Artigo

Temas de redação para as carreiras policiais – 2020

Estrategianos, tudo em paz?

Aqui é o Prof. Raphael Reis chegando na área para trazer uma lista atualizada de temas de redação para concursos públicos de carreiras policiais 2020.

O que faz a diferença na aprovação de concursos de alto nível?

Pode parecer uma bobagem, mas concursos concorridos as aprovações estão sendo decididas com a nota de redação. Por quê? Simples, na parte objetiva os candidatos chegam com “sangue nos zói”, isto é, preparadíssimos. Porém, quando chegam na redação muitos deslizam porque não fizeram uma boa preparação.

Como fazer uma boa preparação para fase de discursivas de concursos públicos?

Sinceramente, fuja de fórmulas mágicas, de esqueletos prontos. Para buscar a nota máxima na redação, independente da banca, desde que a tipologia cobrada seja o gênero dissertativo-argumentativo, o candidato precisa combinar 3 coisas: Domínio da estrutura + ampliar o capital cultural + treinar. Dessa forma, você faz qualquer tema de qualquer banca.

O Estratégia oferece muitas opções: pacotes sem correções, pacotes com correções e somente correção analítica – procure no site do Estratégia ou solicite mais informações no atendimento online do site.

É verdade que os concursos de carreiras policiais cobram temas da área?

Não. Há uma tendência de que temas da atualidade associados ao cotidiano do policial seja cobrado, porém nada impede que a banca proponha um tema que não tenha nada a ver. Então, é importante estudar temas sobre segurança pública, mas também ficar por dentro de temas em evidência nos últimos 4 meses antes do certame.

Quais são os temas possíveis de redação para concursos de carreiras policiais em 2020?

Será que o tema de redação de seu concurso estará aqui nesta lista? Em 2019, ganhei o apelido carinhoso de “Mago da FCC” por ter acertado mais de 12 temas consecutivos em revisão de véspera rsrs

Sem mais delongas, vamos às nossas apostas:

1. Segurança Pública. Dica: é um tema bem amplo, mas é importante destacar a importância do Estado em proteger os seus cidadãos. Ademais, garantir segurança à população está diretamente relacionado à qualidade de vida das pessoas. Outro ponto importante é destacar que as polícias possuem função cidadã, isto é, função de assistência ao cidadão.

2. Sociedade do medo e Indústria do medo. Dica: uma das formas de sofisticar o seu argumento é utilizar como recurso argumentativo o “argumento de autoridade”. Nesse sentido, conferir o conceito de “medo líquido” do sociólogo Bauman.

3. Redução da maioridade penal. Dica: é um tema bem polêmico que permite visões bem distintas. Assim, não há problema ser favorável ou contrário, desde que tome cuidado para não desrespeitar os direitos humanos.

4. Pacote Anticrime. É uma iniciativa do atual governo para combater a corrupção, o crime organizado e deixar alguns tipos de penas mais duras. Nessa perspectiva, é importante levar em consideração os impactos na sociedade. Por outro lado, há dois pontos específicos nada consensuais e alvo de muitas críticas: a proposta de prisão em segunda instância  e o excludente ilicitude.

5. Crise no Sistema Carcerário Brasileiro. Dica: um bom argumento é defender que há intensa desigualdade social no Brasil, o que acarreta a falta de oportunidades no mercado de trabalho e na inclusão social. Dados do CNJ, mostram que quase 75% da população carcerária no Brasil são pessoas pobres, sem escolaridade e negras. Ademais, os principais crimes são envolvimento com drogas ou de baixa periculosidade. 

6. Armas de Fogo. Dica: tema quente por causa das discussões envolvendo a desburocratização da posse e do porte de arma. Assim, a questão problematizadora é: a facilidade de adquirir armas pode proteger o cidadão, visto que o Estado e suas polícias são ineficientes, ou isso pode ocasionar mais violência e morte? Para essa discussão, é importante dar uma lida em pesquisas: Atlas da Violência e Mapa da Violência.

7. Violência contra a mulher. Dica: na pesquisa do Atlas da Violência (2019), há um dados assustador: são mortas 13 mulheres diariamente no Brasil. Esses crimes são, sobretudo, passionais e acontecem no espaço doméstico. Um argumento contundente é mostrar que esse tipo de violência manifesta o nosso passado autoritário, marcado por uma sociedade patriarcal, na qual trata a mulher como se fosse um objetivo e que deveria ser submissa ao homem.

8. Violência no trânsito brasileiro. Dica: defender a tese que as violências no trânsito brasileiro é uma questão de saúde pública é bem contundente, uma vez que o Estado gasta bilhões anualmente. Outro ponto importante é refletir sobre a conduta do brasileiro que não gosta de seguir normas (leis) e que possui a tendência de resolver os seus conflitos no trânsito de forma violenta, mostrando que nossos comportamentos estão pautados na “cultura da violência”.

9. Combate às drogas. Dica: é um fato que o combate às drogas não é eficiente no Brasil, ocasionando milhares de mortes, inclusive de pessoas inocentes em regiões dominadas pelo tráfico. Nessa perspectiva, é importante que o candidato aponte reflexões que vão além do senso comum, mostrando ações de outros países como a de Portugal que estão tendo resultados positivos.

10. Discurso de ódio: Dica: refletir a diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio. Recentemente, uma pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que várias pessoas estão evitando postar e interagir sobre questões políticas, devido a polarização política recente em nosso país e aos vários casos de intolerância – dê uma conferida nesta pesquisa porque é bem interessante. Um autor bem legal para essa discussão é o iluminista Voltaire (confira o opúsculo dele denominado “Tratado sobre a Tolerância”).

11. Urbanização e Mobilidade Urbana: Dica: sem sombra de dúvidas, este é o tema queridinho das bancas. Pensar os desafios da mobilidade urbana vai além da preocupação com o deslocamento de veículos. É necessário refletir sobre como o espaço urbano é compartilhado pelas pessoas.

12. Educação no Brasil: Dica: infelizmente, a educação brasileira possui péssimos resultados e, em muitas escolas públicas, há um clima de violência. Nesse sentido, a polícia pode entrar em cena para auxiliar as escolas com programas específicos, por meio da polícia comunitária e de palestras, ou seja, uma aproximação de parceria, sem o caráter repressivo. Outro tema potencial envolvendo violência e escola é o bullying.

13. Meio ambiente. Dica: esteja atento ao conceito de “sociedade do risco’, do sociólogo Ulrich Beck, pois assim o seu argumento ficará mais consistente para entender os desmatamentos, o aquecimento global e tragédias ambientais (destaque para Mariana e Brumadinho). O aumento recorde de queimadas e desmatamentos nos últimos dois anos, certamente, serão cobrados devido aos seus danos: aquecimento global, prejudica os pequenos agricultores, acaba com a fauna e com a flora, prejudica a subsistência de comunidades indígenas. 

14. Saneamento básico. Dica: mais de 100 milhões de pessoas não possuem acesso à rede coletora de esgoto (dados do Instituto Terra), o que ocasiona diversos problemas de saúde pública e nega o acesso à cidadania. Logo, é um problema de desigualdade social no Brasil e um desrespeito ao princípio da dignidade humana.

15. Crimes cibernéticos (virtuais). Dica: a prática policial acompanha ou deveria acompanhar os avanços tecnológicos. Assim, é importante o candidato saber como a tecnologia está modificando o dia a dia das instituições e das tarefas policiais. Ademais, crimes cibernéticos estão no debate midiático (fraudes, ciberbullying, perseguição, racismo, etc.). Um autor interessante para contextualização do tema é Pierre Levy. 

16. Coronavríus. Este é o tema do momento, portanto muita atenção, porque pode aparecer como tema de redação ou na prova de atualidades. É importante o candidato pensar como essa pandemia causa efeitos econômicos, sociais e humanos, destacando como as relações sociais estão modificando.

Artigos publicados

 

Quem sou eu?

Sou o Professor Raphael Reis. Para quem ainda não me conhece, fica aqui uma breve apresentação: sou Professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciono os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), História, Filosofia e Sociologia. Fiz minha graduação em História (UFJF), especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tenho me especializado na parte de macroestrutura da
redação. Ao perceber que a grande dificuldade dos candidatos é desenvolver argumentos bem fundamentados, criei o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Sou autor do e-book best-seller 25 conceitos para usar na redação e editor da revista de atualidades Centro do Mundo.

Sigam-me os bons:

Instagram (@profraphaelreis)

YouTube (Professor Raphael Reis)

Telegram: t.me/profrapha

Site: www.professorraphaelreis.com.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • tem uma forma de iniciar a redaçao? gostaria de saber tudo sobre redaçao da policia militar do PR.
    MANOEL em 20/10/20 às 22:54
  • Olá, Evelyn! Boa noite. Mande-me um e-mail sobre qual curso vc pretende fazer que eu te envio o link. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 17/10/20 às 20:45
  • Gostaria de saber se há o curso de redação para carreiras policiais do professor Raphael, tenho interesse.
    EVELYN DOS SANTOS LIMA em 14/10/20 às 12:59
  • Muito bom Professor Raphael,esses temas,ajuda muito !!
    bruno michael em 11/05/20 às 20:21
  • Obrigado, de fato, houve erro na digitação. Atualizado.
    Raphael de Oliveira Reis em 04/05/20 às 11:33
  • título 17 me parece que há um pequeno erro ali , será aquele o nome real da covid - 19 ?
    Josemar ferreira em 04/05/20 às 08:56
  • Nossa adorei as sugestões! Tava precisando vou estudar bastante esses temas obgd por postar. professor pd me dar uma dica d como fazer uma boa redação?
    Janaina Ribeiro em 30/04/20 às 16:04
  • Olá, Marcos! Infelizmente, isso pode acontecer sim. O pulo do gato é ter recursos argumentativos coringas, os quais possam ser utilizados em diversos temas.
    Raphael de Oliveira Reis em 21/04/20 às 14:47
  • Eu estudei tudo isso em 2010 na penúltima prova da pmpr foquei em todos os temos que estão aí, e quando chegou a prova caiu sobre games vídeo Game algo que não tem nada haver
    Marcos em 20/04/20 às 20:50
  • Ei, professora! É uma honra receber este comentário. Obrigado pelo carinho :)
    Raphael de Oliveira Reis em 14/04/20 às 15:41
  • Sou professora aposentada pela UFJF. Feliz por ver mais um dos nossos ex-alunos brilhando na vida acadêmica. Votos de contínuo sucesso!
    Ilma Salgado em 12/04/20 às 21:39
  • Que bom que gostou! Tmj
    Raphael de Oliveira Reis em 12/04/20 às 09:24
  • Otimos temas prof° Parabéns pelas propostas de temas apresentadas!!! Veleuuu!!!! Sucesso PROFESSOR!!!
    Orlando Lima em 11/04/20 às 14:21
  • Bom dia Raphael! Ótimas dicas, obrigado !!!
    Ednilson em 11/04/20 às 09:38
  • Obrigado!Bom demais,ajuda muito essas dicas nos estudos.
    Irinaldo em 14/03/20 às 00:51
  • Se exigir um tema de atualidades, com certeza pode ser cobrado sim.Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 12/03/20 às 16:02
  • Olá. Gostaria de saber se é possível cair na redação o tema sobre o corona virus para o concurso de Policial legislativo da casa do Senado. obg.
    Patricia em 11/03/20 às 22:25
  • Bom dia Mestre! Meu nome é Josué, gostei muito das dicas sobre os temas de redação. Vai ser muito útil para meu desenvolvimento. Obrigado!
    Josué em 09/03/20 às 11:06
  • Boa!
    Raphael de Oliveira Reis em 11/02/20 às 11:31
  • Padrão de mais!! Vou começar a redigir uma redação Tema: "Segurança Pública" Fui# Pmgooo????⚡⚡
    Germano stive em 09/02/20 às 23:41
  • Gostei
    GABRIEL em 17/01/20 às 03:35
  • Professor, qual a sua aposta para PCDF?
    Cris em 16/01/20 às 08:05
  • Olá! Com certeza, é um excelente tema! isso acaba entrando no mundo virtual e como modifica o trabalho do policial. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 05/01/20 às 21:03
