Aprovado em 223° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Auditor Fiscal
Concursos Públicos“Tenha um objetivo bem definido, torne-se disciplinado e organizado, pois são 2 qualidades fundamentais e por fim procure materiais de estudo de qualidade.”
Confira nossa entrevista com Douglas Honorio Silva Da Silva, aprovado em 223° lugar no concurso da Receita Federal do Brasil para o cargo de Auditor Fiscal:
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-lo. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Douglas Honorio Silva Da Silva: Sou militar da Força Aérea Brasileira, controlador de voo e formado em ciências contábeis. 32 anos, natural de Porto Alegre/RS
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Douglas: A carreira de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, é sem dúvidas uma das mais importantes e sempre me chamou a atenção, outra motivação foi a remuneração do cargo.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Douglas: Trabalhava e estudava.
Tentava sempre estudar antes ou depois do serviço, visto que trabalhava por escala, então os horários de início e término de serviço variavam a cada dia, e complementava os estudos nos períodos de folga.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovado?
Douglas: Em 2010, passei no concurso para o curso de formação de sargentos da Aeronáutica na 5ª colocação, desde então ocupei o cargo de sargento, exercendo a função de controlador de tráfego aéreo e não estudei mais para concursos. Em relação ao estudo, pretendo estudar apenas para aperfeiçoar-me no cargo de auditor-fiscal da RFB e não mais para concursos.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos? Você saía com amigos e família?
Douglas: A partir do início do estudo para concurso, tive de restringir bastante a vida social reduzindo viagens, presença em eventos e festas.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseiro? De que forma?
Douglas: Sim, todos que sabiam que eu estava estudando me apoiaram, colegas de trabalho ajudaram com trocas de serviço, amigos respeitaram minhas ausências e minha esposa que me auxiliou respeitando meu espaço de estudo, silêncio e auxiliando nas tarefas de casa, para que eu pudesse focar nos estudos.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso? O que fez para manter a disciplina?
Douglas: Foram 8 meses e 19 dias de preparação para o concurso para o cargo de Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil, durante esse período devido a questões pessoais houve 10 dias de não estudo, nos demais dias estudei mesmo que uma carga horária mais baixa que a normal. A disciplina é um dos pilares da carreira militar, portanto não foi difícil manter o foco no objetivo final.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Douglas: Meu estudo foi baseado nos materiais em PDF, questões, videoaulas e a Trilha Estratégica toda da plataforma do Estratégia.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Douglas: Em pesquisa na internet.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Douglas: Meu plano de estudos foi baseado na Trilha Estratégica com algumas adaptações e modificações de acordo com minha autoanálise de desempenho.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Douglas: Utilizei 2 técnicas, a primeira delas, um dia ou dois, depois de estudar o material eu revisava as marcações nos PDFs de maneira rápida, e a segunda técnica foi refazer as questões que errei de 7 a 15 dias depois ou antes de estudar aquela matéria novamente.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios? Lembra quantas questões fez na sua trajetória?
Douglas: A resolução de questões foi de suma importância na minha preparação, pois através delas entendi o formato de cobrança da banca, além de auxiliar no processo de compreensão do conteúdo. Ao todo foram 23.346 questões resolvidas.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Douglas: Estatística e Direito constitucional. Para melhorar em estatística utilizei videoaulas e Dir. Const. a solução foi a combinação de questões e videoaulas.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Douglas: Tirei 10 dias de desconto nas férias, e a rotina foi em média de 11 horas líquidas de estudo nesse período. No dia anterior a prova assistia ao pré-prova do Estratégia na velocidade 2x, iniciando pela gravação de sexta-feira e finalizando com o pré-prova de sábado.
Estratégia: No seu concurso, além da prova objetiva, teve a discursiva. Como foi sua preparação para esta importante parte do certame?
Douglas: Desde o dia em que saiu o edital, eu praticava a discursiva pelo menos 2 vezes na semana.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Douglas: Principais erros: Não ter iniciado antes o estudo para concurso.
Principais acertos: Ter disciplina e organização.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Douglas: Não cheguei a pensar em desistir não.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Douglas: Tenha um objetivo bem definido, torne-se disciplinado e organizado, pois são 2 qualidades fundamentais e por fim procure materiais de estudo de qualidade.