URGENTE - Recurso Auditoria TCE-SC
Concursos Públicos

URGENTE – Recurso Auditoria TCE-SC

Olá, pessoal,

Nos meus comentários sobre as questões da prova de Auditoria TCE-SC, me ative à correção do gabarito preliminar apresentado pelo CESPE, com o que concordo:

Prova de Auditoria TCE-SC comentada

Entretanto, a meu ver, a questão 29 tratou de tema não constante do edital, o que, por si só, justificaria sua anulação.

Assim, segue sugestão de argumentação a ser utilizada em eventual recurso, com as adaptações que julgarem necessárias.

O tempo é curto, por isso não foi possível um aprofundamento maior.

Abraços e bom recurso.

Conhecimentos BÁSICOS para todos os cargos

Questão 29:

“O item aborda, de forma detalhada, o tema “papéis de trabalho”, mais especificamente em relação à propriedade dessa documentação de auditoria.

Entretanto, o assunto em questão não consta de forma expressa no edital do concurso – EDITAL Nº 1–TCE/SC, de 17 de dezembro de 2015, que detalha o tópico “Auditoria Governamental” da seguinte forma:

“1 – Conceito, evolução.

1.1 – Auditoria interna e externa: papéis.

2 – Normas de Auditoria do TCE-SC.”

Importante esclarecer que o item 1.1 trata dos papéis da Auditoria interna e externa no sentido de suas finalidades, não sendo referência, por óbvio, aos papéis de trabalho produzidos em suas auditorias.

Assim, considerando que o edital do concurso vincula a Administração quanto ao que deve constar do enunciado das questões da prova, pede-se a anulação do item.”

Posts Relacionados

Claudenir Brito

Claudenir Brito

Auditor Federal de Finanças e Controle do Ministério da Transparência e da Controladoria-Geral da União - CGU. Atualmente exerce o cargo de Secretário Executivo Adjunto no Ministério da Justiça, e é o Presidente do Conselho Nacional de Combate à Pirataria - CNCP. Aprovado em 15º lugar no concurso da CGU de 2008, promovido pela ESAF. Graduado em Direito (UNIP) e em Ciências Militares (AMAN). Oficial da reserva do Exército Brasileiro, pós-graduado em operações militares. Professor de Auditoria desde 2010 em cursos preparatórios para concursos e cursos corporativos em Brasília, no Rio de Janeiro e em Salvador, e professor do site Estratégia Concursos. Foi Auditor-Chefe da Auditoria Interna do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT, membro da Comissão de Coordenação de Controle Interno do Poder Executivo Federal - CCCI - e Diretor de Riscos, Controles e Conformidade da Secretaria do Tesouro Nacional – STN. Foi membro do Conselho Fiscal do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO; da empresa FURNAS Centrais Elétricas S.A; e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal - TERRACAP. Autor da obra Auditoria Privada e Governamental - teoria de forma objetiva e mais de 500 questões comentadas (Ed. Impetus, 3ª edição), em co-autoria. Possui duas certificações internacionais: Certified Government Auditing Professional (CGAP) e Certification in Control Self-Assessment (CCSA), emitidas pelo IIA (The Institute of Internal Auditors), instituição da qual é membro efetivo. Na CGU, atuou durante muitos anos na área de Operações Especiais da Secretaria Federal de Controle Interno – SFC, participando do planejamento e da execução de trabalhos em conjunto com órgãos como a Polícia Federal, o Ministério Público e a Receita Federal.

Veja os comentários:

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados