Artigo

7 Hábitos para Estudar para Concursos em Alto Rendimento

Já se perguntou como é que algumas pessoas conseguem obter o resultado que almejam em alta performance?

Como pode alguns avançarem mais nos estudos e outros não?

Em algum momento da sua vida você já se fez estas perguntas? Você deseja passar em um concurso, mas acredita não ser um aluno muito disciplinado? Gostaria de dar um up nos estudos, mas não sabe quais seriam as melhores técnicas? Saiba que este artigo foi feito para você!!

Bem, antes de inciarmos – e para aqueles que ainda não me conhecem -, meu nome é Glesler Maldonado, sou Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil e Coach aqui no Estratégia Concursos.

Agora sim, vamos lá! Elaboramos algumas estratégias de aprendizagem que irão auxiliar o concurseiro a explorar ainda mais os territórios da mente, mudando a sua forma de pensar (mindset) e passando a adotar hábitos realmente construtivos para um estudo mais eficiente. (obs.: se você ainda não leu nosso artigo sobre mindset e sobre como a mentalidade de crescimento pode ser a chave para sua aprovação, clique aqui.)

Nossa referência na elaboração de estratégias para um alto rendimento nos estudos está pautada nos pressupostos teóricos de Stephen R. Covey, que escreveu o livro intitulado “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”, considerado um dos livros mais influentes da atualidade pela revista Forbes.

Vamos abordar lições poderosas para a transformação pessoal e dar subsídios para que você entenda – ainda mais – como se dá o processo de aprendizagem de um estudante, e quais hábitos devem ser assumidos por aqueles que buscam um maior rendimento e sucesso nos estudos.

Ou seja, amigo concurseiro, é tudo o quê precisamos saber (e fazer) para alcançar a aprovação!

OBTENHA ALTO RENDIMENTO!

 Uma coisa você já sabe: as pessoas desperdiçam muito do seu tempo em atividade sem importância alguma, não é verdade?! Pensando nas dificuldades enfrentadas por muitas pessoas para se concentrarem e se desenvolverem em seus estudos, Stephen Covey elaborou uma lista progressiva com os 7 hábitos que podemos observar nos sujeitos altamente desenvolvidos. Este esquema vai te inspirar a melhorar o desempenho nos estudos! Vamos lá…

1 – PROATIVIDADE: Primeiro hábito levantado por Covey, trata da formação humana, afirma que nossa natureza nos fez ativos e não passivos. O quê nos distingue enquanto humanos é justamente a capacidade de poder examinar nosso caráter, nosso desenvolvimento pessoal. Para ser proativo tem que ser ativo, efetivo, nada de ficar esperando que as coisas caiam do céu. Se dar bem, ou não, nos seus estudos, depende do quanto você se dedica e como se dedica neste processo. Um conselho para os candidatos e que usamos com nossos alunos do coaching é que exercitem ao máximo todo e qualquer material estudado (façam muito exercícios, muitos mesmo!), bem como revisar com frequência o conteúdo.

2 – OBJETIVO: Elabore uma missão e uma meta a seguir. Não adquirimos nada consistente, sem antes planejarmos e definirmos os nossos objetivos. Lembre-se: o objetivo deve ser reforçado todos os dias em sua mente, a fim de evitar que você perca o foco e se disperse demais.

3 – TEMPO: Gerencie seu tempo e priorize o que é mais importante. Mas para podermos organizar-nos e administrar esse tempo, necessitamos priorizar as atividades de estudo no dia a dia. Entretanto, não esqueça que o excesso de atividade não nos ajuda a crescer, logo, não vá pensando que tem que estudar 24h por dia, estamos falando aqui de organização e equilíbrio. Em nosso programa de coaching, por exemplo, elaboramos um ciclo de estudos para cada aluno, levando em consideração seu perfil cognitivo e tempo disponível.

 4 – VENCER OU VENCER: Este hábito é assim denominado porque exige um trabalho colaborativo entre o estudante e sua própria mente. Isso não quer dizer que se você ganha algo, o outro deve perder, ou que o erro não é admitido, somente a vitória. Muito pelo contrário, este item nos provoca a pensar positivamente sobre o nosso rendimento, sobre o processo de estudo e principalmente em relação à nossa meta.

Dificilmente alguém que fica dizendo que não vai dar conta de estudar, consegue realmente dar conta, este tipo de atitude é o que se denomina auto sabotagem da mente. Desta forma, controle o seu mindset (modo de pensar/mentalidade), afim de desenvolver uma mentalidade de crescimento progressivo, focando nos resultados almejados, mas sem esquecer do processo necessário para se alcançar esse objetivo.

5 – COMPREENSÃO: Este tópico trata da importância de nos desarmarmos da autocrítica, que sejamos mais empáticos com o nosso processo e com os outros ao nosso redor, assim evitamos estresse e frustrações, sintomas tão presentes na vida de grande parte dos concurseiros.

6 – SINERGIA: O processo de entendimento e valorização das diferenças existentes entre as pessoas ou as coisas, possibilita a criação da sinergia, que permite descobrir novas possibilidades, e evitar a estagnação nos estudos. Portanto, se mantenha sempre conectado com o seu objetivo – a APROVAÇÃO!

 

“A sinergia é a essência da liderança baseada em princípios. Ela catalisa, unifica e libera os poderes existentes dentro das pessoas.

