Artigo

Projeto 24/24! Contabilidade PF: Um Dia Inteiro de Aula!

Contabilidade PF!

Olá, pessoal! Tudo bem?

Passando apenas para dizer que no domingo, dia 08.08, teremos um dia inteiro de aulas de Contabilidade para a Polícia Federal.

Será no Canal do YouTube do Estratégia Concursos.

A aula da manhã, começando às 8h30, será para quem ainda está com dificuldade nos tópicos iniciais da disciplina. Falaremos sobre tópicos iniciais. Como debitar e creditar, lançamentos contábeis, fatos contábeis, livros contábeis e balancete de verificação.

Essas questões são bem corriqueiras no CESPE.

A aula da tarde, começando às 14h, será a Resolução das Provas de 2014, 2012 e 2009 (Provas de Agente).

O link das aulas pode ser encontrado na aba AULAS AO VIVO, na página inicial do site do Estratégia!

É isso! Quem quiser participar será muitíssimo bem-vindo.

Um grande abraço.

Como Estudar Melhor Contabilidade PF?

Contabilidade PF: Edital da Polícia Federal na área e muita gente foi pego de surpresa.

Quando vinha ministrando aula para esse concurso, sempre disse que, mesmo nos moldes antigos, Contabilidade e Economia seriam duas matérias que fariam a diferença para quem quer ser efetivamente aprovado.

Com a publicação do novo edital, essa máxima ganha ainda mais força. Afinal, para Agente a disciplina ficou com um bloco somente para si (o bloco III). Para Escrivão, a matéria foi dividida com Arquivologia.

Então, a primeira pergunta que nos vem à mente é? É possível fazer uma boa prova de contabilidade? É possível gabaritar contabilidade para a PF? É possível aprender Contabilidade do ZERO em pouco mais de dois meses (agora já nem isso)? 

A resposta é SIM! É claro que você não vai sair um mestre da ciência contábil, mas para fazer uma excelente prova é sim bem possível. 

Nós, aqui no Estratégia, estamos fazendo um curso completo para a Polícia Federal. Até agora já foram gravadas e disponibilizadas mais de 25h de aula para o seu concurso especificamente. As aulas estão recheadas de questões 2018 e com os últimos entendimentos da banca sobre os mais diversos tipos de assuntos.

Vamos chamar de Projeto 24/24! Ou seja, acertar as 24 questões da sua prova. 

No vídeo abaixo, do YouTube, nós fizemos uma análise do edital no dia em que foi publicado.

Então, vamos dar algumas dicas rápidas para que você possa aprender Contabilidade mais rápido e faça uma boa prova. Depois, vamos fazer uma rápida análise dos pontos mais cobrados pelo CESPE:

Contabilidade PF: Como aprender Contabilidade mais rápido:

Dica 1: Saiba o que cai na sua prova e qual a extensão.

Apesar do edital ser extenso, o CESPE tem alguns pontos preferidos de cobrança. Vamos falar melhor sobre eles abaixo.

Dica 2: Tenha em mente que a disciplina por vezes é complexa (não há como negar isso) e a perfeita compreensão para concursos demanda tempo e paciência.

Sempre digo que Contabilidade PF não é como uma disciplina de direito, por exemplo. Se você está estudando artigo 5o – Direitos e Garantias Fundamentais, pode acabar e ir direito para Administração Pública, artigo 37, por exemplo. Na contabilidade isso não ocorre. Então, por mais que estejamos em um pós edital, precisamos de tempo e paciência.

Dica 3: Saiba que a contabilidade é uma ciência com convenções próprias.

Quando nós estamos estudando a contabilidade pela primeira vez, é difícil entrar na cabeça expressões como, por exemplo, débito e crédito, mas quando você entende que a disciplina tem convenções próprias, isso se torna bem mais fácil.

Dica 4: Leia a disciplina pela primeira vez por completo.

Essa é uma dica importante. Leia a primeira vez. Mesmo que você não compreenda 100%. Depois, você volta para uma segunda leitura e tudo ficará mais fácil.

Dica 5: Conheça a banca que fará a sua prova. Cada uma das bancas tem um estilo peculiar de cobrança.

O CESPE gosta muito de repetir as questões. Ele tem um estilo bem próprio de cobrar questões. Mas os assuntos presentes vamos dizer se repetem com quase que 80% de chance.

Dica 6: Faça questões e simulados rotineiramente.

Assim como é importante treinar em outras matérias, na contabilidade não é diferente. Para ganhar tempo, agilidade e conhecimento, faça muitas e muitas questões.

Dica 7: Estude por um ou dois materiais, no máximo.

Aqui no Estratégia temos dois cursos de Contabilidade para a PF. Temos o nosso curso de Contabilidade Geral e teremos também um curso de Contabilidade Introdutória com o Professor Gilmar Possati. É mais do que suficiente para que você gabarite.

Dica 8:  Nesse pós edital, estude contabilidade todos os dias.

Dica 9: Utilize o fórum de dúvidas (dos cursos) ou nosso grupo de estudo no Facebook para sanar suas dúvidas.