  • Excelente lista professor, entretanto senti falta de temas relacionados à tecnologia, como crimes cibernéticos em geral. Além disso, as bancas têm dado especial atenção ao conteúdo de Tecnologia da Informação, a exemplo do último concurso da Polícia Federal.
    Joel em 04/01/20 às 12:01
  • Dia 28/12, às 9h, irei fazer uma aula ao vivo para o concurso da PC-DF, chega junto :)
    Raphael de Oliveira Reis em 27/12/19 às 11:27
  • Professor queria umas dicas, para desenvolver uma redação que possa alcançar uma nota boa.
    LAYSE QUEIROZ DE ALMEIDA IBO-20172-HIS-G6 em 21/12/19 às 15:48
  • Depende do edital. A maioria dos certames é o g~enero dissertativo-argumentativo
    Raphael de Oliveira Reis em 17/11/19 às 12:24
  • Professor, A redação tem que ser produzida como dissertativa-argumentativa?
    Janine em 08/11/19 às 14:57
  • Me indica por favor temas para o concurso pm ba 2019
    Rebecca Lins em 18/09/19 às 16:43
  • Quero mais informação sobre o assunto
    José natal em 29/08/19 às 11:17
  • Como eu posso começar uma redação
    Leonardo em 29/08/19 às 10:35
  • Que bom que vc gostou! Qualquer coisa, conte comigo: [email protected]
    Raphael de Oliveira Reis em 14/07/19 às 23:50
  • INTERESSANTE ESSES TEMAS PROFESSOR OBRIGADO!! Estou querendo pagar um site para corrigir minhas redações.
    GERMANO STIVE em 12/07/19 às 22:45
  • Vai servir para o concurso pmsc esses temas.
    Paulo Henrique Felix em 29/06/19 às 17:49
  • Obrigado por compartilhar esses temas pra nós
    Willian Fernando salvalageo de Araújo em 06/06/19 às 00:41
  • E sobre a reforma da previdência?
    Robson em 24/05/19 às 09:25
  • Muito obrigado professor, grandes temas está ajudando bastante.
    Dêividy Vitena de Souza em 28/04/19 às 19:12
  • Ótimos temas, obrigada pela ajuda !!
    Isabella em 04/02/19 às 19:21
  • Excelente as sugestões
    Gilmarques faria de oliveira em 03/02/19 às 12:25
  • Gratidão por compartilhar os temas. Partiu escrever as redações ? grata
    Jessica Ap. Walker em 20/01/19 às 15:42
  • Eu apostaria também em "extradição, expulsão, deportação e banimento".
    Carlos Costa Nascimento em 14/01/19 às 19:53
  • Obrigada por compartilhar suas dicas de temas de redação para concursos policiais com a gente.
    Juliana Nicolay em 27/12/18 às 06:25
  • Olá! Pode servir, porém como esse concurso é mais específico, podem aparecer temas mais associados à função do agente legislativo. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 20/12/18 às 09:09
  • Olá professor! Esses temas servem tbm para o concurso da Alego para o cargo Policial legislativo?
    Anna em 19/12/18 às 13:47
  • Olá, Eduardo! Boa noite. No momento eu não tenho esses materiais para compartilhar. Dessa forma, terá que fazer uma pesquisa. Abs
    Raphael de Oliveira Reis em 05/12/18 às 21:29
  • Onde acho um matérial resumido, tipo fichas ,resumos , revistas, sites ... Etc desses temas para estudar ? Pela falta de tempo seria ideal. Ou se tem q pesquisar mesmo no Google etc?
    Eduardo em 05/12/18 às 18:40
  • professor temas que podem cair para policia militar de santa catarina cfo
    ecliton antunes em 03/12/18 às 22:08
  • Com certeza, são temas potenciais.
    Raphael de Oliveira Reis em 01/10/18 às 12:00
  • Oi, professor Esses temas também se aplica concurso policia civil - Prana? Ou alguma sugestões
    juniele em 30/09/18 às 14:18
  • São potenciais :) Espero que um deles apareça em sua prova. Depois, me conte :)
    Raphael de Oliveira Reis em 03/06/18 às 19:41