Artigo

Auditor SEFAZ GO: Vale a pena fazer?

Olá, pessoal! Tudo bem?

Auditor SEFAZ GO na área! Não há dúvidas de que chamou a atenção de muita gente o edital publicado ontem pela FCC.

Confesso que a área fiscal anda um pouco devagar. Desde que comecei a acompanhar, em 2005, talvez 2016 e 17 tenham sido os piores períodos para quem escolheu o fisco. Para nós professores também, rs.

Mas tudo indica que 2018 e 2019 serão bons anos. Afinal, a máquina pública não pode parar. Há muitos tipos de vacância nestes cargos.

Mas, muito bem, visto que temos um edital da FCC na praça, a pergunta é: vale a pena fazer?

Lembro que em 2016 fiz um artigo semelhante para o ISS Cuiabá (concurso pedreira feito pela FGV). Uma aluna nossa estava com a mesma dúvida. O artigo que escrevemos foi o empurrão para que ela decidisse fazer. Resultado: primeiro lugar!

Sabemos que Receita Federal é a porta de entrada de todo concurseiro na área fiscal. Acredito que 90% dos nossos alunos estudem para este certame. Mas, cá entre nós, puxando a sardinha para GO, com um edital com remuneração inicial de R$ 21.000,00, para morar em uma excelente cidade, com uma banca examinadora justa (eu acho a FCC uma boa banca sim), e podendo testar os seus conhecimentos, por que não fazer?

Obviamente, cada um tem a sua realidade. Eu não posso dizer que todos têm o mesmo tempo livre, a mesma força de vontade, a mesma condição psicológica, um bom ambiente de estudos, etc.

Qualquer que seja o caso, fazer uma prova vai te tirar da zona de conforto! Muitas vezes a gente está ali estudando, achando que está evoluindo, e acaba se enganando. A cidade é ótima, a remuneração é excelente, há um número razoável de vagas, uma boa banca examinadora e uma ementa justa. O que você tem a perder?

Então, vamos analisar por tipo de concurseiro:

1 – Concurseiro antigo da Receita Federal: Convenhamos, se você está desde 2014 estudando para a Receita Federal e não há nem um mísero sinal de concurso, o certame da SEFAZ GO é sim uma EXCELENTE oportunidade para você. Eu conheço vários nesta situação! Vários e vários.

O cara estuda há 4 anos para uma prova que não sai! Você tem que se testar! Estudar 3 meses a legislação do ICMS não vai te fazer mal algum. Passando e, não querendo assumir, você volta a estudar para a RFB. Estará muito mais preparado.

Perceba que quase nada será jogado fora. O edital de Contabilidade da SEFAZ GO é cópia do de AFRFB, por sinal. Podem comparar.

Então, tendo condições financeiras, parta para cima!

2 – Concurseiro intermediário que já estudou o ciclo básico: Supondo que você já tenha estudado o ciclo básico, qual seja, português, tributário, RL e MF, Constitcuional, Administrativo, Contabilidade, Auditoria e Tributário.

Você já terá estudado: 8 + 6 + 5 + 7 + 20×2 + 14×2 = 94 pontos de um total de 180.

As outras matérias: Civil e Empresarial, Finanças e Orçamento, Estado de Goiás, TI e Legislação são possível de estudar sim.

Civil vale estudar só a parte geral. Empresarial, apenas societário.

TI e Legislação vão separar “os homens dos meninos”, mas dá pra pegar sim.

Legislação, além dos cursos do Estratégia, dar uma ênfase boa na leitura da norma seca. Se fizer isso, você já estará na briga por 150 dos 180 pontos! Cara, dá pra brigar sim!

Vejam abaixo a quantidade de matérias.

concurso sefaz go

3 – Concurseiro iniciante: Agora, se você está começando a estudar, ainda nas básicas, mal sabe o que é ativo e passivo, a situação complica um pouco mais. Vai ter que comer um arroz com feijão danado. Mas eu sempre sou da teoria que fazer prova é melhor do que não fazer. É uma prova na sua área. É imperioso ir lá e colocar a cara.

