Aprovada em 4° lugar para Auditor Municipal de Controle Interno no concurso Prefeitura Rio Branco
Concursos Públicos
“Aprenda a dizer não para o que te atrapalha nos estudos e lembre-se que as coisas que possuem valor de verdade não lhes é dado de mão beijada.”
Estratégia Concursos: Conte-nos um pouco sobre você, para que nossos leitores possam conhecê-la. Qual a sua formação, idade e cidade natal?
Laura Monica Braga Ribeiro: Sou de Porto velho – Rondônia, formada em Engenharia Civil e tenho 26 anos.
Estratégia: O que te levou a tomar a decisão de começar a estudar para concursos?
Laura: Tenho empresa no ramo de engenharia e me interessava a questão da estabilidade proveniente de um cargo público. A partir daí tomei a decisão de estudar para concursos da área fiscal e de controle.
Estratégia: Você trabalhava e estudava?
Laura: Sim, trabalhava e estudava. Contudo, meu trabalho é bem flexível e consegui conciliar até bem com a rotina de estudos. Assim, eu conseguia trabalhar pela manhã e estudar pela tarde.
Estratégia: Em quais concursos já foi aprovada?
Laura: Já fui aprovada no concurso da Polícia Civil de RO, nos cargos escrivão de polícia e datiloscopista policial, nas posições 1° e 19°, respectivamente. Sim, pretendo continuar estudando.
Estratégia: Como era sua vida social durante a preparação para concursos?
Laura: Eu já era bem caseira, depois que comecei os estudos fiquei ainda mais. Geralmente aos finais de semana dava uma descansada e passeava com a família.
Estratégia: Sua família e amigos entenderam e apoiaram sua caminhada como concurseira?
Laura: Sim, todos me ajudaram e apoiaram desde o início. Meu marido foi primordial na preparação, sempre paciente e compreensivo. Na reta final antes da prova, ele assumia a maior parte dos meus encargos na empresa para que eu pudesse me dedicar com mais afinco.
Estratégia: Você estudou por quanto tempo direcionado ao último concurso?
Laura: Eu já estudava para concursos há 1 ano e meio. Contudo, de forma direcionada ao último concurso foram somente 30 dias. Como eu já tinha uma rotina de estudos foi natural manter a disciplina nesses 30 dias.
Estratégia: Quais materiais e ferramentas você usou em sua preparação?
Laura: Eu utilizei o material em pdf e algumas videoaulas nas disciplinas de AFO e Auditoria. O conteúdo é excelente, bem como a seleção de questões que vem ao final de cada aula. Quanto ao material e à plataforma não tenho nada a reclamar.
Estratégia: Como conheceu o Estratégia Concursos?
Laura: Pelo youtube.
Estratégia: Antes de conhecer o Estratégia, você chegou a usar materiais de outros cursos?
Laura: Sim, estudei por outros cursos. Contudo, eu percebi que para aprofundar meus conhecimentos e conseguir ser aprovada em cargos de alto nível, eu precisaria migrar para o estratégia. Os outros cursos eram mais superficiais.
Estratégia: Você chegou a fazer algum concurso enquanto ainda se preparava com esse outro material?
Laura: Sim, fiz outras provas e não obtive aprovação.
Estratégia: Depois que você se tornou aluno do Estratégia, você sentiu uma diferença relevante na sua preparação?
Laura: A questão de aprofundar os conhecimentos foi o que eu mais notei de diferente. Eu já tinha passado por algumas disciplinas de forma superficial nos outros cursos. No entanto, foi somente com o Estratégia que eu percebi que o que tinha visto não era suficiente. As questões ao final do pdf são muito bem selecionadas. Além disso, utilizei alguns pdfs simplificados que me fizeram ganhar bastante tempo.
Estratégia: Como montou seu plano de estudos?
Laura: Montei um ciclo de estudos com as principais disciplinas: direito constitucional, direito administrativo, direito tributário, contabilidade, TI. No pós-edital estudei o que ainda não tinha visto. Estudava cerca de 3 a 4h líquidas por dia no pré-edital e 6h líquidas no pós-edital.
Estratégia: Como fazia suas revisões?
Laura: Minhas revisões foram feitas por questões e resumos pontuais.
Estratégia: Qual a importância da resolução de exercícios?
Laura: Acredito que a resolução de exercícios é a parte mais importante da preparação. Durante toda a trajetória devo ter resolvido pelo menos umas 10 mil questões.
Estratégia: Quais as disciplinas você tinha mais dificuldade? Como fez para superar?
Laura: Tive dificuldade em contabilidade. Recorri a algumas videoaulas para me ajudar nessa disciplina.
Estratégia: Como foi sua rotina de estudos na semana que antecedeu a prova e no dia pré-prova?
Laura: No dia pré-prova eu descansei. Na semana antecedente eu revisei as disciplinas com bastante atenção às decorebas.
Estratégia: Quais foram seus principais ERROS e ACERTOS nesta trajetória?
Laura: Erros: trocar muito de material, fazer muito resumo.
Acertos: ciclo de estudos, aprender técnicas de estudo, e ter optado pelo estratégia.
Estratégia: Chegou a pensar, por algum momento, em desistir?
Laura: Quando vem alguma reprovação é uma tristeza. Mas depois de alguns dias você tem que voltar e permanecer focado. Minha principal motivação foi ver minha melhora, percebi que estava cada vez mais perto da aprovação.
Estratégia: Por fim, o que você aconselharia a alguém que está iniciando seus estudos para concurso? Deixe sua mensagem para todos aqueles que um dia almejam chegar aonde você chegou!
Laura: Se organize para que o estudo seja parte de sua rotina. Aprenda a dizer não para o que te atrapalha nos estudos e lembre-se que as coisas que possuem valor de verdade não lhes é dado de mão beijada.