Artigo

Como ir do “zero” à aprovação

COMO IR DO “ZERO” À APROVAÇÃO?

A experiência de vida e o concurso. Por que o estudante popular tem qualidades que faltam ao “caxias” na aprovação? Saiba quais os principais passos para ser aprovado em concurso público.

msg do estratégia.

 

Cursos do Professor Gabriel Borges, clique neste link

Quinta,11 horas,

Cara leitora e caro leitor, esta mensagem é para você que não tem aquela certeza absoluta de qual concurso tentar, ou sequer se deve, realmente, prestar concurso. Estudou, formou-se e ainda hoje se pergunta: É isso, de fato, que quero?

Atenção! Você pode estar muito mais próximo da aprovação do que imagina!

Em primeiro lugar, devo dizer que concurso público não é coisa exclusiva dos melhores alunos da turma. O ser humano tem imensurável capacidade de apreender informações nas interações sociais, batendo papo mesmo. As interações com as pessoas conferem conhecimento e maturidade emocional, todavia dispersam o foco na leitura. É como um cobertor curto, quando se interage mais com os outros, tende-se a dedicar menos tempo aos estudos, e vice-versa, mas a regra comporta exceções. Nessa visão binária, minha revelação para você é a seguinte: os dois tipos de estudantes têm qualidades relevantes para alcançar a aprovação, tanto o focado quanto o popular!

Podemos sintetizar dois perfis de candidatos que passam em concurso: 1) do estudante que focou numa única área do conhecimento, estudou uma mesma matéria durante muito tempo; e 2) do estudante que navegou por diferentes campos do saber, namorou, paquerou, viajou, viveu. Se você se identifica com o segundo perfil, saiba que este artigo é para você. Todavia, se seu perfil é o do primeiro grupo, não recomendo a leitura do artigo. Volte à sua rotina de estudos e parabéns pelo seu foco!

Cara amiga e caro amigo do segundo grupo, sua aprovação é questão de tempo, mas também de dedicação. Essa é a notícia quase boa! A notícia boa, de fato, é que sua experiência de vida lhe será favorável na prova discursiva, além disso, diante de uma questão que envolva análise interpretativa madura, você tenderá a sair-se muito bem, melhor até que o amigo(a) caxias que se senta na primeira fileira e alcança total nas provas. O melhor aluno nem sempre passará em concursos! Até porque, “treino é treino, e jogo é jogo”.

Antes que me perguntem, considero-me integrante rotativo dos dois grupos. Durante parte de meu percurso fui grupo 1, outra parte, fui grupo 2, e estou sempre mudando. Mas gosto, mesmo, é do grupo 2! O grupo 2 conferiu-me criatividade, conhecimento por atalhos. A meu ver, a pessoa com alma aventureira – que Sérgio Buarque de Holanda me perdoe – tem um elevado poder de síntese. Chega aos resultados pretendidos por atalhos.

Dúvida: Como assim, Professor Gabriel?

Por favor, peço-lhe para não me chamar de professor, porque minhas confidências, agora, são de amigo. A maturidade emocional vem da experiência de vida, e o poder de interpretação de normas ou de textos, também. A característica da empatia (condição de colocar-se no lugar do outro) é mais comum a quem aprendeu mais de um, ou vários, idiomas… viajou, conversou com gringos na gringa!… ou, por extensão, a quem ouviu histórias, dialogou na porta de casa com o vizinho, socorreu o próximo.

Então, não se cobre demais se seu tempo de estudo, até os dias de hoje, não foi satisfatório; sua experiência de vida é, também, essencial à sua aprovação. Não se cobre demais se você é formado (por exemplo) em arquitetura, geologia, ciências agrárias, ou qualquer outro curso que aparentemente não guarda relação direta com o cargo que você quer. Não se cobre demais se você curte balada e baladou muito nos últimos anos.

Ufa, Gabriel… bom saber. Então, posso continuar na balada? 

Não. Essa é a questão sobre a qual temos de refletir.  A balada quase diária não ajuda, mas aquela de final de semana/uma vez por semana, talvez. Serve até para renovar o vigor com os estudos! A rotina de candidato a cargo dos sonhos, por exame de mérito (vulgo concurso), pressupõe abdicação. Parece ruim, mas não é. Pense que você terá mais informações para conversar com os amigos e poderá cantar sua gata ou gato com a frase: “a tutela antecipada se distingue da cautelar por seu caráter de satisfatividade”. Rsss. Não faça isso! Foi só pra descontrair!