Dica 10: Tenha paciência e saiba que essa é uma etapa necessária na vida e, depois da aprovação, a vida melhora E MUITO!

Vistas essas dicas para você amadurecer na contabilidade, vamos ver o que mais vem caindo nas provas do CESPE.

O que o esperar da prova de Contabilidade PF?

Eu, Gabriel, acredito, sinceramente, que o nível da prova vai subir.

Algumas razões levam a crer nisso:

  • Antes a prova era Noções de Contabilidade, o que não ocorre  mais. Agora é Contabilidade Geral mesmo.
  • O número de questões aumentou, o que fará invariavelmente com que tenhamos mais questões mais fáceis, mas também mais questões mais difíceis.
  • Ficou cristalino que a Polícia Federal quer selecionar candidatos que tenham entendimento de Contabilidade e Informática para seu quadro de pessoal.

Então, acho muito difícil que o nível da prova se mantenha. Mas, como disse, é possível sim fazer uma boa prova (considero como uma boa prova fazer 80% +).

Baseados nessa análise, gostaríamos de fazer alguns comentários:

Edital Esquematizado Contabilidade PF!

Vejamos a nossa ementa:

CONTABILIDADE GERAL: 1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade. 2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica. 3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos. 4 Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos. 5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. 6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos, regime de competência e regime de caixa. 7 Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de pagamento,
compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens. 8 Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração. 9 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição. 10 Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição. 11 Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, legislação complementar e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 12 Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016.

O que eu preciso saber de cada um desses pontos? Vamos lá!

1 Conceitos, objetivos e finalidades da contabilidade.

– Conceito, saber o objeto (isso caiu em 2018) e qual a finalidade.

– Saber quem são os usuários primários das demonstrações contábeis.

2 Patrimônio: componentes, equação fundamental do patrimônio, situação líquida, representação gráfica.

O que é situação líquida e quais os tipos de situação líquida. Outro tema bastante cobrado.

3 Atos e fatos administrativos: conceitos, fatos permutativos, modificativos e mistos.

Aqui com certeza teremos questões.

Saber o que é um fato permutativo, o que é um fato modificativo e um fato misto.

Uma dica: pagamento/recebimento de duplicatas/clientes com juros/desconto é sempre um fato misto.

4 Contas: conceitos, contas de débitos, contas de créditos e saldos.5 Plano de contas: conceitos, elenco de contas, função e funcionamento das contas. 

O CESPE gosta muito de explorar o conceito de conta.

Como as contas aumentam e diminuem. Inclusive as contas retificadoras.

Lembre-se, por exemplo, de que quando o saldo de uma conta retificadora aumenta, o respectivo grupo diminui.

6 Escrituração: conceitos, lançamentos contábeis, elementos essenciais, fórmulas de lançamentos, livros de escrituração, métodos e processos, regime de competência e regime de caixa.

Aqui é saber fazer os lançamentos. Há uma aula específica para isso em nosso curso.

Saber que a contabilidade é pelo regime de competência, exceto a DFC, que é pelo regime de caixa. Isso foi cobrado pelo CESPE em 2018 também.

Sobre os livros de escrituração, dar uma boa ênfase ao livro diário e razão.

O livro razão só é obrigatória para contribuintes do lucro real e está dispensado de autenticação.

Importante salientar a mudança de entendimento em relação à superveniência e insubsistência, assunto cobrado na última prova da PF.

7 Contabilização de operações contábeis diversas: juros, descontos, tributos, aluguéis, variação monetária/ cambial, folha de pagamento, compras, vendas e provisões, depreciações e baixa de bens.

Aqui não tem jeito. É conhecer as contas, principalmente a parte dos juros. Antes das alterações contábeis. Essa parte de juros era reconhecida muitas vezes diretamente na DRE. Agora, é regra utilizarmos a conta encargos a transcorrer e mandar para o resultado de acordo com o regime de competência.

8 Balancete de verificação: conceitos, modelos e técnicas de elaboração.

Conhecer o funcionamento do balancete é importante. No nosso curso da PF, colocamos um vídeo com uma questão que tem um balancete de 8 colunas (novidade cobrada pela banca em 2018).

9 Balanço patrimonial: conceitos, objetivo, composição.

O tema que mais tem sido cobrado pelo CESPE em suas provas é BALANÇO PATRIMONIAL, mas, professor, o que especificamente a banca tem exigido em suas provas? Pessoal, o Balanço Patrimonial é a demonstração contábil mais importante e CESPE tem cobrado a sua estrutura e elaboração com detalhes, vejam:

– Definição e classificação de elementos do Ativo, Passivos e Patrimônio Líquido;

– Diferenciação entre Circulante e Não Circulante;

– Funcionamento das contas do Patrimônio Líquido: Reservas de Lucros (todas as reservas já apareceram em provas), Reservas de Capital, Ações em Tesouraria e Ajuste de Avaliação Patrimonial (o Cespe tá de olho nessa conta!);

– Destacamos que a banca está cobrando o assunto “Reserva de Reavaliação”, ainda que tal procedimento esteja proibido no Brasil!!!

