca iria alcançar. Nunca imaginei ficar em primeiro lugar em qualquer concurso.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Breno: Os principais erros foram ficar trocando de material conforme o concurso saía. Cada concurso que saia eu trocava. O ideal é pegar seu material e ficar nele. Outro erro é não gostar de fazer questões. Talvez se eu sempre fizesse questões eu já estaria aposentado dos concursos hoje.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir? O que você diria para a sua versão de 5 anos atrás?
Breno: Não pensei. Em que pese a caminhada esteja sendo longa e desgastante, tenho certeza de que um dia vou conseguir alcançar a cadeira que Deus preparou para mim. Entre erros e acertos, sei que uma hora vai chegar.
Estratégia: Por fim, deixe sua mensagem para todos aqueles que estão começando e almejam chegar aonde você chegou!
Breno: Não desistam dos seus sonhos. A caminhada é árdua e cansativa, mas mantenham-se firmes no propósito que Deus colocou em seu coração. Seja resiliente, disciplinado(a) e persistente. Essa é a chave para a aprovação.