Artigo

Confira 5 possíveis temas da prova discursiva PF/2021

Fique por dentro das 5 sugestões de temas para a prova discursiva PF/2021, propostas no presente artigo, com temas atuais que têm grande probabilidade de ocorrência na prova discursiva.

Olá, futuros servidores, tudo bem?

Apesar da surpresa a respeito do adiamento do concurso da Polícia Federal, não é motivo para o desânimo, agora o momento é de aproveitar esse tempo e dar mais gás nos estudos e, a ideia aqui é prepará-los para a prova, dissertativa ou discursiva, que está prevista no edital.

Esse tipo de avaliação tem a finalidade de determinar quais as habilidades que o candidato possui quando da exposição de seus conhecimentos sobre determinado assunto do conteúdo programático do edital.

Assim também, é uma maneira de testar o candidato quando tiver que solucionar possíveis situações enfrentadas no exercício do cargo público almejado.

No edital do concurso, não está citado expressamente o tipo de produção textual que pode surgir na prova: questão discursiva ou estudo de caso.

Apesar disso, mesmo que o edital não apresente expressamente essas duas hipóteses ou formas, consideramos que o candidato deve compreendê-las.

Dado que não foram raras as vezes que a banca mencionou no edital que cobraria um “texto dissertativo” ou uma “redação dissertativa” e, na hora “H”, apresentou uma “questão discursiva” ou um “estudo de caso”.

Para melhores esclarecimentos quanto as estruturas dos textos nas provas discursivas, indica-se os cursos específicos voltados para o concurso da PF de 2021, no nosso portal do Estratégia Concursos.

Sem mais delongas, vamos às propostas dos temas para a prova discursiva PF/2021, de grande relevância com grande probabilidade de serem apresentados na prova da PF/2021.

Confira 5 sugestões de temas para a prova discursiva PF/2021
Temas discursiva PF/2021

1° TEMA: CRISE HUMANITÁRIA MIGRATÓRIA – TEMAS DISCURSIVA PF/2021

Guerras, perseguições, violação aos direitos humanos, crise econômica, política, ideológica e pobreza incapacitante são algumas das causas desencadeadoras do crescente movimento migratório no mundo. Dados da ONU revelam a existência da maior crise humanitária no mundo após a segunda guerra. Stephen O’Brien, subsecretário-geral da ONU para assuntos humanitários, declarou que “em nenhum momento no passado recente tantas pessoas precisaram de nossa ajuda e solidariedade para sobreviver”.

No dia 25/05/2017 o Brasil publicou a Lei n 13.445/2017, a qual regulamenta o processo migratório brasileiro.

Para alguns, a lei representa um avanço, pois o Estatuto do Estrangeiro, Lei 6.815 de 1.980, que regia a situação migratória no país, teve sua origem no período de regime militar, portanto, incompatível com a atual Carta Republicana de 1.988.

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo com o seguinte tema:

A POLÍTICA MIGRATÓRIA BRASILEIRA NO CONTEXTO DA CRISE HUMANITÁRIA VENEZUELANA

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

– A atuação do Estado brasileiro e seu dever de efetivar direitos sociais aos refugiados da Venezuela;

Qual o papel da Polícia Federal frente à crise migratória;

– Proponha ações que poderiam ser tomadas pelo Governo Federal frente a crise migratória.

É fato notório que a República Bolivariana da Venezuela, a partir do ano de 2014, enfrenta, novamente, crise política e econômica que reflete no bem-estar social do país, diante disso, muitos buscaram refúgio no Brasil, que faz fronteira com o país. Nos últimos anos a crise humanitária vivida pela Venezuela ganhou destaque no mundo inteiro.

Por ser um fato atual, além de também estar previsto no edital a Lei de Migração, deve-se dar especial atenção ao tema proposto.

2° TEMA:  CRIMES CIBERNÉTICOS – TEMAS DISCURSIVA PF/2021

Crime cibernético é uma atividade criminosa que tem como alvo ou faz uso de um computador, uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede.