É claro que se você estuda há um mês, mora, por exemplo, no interior de Roraima (apenas um exemplo) e a passagem está R$ 2.000,00, aí tem que pensar direitinho.

Mas lembre-se sempre de que

Concurseiro faz concurso! Quem estuda é estudante!

Por fim, coisas com as quais você não deve se importar:

1 – Se eu estudar para o ICMS GO, nunca mais serei aprovado na RFB: não procede! O que diverge mesmo é legislação do ICMS e Estado de Goiás, o resto sempre poderá ser aproveitado para outros fiscos e para a RFB. E se voltar Civil e Empresarial? Você já terá uma boa noção.

2 – A concorrência vai ser pesada: a concorrência é sempre pesada. O mundo é cruel e duro. Então, você não deve se importar com o candidato ao lado e, sim, procurar fazer o seu melhor.

3 – Não vai dar tempo de estudar legislação do ICMS: se você começar ONTEM, com foco e planejamento, dá com certeza para ver os principais pontos, apesar de a ementa de legislação ser extensa sim.

4 – A profissão é arriscada. Eu trabalho desde os 21 como Auditor Fiscal do ICMS e até hoje nunca tive qualquer tipo de problema relacionado à segurança.

Conheça aqui nossos cursos do Estratégia e prepare-se com os melhores do Brasil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Mandou muito bem, Gabriel, sempre larga umas reais muito massa pra galera. Valeu, como sempre!
    David em 02/07/18 às 14:27
  • Olá, Rabelo! Muito bom seu artigo. Chamo-me Jaqueline, sou concursanda há um bom tempo e sou estudante da área fiscal por mais de um ano. Mas durante esse período quase não tenho feito provas, apenas estudando e estudando. A frase acima mexeu comigo: "Concurseiro faz concurso! Quem estuda é estudante!" Você tem toda razão. Ultimamente a pressão psicológica tem me atrapalhado muito, me sinto bloqueada pra estudar, estou com um cansaço mental muito grande. Mas vou usar esse certame pra me tirar da fossa, mesmo que eu não passe, mas vai servir para me tirar da zona de conforto e me motivar. Sou de Goiás, formada em Ciências Contábeis e trabalho na área, isso já é bastante positivo para a prova, tenho contato diário com a Legislação do Estado e Contabilidade.
    Jaqueline Vieira em 02/07/18 às 09:35
  • Oi Gabriel. Eu estou estudando há três meses para concursos. Decidi mudar a minha vida e sempre desejei passar na Receita Federal, porém resolvi fazer o concurso da Polícia Federal que não tem muito a ver, mas analisando o edital não perderei nada. Conheci suas aulas e sua trajetória e fiquei bem motivada e agora sempre estou assistindo as aulas de contabilidade que são excelentes. vim aqui parabeniza-lo e dizer que você despertou em mim ainda mais o desejo de seguir na área fiscal. Abraços!
    Fernanda Souza em 29/06/18 às 17:57
  • Melhor professor de contabilidade... Sou fã
    Uziel Rodrigues da silva em 29/06/18 às 14:50
  • Olá, Gabriel! Boa tarde. Estou iniciando na vida de concursos. Estudo há 6 meses integralmente para isso, mas ainda não consegui definir uma área. Estava pensando em fazer o concurso da CLDF, mas este será uma semana de diferença do Sefaz-GO, e eles tem vertentes bem distintas. Poderia me explicar o que devo analisar para optar por um deles? Quais pontos relevantes devo considerar para escolher por um desses concursos? Área, tempo de estudo, disciplinas. .... Acredito que sua resposta tbm me ajudaria a identificar que área focar para escolha de concursos... agradeço desde já. Abraços.
    Marcela em 29/06/18 às 13:12