A parte boa de estudar com afinco é que você sentirá o prazer de se informar sobre assuntos de seu interesse. As doses cavalares de estudo são inevitáveis para a aprovação, mas podem ser prazerosas. Sempre adotei, em minhas leituras, o modo alternado: uma matéria a cada 1h30 ou 2h00. Assim, sentia-me renovado ao modificar a leitura de Direito Internacional pela de Direito Administrativo, por exemplo. Depois do estudo ininterrupto por 3h00 ou 3h30 costumava fazer uma pausa para o café.

Agora que você sabe da importância de organizar seus estudos, vai outro bizu valioso: escolha o cargo para o qual irá estudar com base em suas aptidões e interesse. Aprenda a verdadeiramente querer o cargo que escolheu, leia sobre ele, pesquise as atribuições, sonhe com o cargo almejado, imagine-se aprovado. Faça simulados, identifique potencialidades e fraquezas, converse com os concorrentes e se compare a eles. O concorrente é seu malvado favorito: adversário e parceiro de estudos, indique material a ele, converse sobre os livros e as apostilas que leu… e surpresa! Seja solidário! Ao ajudar seu concorrente, acredite, você cresce também.

Basicamente, não há segredo para passar em concursos, mas há muitas dicas que podem auxiliá-lo no ganho de produtividade, cuja medida se apresenta pelo acúmulo de conhecimento por hora de estudo. Seguem mais algumas dessas dicas nas próximas linhas!

O dado que quase antecipamos é importante, a produtividade não se mede pelo número de páginas lidas, mas pelo conhecimento acumulado. Uma nova dica aqui: quando se tratar de seu primeiro contato com a matéria, busque número de páginas, devore livros… Leia muito em pouco tempo! Mas, se já fez isso e está familiarizado com o vocabulário daquele campo do conhecimento, busque menos a quantidade e mais a qualidade. Sentiu-se cansado, recorra às videoaulas. Estude quantas horas por dia puder, sem ficar estafado. Descanse, assista a um filme, divirta-se quando perceber que não assimila mais a matéria. Porém, se estiver na reta final, dê seu máximo. Tire férias e dedique-se ao estudo, depois de aprovado suas férias que seriam desfrutadas na casa da “Tia Amélia”, serão recompensadas por férias em Cancun ou nos alpes suíços, e a “Tia Amélia” poderá viajar com você.

Considero reta final o interstício entre a publicação do edital e a realização da prova, normalmente, de dois meses. Não se iluda, este é o momento mais importante dos estudos. Uma reta final bem sistematizada é decisiva para a sua aprovação. Estude nos finais de semana, reduza as idas à academia de 5 para 1 ou 2 vezes por semana. E essencial: durma bem e se alimente bem! O entendimento da matéria demanda boas noites de sono.

Em síntese, podemos considerar estes passos como os mais relevantes para a aprovação no concurso dos seus sonhos.

Os seis passos para a aprovação:

1. Escolha a carreira e sonhe, verdadeiramente, com sua aprovação;

2. Converse com os concorrentes;

3. Faça simulados e identifique suas potencialidades e fraquezas;

4. Seja solidário e converse sobre os estudos;

5. Programe seus horários e seja disciplinado, mas se estiver cansado de estudar se permita fazer atividades de lazer;

6. Dedique-se com o máximo empenho nos dois meses que antecedem a prova!

Depois é só correr para o abraço e me comunicar, porque sua conquista será aplaudida e celebrada por todos nós!

Grande abraço e bons estudos,

Professor Gabriel Borges*

Cursos do Professor Gabriel Borges, clique neste link

facebook.com/professorgabrielborges

*Gabriel Borges é Consultor Legislativo do Senado Federal e leciona Direito Processual Civil.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Gostei do artigo professor, e me incluo na categoria 2 rsrsrs, hoje com mais foco por estar com o tempo mais disponível aos estudos.
    Luciana R Braga em 22/04/16 às 17:23
  • