Notícia

Se você está inseguro quanto ao seu projeto de estudo para concurso, leia esse artigo.

Olá, pessoal! Tudo bem?

Há exatos 10 dias completei 32 anos. Muita gente não gosta de fazer aniversário e eu, definitivamente, não faço parte deste grupo (não tenho nada contra também, rs). A consequência inevitável no acúmulo de experiências (sejam boas ou ruins) que acompanha o avançar da idade realmente me fascina.

Desde moleque meu pai me dizia: Mário Bruno (é como meu pai costuma me chamar, rsrs), não importa quantos livros você leia, existem coisas que só virão com a experiência. Esse argumento sempre foi (e continua sendo) imbatível, e invariavelmente meu pai o trazia a mesa, toda vez em que eu tentava contestá-lo com base em livros e/ou outras fontes de conhecimento. À época, esse argumento me deixava muito incomodado, afinal, como eu poderia refutar algo que eu não possuía (experiência)?

Pois é. O tempo passou, e alguma (pouca, a bem da verdade!) experiência acumulei. Isto posto, só me restou concluir que meu pai (apesar de não ser o Olavo) tinha razão. Confesso: sou bastante resistente a mudar de opinião mas, nesse caso, a realidade (como sempre) se fez implacável.

Desconsiderando a corrente defensora do jargão “se conselho fosse bom, a gente não dava, vendia”, começo a me sentir um pouco experiente (e um tantinho lisonjeado e envaidecido também, rs) toda vez que alguém me pede um conselho ou orientação. Para a minha surpresa, há poucas semanas, um amigo de infância dos tempos de ensino fundamental, a quem ouso outorgar o incontestável título de mente brilhante, me chamou para uma conversa privada no WhatsApp.

Esse amigo, que hoje é Procurador do Estado e doutorando em Direito, queria conselhos sobre projetos de vida. Nesse momento, me senti aquele PC com Windows do final da década de 90, que exibia a famosa “tela azul” quando o sistema não conseguia processar uma informação.

Como assim, Diogo? Conselho? Você já está bem pra caramba! Fala aí, você está de sacanagem, né, perguntei.

To make a long story short, Diogo queria saber se em algum momento eu me senti inseguro quanto às decisões de vida que já tomei, em especial no âmbito profissional. De imediato, disparei: meu amigo, se não está dando frio na barriga, talvez você não esteja ousando o bastante.

Em muitos momentos da jornada da vida a gente se sente sozinho (ainda que rodeado de pessoas) e aflito. O medo de falhar, por vezes, quase que nos impede de seguir em frente. Insegurança faz parte de qualquer caminhada, e você não está apto fugir dela. Por outro lado, você pode (aliás, deve!) dominá-la. Se você não a dominar, ela te dominará, acredite.

O mundo dos concursos é assim: a cada boato (ou fato), nosso coração flerta com a insegurança. Cortes de gastos públicos, concursos previstos que atrasam, nomeações que nunca chegam, concursos anulados/suspensos e por aí vai. Nada disso está sob a sua esfera de controle, infelizmente.

Sob sua esfera de controle está a manutenção de um bom ritmo de estudo, planejado e dedicado. A você cabe estar preparado quando a oportunidade (leia-se: o edital e, por conseguinte, a prova do concurso dos seus sonhos) bater a sua porta.

Quando ela baterá? Sinceramente: depois de prestar muitos concursos, concluo que isso não importa muito. A pergunta que realmente importa é a seguinte: quando a oportunidade chegar, estarei pronto?

Para que a resposta seja positiva, não tem feitiçaria (nem tecnologia!), faça do dia de hoje uma dádiva em favor do teu projeto. Já dizia o poeta: não é a toa que o “hoje” se chama “presente”.

Gostou? Deixe seu comentário.

Não gostou? Comente também! ;-)

Grande abraço e bons estudos.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito bom o artigo!
    Graziella em 10/06/18 às 13:40
  • Este é um artigo que incentiva a qualquer um não perder as esperanças, acreditar em si e mergulhar nos estudos e DEUS proverá.
    BARACHISIO SILVA LESSA em 24/05/18 às 11:56
  • Ótimo Artigo, adorei a lê-lo. Parabéns!
    ANDRE FERNANDO PEREIRA LEAL em 21/05/18 às 09:07
  • Valeu , Mário!!!! Vc sabe exatamente como nos sentimos .... rsrsrs... Vamos que vamos .... Até o dia da Aprovação.. :)
    KARIN em 20/05/18 às 15:18
  • Valeu , Mário!!!! Vc sabe exatamente como nos sentimos .... rsrsrs... Vamos que vamos .... Até o dia da Aprovação.. :)
    KARIN em 20/05/18 às 15:17
  • Foco é persistência são atributos essências ao concurseiro. Concurso não se faz para passar e sim até passar, quem falha em planejar planeja falhar. A missão só acaba, quando acaba.
    TAZ 01 em 17/05/18 às 13:34
  • Ótimo ler isso. Por diversas vezes me senti insegura e fiquei imaginando os obstáculos que viriam pela frente, pois a vida de alguém que almeja algo e faz isso com dignidade não é fácil. Pensei bem... Aos invés de atrair a dificuldade, hoje prefiro agir e pensar positivamente sobre tudo que aquilo que eu aspiro, pois a êxito vem, basta acreditar e se esforçar.
    Ingrid Beatriz Wanderley dos Santos em 17/05/18 às 13:24
  • Ótimo, Mário! Gostei bastante do seu artigo.
    Antônio Rodrigues em 16/05/18 às 21:25
  • Muito bom professor! É bom ter sempre pessoas q sempre motiva pessoas a alcansar seus sonhos.
    Flavio em 16/05/18 às 21:03
  • Caiu como luva para os meus sentimentos ansiosos das últimas semanas. Obrigado pelo carinho.
    Valéria em 16/05/18 às 18:46
  • Excelente!!!!
    Luiz J N Lima em 16/05/18 às 18:43
  • Texto incrível!!! Estava precisando ler algo assim!!! =D
    Joseane Guesser em 15/05/18 às 23:00
  • Muito bom o texto. Parabéns professor.
    Genival em 14/05/18 às 23:04
  • Parabéns, professor. Belo texto. Tenho certeza que muita gente (inclusive eu) deve ter se identificado.
    Rodrigo em 14/05/18 às 16:26
  • Principalmente depois desse simulado! Putzzz parece q nem estou há quase 2 anos estudando p esse edital... Abalada e chocada até agora!
    Alane em 14/05/18 às 16:06
  • Perfeito.
    Gilvan em 14/05/18 às 10:32
  • Perfeito.
    Gilvan em 14/05/18 às 10:31
  • "Em muitos momentos da jornada da vida a gente se sente sozinho (ainda que rodeado de pessoas) e aflito. O medo de falhar, por vezes, quase que nos impede de seguir em frente." Estou passando por esse medo neste exato momento.....tantas certezas que eu tinha e do que eu queria, mas de repente me bateu um medo uma insegurança nos últimos dias, senti como se tudo aquilo no que acreditava e que todas as minhas certezas eram apenas ilusões.......Como diz Augusto Cury, nosso maior inimigo é nossa mente. Bora lá.....respirar fundo e partir para o ataque seguindo os conselhos de quem tem muito a ensinar "Insegurança faz parte de qualquer caminhada, e você não está apto fugir dela. Por outro lado, você pode (aliás, deve!) dominá-la. Se você não a dominar, ela te dominará, acredite.". Obrigada pelo texto, precisava de algo assim para me animar e deixar o medo de lado.
    Vanessa em 14/05/18 às 09:28
  • Obrigado pelas palavras, Mario!!! Deus te abençoe! Sigamos na fé e na persistência!!
    Paulo H Magalhães em 14/05/18 às 07:31
  • Grande exemplo Mário, sou estudante pra concurso faz 11 meses, o Estratégia faz parte desta jornada.
    FLAVIO em 13/05/18 às 23:13
  • Parabéns, professor. Hoje, particularmente vivenciei um pouquinho de desânimo, mas restaurado, de pronto, com as palavras encorajadoras.
    José Wagner em 13/05/18 às 23:04
  • Seu relato é uma "injeção" de ânimo!!! Obrigada! ;-) Ah! Parabéns pelos 32 aninhos!!!hehe
    Alexandra Santos em 13/05/18 às 23:04
  • Gostei da referência ao professor Olavo kkk
    Davydson em 13/05/18 às 20:36
  • texto simples porém muito agregador! Obrigado!
    fabricio em 13/05/18 às 16:36
  • Enriquecendo a alma! Texto maravilhoso! Muitíssimo obrigada pelas sábias palavras.
    Alessandra Orneles em 13/05/18 às 13:08
  • obrigada! Desculpe não expressar o que sinto, mas esse obrigada é com muita força.
    Priscila em 13/05/18 às 11:14
  • Estava muito desanimada,vquase desistindo do meu sonho de ser AFT... Esse texto foi um sopro de vida, vou abstrair os rumores ao redor e voltar para os pdf's...
    NATASHA PIVA em 13/05/18 às 11:00
  • Todos os dias meu primeiro sentimento é esse exato frio na barriga e um medo de não dar conta do projeto que assumi pra mim, mas olhando pra trás é possível ver todos os outros projetos que pensei que não daria conta e dei... acho que é assim pra todos, podemos sempre mais do que acreditamos. O segredo é se manter focado e aprender com cada falha. PS: Fácil não ligar para os 32 quando se tem cara de 25 rsrsrs.
    Cristiane do Carmo em 13/05/18 às 10:09
  • Muito obrigado,Prof. Mário. Estou estudando para AFT e muitas vezes penso na dificuldade nas subjetivas que o Prof. Daniel já explicou como seria. Mas, enfim, vamos em frente.
    RAFAEL RAMOS PEDREIRA TAVARES em 13/05/18 às 09:43
  • Ótimo texto
    Marco em 13/05/18 às 09:39
  • Tenho passado por muitos momentos de insegurança nos estudos. Valeu professor Mário.
    Charlene em 13/05/18 às 09:13
  • AGREGADORAS PALAVRAS. PARABÉNS MARIO.MAIS SUCESSO EM SUA VIDA.
    IVANILSON LIMA DA SILVA em 13/05/18 às 08:34
  • Caramba!!! Fico até com receio de falar algo que não esteja a altura de suas profundas palavras. Mas, definitivamente você é uma pessoa muito segura e experiente. Seu amigo precisou de seu conselho e eu como aluna estou contagiada por suas palavras. Fantástico.
    Priscila Ramona em 13/05/18 às 08:28
  • Belo artigo, professor. Ainda me resta uma dúvida: É possível estudar pra concurso e ainda ter um pouco de tempo para o Seminário de Filosofia? Com a referência ao Olavo, não pude resistir ao questionamento! Obrigado por compartilhar sua visão!
    Lucas em 13/05/18 às 08:01
  • Precisava muito ler isso! Comecei a estudar pra RFB desde junho de 2014, depois que fiz um coaching de vida. Descobri que era esse o caminho que deveria tomar, entretanto, é bem verdade que tive várias oscilações no ritmo... e ainda não me sinto preparado.... Mas, estamos na luta, e acredito que o tempo não conspira contra mim... Acredito em Deus, acredito na vitória! Ele tudo controla!!! Valeu Mário!!!
    Demetrios Albuquerque em 13/05/18 às 06:35
  • Pra quem acordou às 4 da manhâ no dia das mâes pra estudar um pouco antes que os filhotes acordem....diria....que presente de boas palavras!! Muito grata!!
    Ana Cristina Santos de Oliveira Mattos em 13/05/18 às 05:36
  • Parabéns professor, texto excelente! É muito motivador ler um artigo deste onde mostra o quão parecido é a vida de estudante. Ver pessoas que lograram êxito pelos mesmos caminhos com os quais estamos percorrendo!
    Erico Mattos em 13/05/18 às 04:21
  • Parabéns Mário e obrigado por compartilhar esse texto, muito bom pra dar uma levantada no ânimo e motivação.
    Mario Otero em 12/05/18 às 23:57
  • Obrigado Mario. Para alguns esses artigos são apenas mais do mesmo, no entanto, para outros, podem ajudar a ressignificar um conceito inoportuno! ps... o poeta seria o KungFu Panda? kkkkkkk
    Corujão em 12/05/18 às 23:54
  • Estava procurando materiais no site e leio o seu texto quase que por acidente! Muito bom o texto! É esse o sentimento que bate, principalmente sábado a noite!
    Guilherme L em 12/05/18 às 22:08
  • Obrigado pelas palavras Mário, me motivou bastante.
    Marcelo em 12/05/18 às 21:02
  • Mário parabéns pela dedicação !!!
    Vandeilson Franklin em 12/05/18 às 20:35
  • Muito bom Mário, meu pai tem 4ª serie do fundamental e sempre me ensinando. Mas que (dá frio na barriga dá) quando veja algum artigo sobre o concurso da Receita Federal. As vezes penso será que vou conseguir... Boa semana, abraço! Bruno Varjão
    Bruno Varjão em 12/05/18 às 20:04
  • Definitivamente eu precisava ler isso hoje, passei o dia com esse anseio, esse frio na barriga, o texto caiu como uma luva para tudo isso.... muito obrigada!!!
    Isabelle em 12/05/18 às 19:58
  • Eu estava desanimando e revendo meu projeto de concurseiro. Texto sensacional, ajudou muito. Agradeço demais professor, vamos aos estudos pessoal!
    Carlos Alexandre em 12/05/18 às 19:42
  • Vamos em frente, Elisson. Valeu! Abs
    Mário Machado em 12/05/18 às 19:20
  • Fico feliz em ajudar, Gisely! ;-)
    Mário Machado em 12/05/18 às 19:19
  • Valeu, Cleto! Abs
    Mário Machado em 12/05/18 às 19:19
  • Belas palavras Professor, grande motivador. Muito obrigado.
    Cleto em 12/05/18 às 19:00
  • Muito motivador o artigo! Precisava ouvir isso hoje, já que meus estudos não rendem muito nos finais de semana...Bate uma insegurança. Mas é isso mesmo, fazer o melhor possível hoje! Obrigada, Mario M.! Abraços
    Gisely em 12/05/18 às 18:59