Não todos, mas a maioria dos crimes cibernéticos é cometida por cibercriminosos ou hackers que querem ganhar dinheiro. O crime cibernético é realizado por pessoas ou organizações.

Alguns cibercriminosos são organizados, usam técnicas avançadas e são altamente capacitados em termos técnicos. Outros são hackers novatos.

Raramente o crime cibernético visa danificar os computadores por outros motivos que não o lucro. Nesses casos, os motivos podem ser pessoais ou políticos.

Os crimes cibernéticos que usam computadores para cometer outros crimes podem envolver o uso de computadores ou redes para disseminar malware, informações ilegais ou imagens ilegais.

Texto disponível em: https://www.kaspersky.com.br/resource-center/threats/what-is-cybercrime

Considerando que o texto precedente tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir:

– Fale sobre o papel da Polícia Federal como órgão organizado e mantido pela União, de acordo com o texto constitucional;

Quais as esferas de crimes são de atribuição da Polícia Federal investigar;

Discorra sobre alguns crimes praticados pela rede de computadores, que envolvem a Polícia Federal no contexto internacional.

Apresente sugestões de implantação de ações e(ou) projetos que possam contribuir para a solução de crimes virtuais.

O tema proposto engloba os aspectos das atribuições da Polícia Federal no campo de atuação, nesse caso é importante o candidato estar por dentro das competências e os encargos delegados ao Departamento de Polícia Federal.

Quanto aos crimes cibernéticos, atualmente a sociedade vive inteiramente ligada a rede mundial de computadores, a tecnologia oferece recursos bem vantajosos, porém, apesar das recompensas há também os malefícios por consequência.

Estelionatos, furtos, pedofilia, perseguição, ameaça, calúnia, racismo, terrorismo, dentre outros, são alguns dos inúmeros crimes que hoje são praticados virtualmente.

A polícia federal tem atuado fortemente no combate à produção, venda e distribuição de pornografia infantil, pois há grande número de denúncias dos crimes de pedofilia na internet ao longo da pandemia.

É interessante o candidato estar por dentro das operações realizadas pela PF, no site do Governo Federal é possível encontrar algumas delas. 

3° TEMA: SEGURANÇA PÚBLICA E POLÍTICAS PÚBLICASTEMAS DISCURSIVA PF/2021

A segurança pública pode ser definida como um meio para que o Estado garanta o direito fundamental dos cidadãos de viverem em sociedade de forma pacífica. Para tanto, o Estado presta serviços e elabora políticas públicas com essa finalidade. Segundo o art. 144 da Constituição Federal, “a segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”.

Já em relação à execução da política de segurança pública, há repartição de competências entre a União e os estados. O sistema policial brasileiro rege-se pelo disposto no art. 144 do texto constitucional, que estabelece que a segurança pública será exercida por meio dos seguintes órgãos:

Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares e corpos de bombeiros militares.

https://politicaspublicas.almg.gov.br/temas/seguranca_publica/entenda/informacoes_gerais.html?tagNivel1=302&tagAtual=302

Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.

SEGURANÇA PÚBLICA: POLÍCIA E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ao elaborar seu texto, faça o que se pede a seguir.

– Disserte a respeito da segurança como condição para o exercício da cidadania;

– Dê exemplos de ação da Polícia Federal no combate aos crimes da sua esfera de competência;

– Dê sugestões de aprimoramento da PF contra a repressão criminal.

O tema apresentado em sua essência é atemporal, pois a segurança pública sempre foi algo discutido em todas as esferas do poder público e na sociedade, não importando a época.

O papel da polícia está intrinsicamente voltado para a proteção do cidadão e seus bens, no caso da Polícia Federal, ela é responsável pela apuração dos atos contra a ordem política e social em nível nacional como, por exemplo, o combate ao terrorismo.

Deste modo, é um tema em que o candidato deve ter grande afinidade, pois o tema em questão tem grandes chances de ser cobrado na prova discursiva da PF/2021.

4° TEMA: VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA VULNERÁVEIS

O número de denúncias de violações contra pessoas socialmente vulneráveis registradas no Portal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos cresceu no último mês, após o anúncio de regras para o combate à pandemia do novo coronavírus, como o isolamento social, por parte de autoridades sanitárias dos governos estaduais e da União. Os dados constam no relatório da ouvidoria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Após o dia 18 de março de 2020, foram contabilizadas 5.256 queixas em todo o país. O pico foi registrado no dia no dia 23 de março, quando foram feitas 751 denúncias. A maioria dos casos é relativa a ataques contra pessoas socialmente vulneráveis (3.469) ou em restrição de liberdade (797). Idosos, crianças e pessoas com deficiência somam 1.028 ocorrências. Em outras 909 denúncias, foi detectada a relação de trabalho entre o agressor e a vítima.

https://noticias.r7.com/brasil/violencia-contra-vulneraveis-cresce-durante-a-pandemia-da-covid-19-13042020

Considerando que os fragmentos de texto apresentados têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo com o tema:

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA VULNERÁVEIS

 No seu texto, aborde, necessariamente:

–  Violência doméstica contra crianças e adolescentes;

Violência doméstica contra mulheres;

– A pandemia da Covid-19 como circunstância agravadora para as vítimas da violência doméstica.

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, mulheres passaram a ficar 24 horas em casa, muitas vezes, com seus agressores.

Tal fato elevou potencialmente o número de violência doméstica e familiar contra a mulher, crianças e, também, idosos.

A violência doméstica é um tema notadamente relevante em tempos de pandemia, em primeiro lugar, porque a conjuntura socioeconômica atual tende a aumentar.

A perda de empregos decorrente da crise afeta especialmente mulheres, que se concentram no setor de serviços mais afetado pela crise.

A violência doméstica pode ser um dos temas da prova discursiva da PF/2021, por ser super atual e a cada momento surgem novos capítulos, por isso, deve-se dar especial atenção à situação que ainda está vigente.

5° TEMA: CRIMES AMBIENTAIS

Belém/PA – A Polícia Federal realiza junto com a Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional, Exército Brasileiro e Ibama a continuidade da OPERAÇÃO VERDE BRASIL II. A operação visa o combate ao desmatamento ilegal e tem ponto de fiscalização em diversas regiões do sul e sudeste do Pará.

O objetivo é analisar o material transportado, a origem e a documentação pertinente. A operação ocorrerá pelos próximos dias e por tempo indeterminado, além da alteração dos pontos de fiscalização.

Os caminhões flagrados realizando o transporte de forma irregular serão encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Marabá. Já os motoristas serão enquadrados pela prática de crime ambiental.

http://www.pf.gov.br/imprensa/noticias/2020/06-noticias-de-junho-de-2020/pf-em-acao-conjunta-da-continuidade-a-operacao-verde-brasil-ii

Considerando o texto acima como meramente motivador, redija uma dissertação abordando os seguintes aspectos:

– Fale acerca dos crimes ambientais que mais afetam o meio ambiente;

– Discorra sobre as operações da Polícia Federal junto com os parceiros no combate aos crimes ambientais;

– Cite quais procedimentos podem ser realizados para inibir as ações dos criminosos ambientais.

Considerações Finais 

Chegamos ao fim do nosso artigo com as propostas de temas para a discursiva do concurso da PF/2021, assim, esperamos que façam bom proveito do conteúdo.

Não deixem de acompanhar o site do Estratégia Concursos, estamos diariamente atualizando-o com artigos e notícias importantes para os estudos.

Até a próxima, estrategistas!

Quer saber tudo sobre concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anosASSINE AGORA

Agora, confira as vagas e oportunidades dos concursos 2023 navegando através do índice abaixo:

Concursos e vagas previstas para 2023:


Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.