– Distribuição de Dividendos;

– Literalidade da lei 6404/76 e CPC 26;

– Notas Explicativas;

– Também tem sido muito comum a apresentação de um balancete de verificação com diversas contas e a questão solicita o valor de elementos com Ativo Circulante, Imobilizado, Passivo Exigível e etc.

10 Demonstração de resultado de exercício: conceito, objetivo, composição.

Aqui é conhecer a estrutura da DRE, principalmente a parte inicial. Existem duas composições para a DRE: uma pela Lei 6.404 e outra pelo CPC 26. É necessário decorar a diferença entre as duas.

11 Lei nº 6.404/1976 e suas alterações, legislação complementar e pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC).

Aqui é interessante baixar a Lei 6.404 Esquematizada que disponibilizamos no site do Estratégia. Está aqui:

LEI 6404 ESQUEMATIZADA – BAIXE AQUI!

Outro ponto que merece destaque é a cobrança dos chamados CPCs. É aqui que mora o mundo.

Aqui está a problemática. Esse ponto dá brecha para a cobrança de qualquer assunto dentro da contabilidade. Eu acredito que isso vá acontecer? Não, mas a possibilidade está aí! Então, para sanar as dúvidas, colocamos duas aulas em nosso curso do Estratégia somente os principais pontos sobre essas normas para vocês.

Os principais CPCs, para quem quiser estudar são: CPC 00, 01, 04, 16, 25, 26,27. Acredito que esses sejam os mais corriqueiros e com maior possibilidade de aparecer.

12 Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TSP Estrutura Conceitual, de 23 de setembro de 2016.

Aqui, é engraçado, é uma norma de Contabilidade Pública. Aqui é não é o CPC 00 da Contabilidade Geral, mas sim, norma da contabilidade pública. Há também uma aula em nosso curso do Estratégia.

Como Resolver Questões de Contabilidade do CESPE?

Reforçamos que a banca Cespe é uma das mais respeitadas do Brasil, tida por alguns professores como a melhor banca de concursos do país. Obviamente, comete erros, apresenta entendimentos, por vezes, contraditórios sobre o mesmo tema, mas concordamos que ela tem feito um excelente trabalho na elaboração de suas provas.

Para começarmos a entender o “jeito Cespe” de cobrança, a primeira dica que queremos deixar para resolver questões Cespe na Contabilidade PF, especificamente para questões de “Certo ou Errado”, é:

PROCURE O ERRO!

Pessoal, essa dica eu recebi quando estudava para concursos do Cespe e FEZ TODA DIFERENÇA NA HORA DE RESOLVER QUESTÕES!

Ao ler uma assertiva do Cespe, veja se você consegue encontrar algum erro no que ela está afirmando e pensando dessa maneira você irá resolver as questões com maior facilidade. Além disso, veremos em algumas assertivas que são bem “grandes”, mas se encontramos um único erro, já é suficiente para considera-lo errado.

Como consequência desse modo de análise, algumas características são comuns em questões do Cespe, por exemplo:

– Um item “incompleto” ou a existência de algumas exceções NEM SEMPRE tornam o item errado;

– Temos que ter cuidado com expressões do tipo: “SEMPRE”, “NUNCA”, “DEVE” etc.

É isso, pessoal!

Por fim, quem quiser, acompanhe o nossos Projeto 100 Questões CESPE, no Instagram! Está bem legal.

Aproveitem também para conhecer os nossos cursos do Estratégia Concursos.

Cursos para o Concurso da Polícia Federal

Saia na frente dos demais candidatos. O Estratégia Concursos já lançou cursos para os cargos da Polícia Federal. Confira os cursos nos links abaixo:

CURSOS PARA DELEGADO

CURSOS PARA PERITO

CURSOS PARA AGENTE

CURSOS PARA ESCRIVÃO

CURSOS PAPILOSCOPISTA

Aqui um vídeo com questões comentadas que pode te ajudar…

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom!!! Parabéns professor.
    João Victor em 10/07/18 às 14:30
  • Professor Fera!!! Parabéns pelo excelente trabalho!
    Priscilla em 06/07/18 às 02:56
  • Partiu, comecei do zero em contabilidade e escolhi o Estratégia para confiar, 15 pontos líquidos é a minha meta.
    Raí em 05/07/18 às 21:37
  • Bom artigo Professor, porém fiquei com uma dúvida a respeito disso: "importante salientar a mudança de entendimento em relação à superveniência e insubsistência, assunto cobrado na última prova da PF." Eu lembro dessa questão em que a CESPE quis "doutrinar", de acordo com isso, o que devo levar pra a prova? O entendimento correto ou a doutrinação da CESPE, em dizer que, superveniência ativa é forma de sinônimo pra insubsistência passiva? Quando ela considerou que "Insubsistências Passivas" é igual a "Insubsistências do Passivo", na prova da PF de 2014.
    Lucas em 05/07/18 às 13:10