– Stephen. R. Covey

7 – AFINANDO O INSTRUMENTO: Para poder manter todos estes hábitos, o seu instrumento de estudo deve levar em consideração você mesmo, tendo em vista todas as dimensões que são da própria natureza humana: físico, espiritual, mental e socioemocional. Costumo dizer, neste caso, para o aluno não deixar de cuidar do seu corpo – atividade física é extremamente importante durante a fase de preparação.

Ademais, a prática de exercícios regulares é considerada um hábito angular, ou seja, ela consegue desenvolver outras rotinas saudáveis, como por exemplo, a espiritual, a mental e a socioemocional.

 NÃO SE SUBESTIME!

Para obter alta performance em um concurso público, por exemplo, você precisa entender e parar de subestimar o processo de aprendizagem de um conhecimento novo. Entenda que tudo é uma questão de processo, ou seja,  leva tempo para se chegar em um determinado lugar. Logo, o aluno concurseiro precisa focar em seus objetivos, tendo em mente que o caminho não é fácil, haverão pedras neste caminho (e muitas), mas, com certeza, a aprovação vale muito a pena! A peça chave é a resiliência e a persistência no objetivo almejado.

O principal ponto a ser destacado para a obtenção de um rendimento significativo em nossos estudos é, antes de mais nada, trabalhar com a nossa realidade, reconhecer que a meta pretendida só se adquire com disciplina e, muitas vezes, a médio/longo prazo. Pode ser que apareça a vontade de desistir, bata o cansaço, etc.

A alta performance está no foco daquilo que você controla.  Lembre-se sempre de ter o controle sobre os seus estudos e o gerenciamento do seu tempo – tempo de dedicação –, só você pode controlar a sua preparação!

Controle o seu ambiente de estudos!

Controle o seu material!

Controle o seu Mindset!

Controle o seu planejamento!

Para um maior entendimento destas questões, gosto de citar como exemplo os atletas de alto rendimento, eles praticam atividades físicas de caráter competitivo, não somente com seus concorrentes, mas, principalmente, consigo mesmos, com o objetivo de alavancar seu desempenho. É desta maneira que um aluno deve pensar e agir, não só pensando na concorrência, mas na sua própria evolução como concurseiro.

A tão almejada aprovação em concurso público não se adquire através de atalhos. Assim como os atletas, devemos treinar, superar nossos limites, competir quantas vezes forem necessárias e aprender com as vitórias e também com as derrotas.

Lembre-se:

“Quando desistir NÃO é uma opção, o SUCESSO é inevitável”.

 

Um abraço e bons estudos!

Glesler Maldonado

Coach Estratégia Concursos

Obs.: Quer conhecer um pouco mais sobre nosso programa de coaching e aprender sobre técnicas de estudo, sobre como aumentar sua produtividade e absorção do conteúdo estudado, de como manter a motivação, determinação e disciplina? clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá, Rangell, essa pergunta é muito interessante e sua resposta é muito individual. Temos que analisar cada caso. Teríamos que responder a várias perguntas, como por exemplo: para qual concursos está se preparando (nível e carga de estudo), qual sua base nas disciplinas (pelo menos referente às matérias do núcleo comum da área), tempo disponível. Enfim, são diversas as variáveis, mas uma das principais seria, sem dúvida, a questão de ter autorização ou edital na praça, pois, nesse momento, precisamos abdicar de mais coisas do que de costume, inclusive férias e viagens, revertendo todo tempo disponível para a preparação de reta final. É pesado, mas no final, Sempre Vale a Pena!! Espero ter ajudado. Abs.
    Glesler Sales Maldonado em 01/12/18 às 09:57
  • Olá, Evaldo, Muito obrigado pelas palavras, pode ter certeza que significam muito pra mim! Força nos estudos!! Abs
    Glesler Sales Maldonado em 28/11/18 às 16:28
  • Oi, Rose. Parabéns por esta grande atitude de voltar aos estudos. Logo você será recompensada! Abs.
    Glesler Sales Maldonado em 28/11/18 às 16:23
  • Olá, Jaque! Que bom, fico muito feliz :) Logo você alcançará seus objetivos.
    Glesler Sales Maldonado em 28/11/18 às 16:16
  • Obrigada Glesler, por este artigo motivador e encantador! Ler sua matéria melhorou muito o meu dia de estudos e me deu forças para continuar na luta.
    Jaqueline em 28/11/18 às 10:55
  • O melhor artigo que já li aqui no Estratégia por um coaching, não que os outros não são assim tão bons, mas este..... é o show de bola mesmo!
    Evaldo Paulino em 27/11/18 às 10:22
  • Muito obrigada pelo artigo. Estou iniciando os estudos para o concurso do INSS. Faz dois anos que parei de estudar, recomeçar é um grande desafio, seu texto ajudou-me!!! Grata.
    Rosemary Moraes em 27/11/18 às 06:40
  • Glesler, eu atualmente sou concursado, passei num concurso fora das vagas e fui chamado, e estou retomando os estudos esse ano , abdiquei de várias coisas e estou pondo em prática várias dicas, porém se tem algo que me ajuda muito são minhas férias e viajar, o que não tinha praticamente antes desta aprovação...como lidar neste caso? Estou confuso sem saber se estou fazendo o certo nos outros meses do ano ou devo abdicar mesmo desse "prazer".
    Rangell em 26/11/18 às 19:40
  • Muito obrigada mesmo por essa matéria maravilhosa, são pessoas como você, que nos deixam um pouco mais firme em em nossa longa jornada.❤
    Íris em 26/11/18 às 19:17