Artigo

Minha trajetória até o ICMS/SP

Olá AMIGOS(AS) concurseiros(as) !

Meu nome é Diego Cezario, Agente Fiscal de Rendas do Estado de SP e Coach aqui no Estratégia Concursos. Sou formado em Engenharia de Produção Mecânica e vou contar a minha trajetória de estudos.

Em 2002, no meu primeiro ano de faculdade, com algumas dificuldades para custear meus estudos, prestei concursos públicos para o cargo de escriturário do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Fui aprovado em ambos e fui nomeado e empossado no BB.

Sempre gostei de desafios e após dois anos percebi que ali eu não conseguiria atingir o que pretendia. Pedi exoneração do cargo e ingressei em uma grande firma de auditoria contábil. Devido à crise econômica dos anos de 2008/2009 a firma realizou cortes de pessoal. Fiquei extremamente decepcionado, pois vi que alguns com menos capacidade e comprometimento ficaram, enquanto eu fui demitido em meados de 2009.

Como havia concluído minha graduação em 2008, decidi então prestar concursos públicos de nível superior. Concursos onde, além de poder me sentir realizado profissionalmente, oferecessem uma remuneração compatível com suas atribuições. Optei, então, pela área fiscal.

Área Fiscal

Em 2009, iniciei em maio os estudos para o concurso do ICMS/SP daquele ano. Como havia acabado de sair da faculdade e de uma firma de auditoria contábil, não dei a devida atenção às disciplinas de contabilidades geral, de custos e auditoria. Eu achava que ainda estava “quente” na memória. Com 3,5 meses de estudo me faltaram 20 pontos naquela prova (o que representava uma infinidade de candidatos). Ali criei certa fissura por esse cargo.

Em abril de 2010 prestei o concurso de Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas da SEFAZ/SP. Fui aprovado, mas por questões jurídicas só fui nomeado algum tempo depois. A partir deste certame, meus estudos tiveram pouca qualidade. Eu prestava qualquer concurso que aparecia cujas matérias fossem semelhantes à do ICMS/SP (meu objetivo principal).

Sabe pessoal, eu sempre fui considerado inteligente e vocês sabem o que isso significa na maratona de concursos: NADA!!!! Eu precisava de disciplina, organização e o “inteligente” aqui sempre usou a lei do mínimo esforço… Quando eu começa a tentar me organizar via que gastava mais tempo me organizando do que efetivamente estudando. Pensei: “bem que alguém poderia fazer isso para mim…”.

Acompanhamento profissional

A partir de 2011 eu contratei um serviço de acompanhamento e direcionamento de estudos para me auxiliar.  Prestei a prova do ISS/SP naquele ano, mas não passei.  No dia seguinte a essa prova eu já estava com o material pronto para estudar para o ICMS/SP que se aproximava.

Com muita dedicação, seguindo as orientações que me eram passadas, consegui manter um ritmo regular de estudos.

Fui aprovado no concurso que sempre sonhei e exerço o cargo que eu escolhi.

Saibam que na minha fase de concurseiro eu adotava o seguinte lema: Play hard, or get a miserable job. Recomendo que façam o mesmo, com muita dedicação e disciplina!

Estou aqui para ajudar você a também alcançar seu objetivo, sua nomeação, sua vitória!

Contem comigo.

Um grande abraço.

Diego Cezario

Coach Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • […] experiência pessoal pela qual passei (algumas vezes) enquanto estava aí, deste lado da tela. Eu já escrevi que, por eu nunca ter sido muito exigido nos estudos durante boa parte de minha trajetória de […]
    O que te move? em 20/09/16 às 07:36
  • […] Prof. Diego Cezário, coach do Estratégia Concursos e Auditor Fiscal do Estado de São Paulo, informo, em primeiríssima mão, que a procurada formula do sucesso é, quem diria, uma simples […]
    A fórmula do sucesso para ser aprovado em concurso público em 09/09/16 às 08:56
  • Meus parabéns Diego! Sou funcionário do Banco do Brasil e estudo para área fiscal, gostaria de saber em sua trajetória qual era sua média semanal líquida de estudos no ano de 2012, por exemplo, se era de 25-30 horas ou 30-35 horas ou mais que isso, quanto era? Muito obrigado!
    Eric em 30/08/16 às 19:33
  • Prezado Renato! A motivação e a disciplina que busca, quando bem utilizadas, certamente te levarão ao cargo que você deseja! Um abraço!
    Diego Cezario em 24/08/16 às 10:32
  • Olá Marques! O capital humano da SEFAZ/SP é, ouso dizer, o melhor do país! Há algum movimento para que ocorra alguns ajustes na carreira e após isso o caminho estará preparado para novos concursos. Mesmo assim, Marques, não recomendo que você coloque todos os ovos na mesma cesta. É necessário, primeiro, que você tenha o conhecimento das disciplinas mais pesadas do edital e isso vai fazer com que você esteja preparado para qualquer bom concurso fiscal que aparecer. Em suma, vai adiando o machado! Não deixe de estudar nunca. Um abraço Diego Cezario Coach / Estratégia Concursos
    Diego Cezario em 24/08/16 às 07:50
  • Parabéns pela trajetória Professor, ICMS SP também é minha fissura há anos, rsss. Apesar do arroxo salarial que a categoria parece estar passando, considero ainda um cargo dos sonhos. Aproveitando este espaço, há alguma previsão de concurso para este cargo em algum horizonte próximo? Obrigado
    Marques em 23/08/16 às 18:33
  • Que post excelente professor! Que exemplo de perseverança e determinação, espero que essa energia se propague em todas as direções e alcancem alunos como NÓS, que buscamos uma vaga tão sonhada num concurso público de alto nível. Obrigado pelo apoio e motivação prestado neste belíssimo depoimento! Att. Renato Pinto
    RENATO PINTO em 23/08/16 às 15:58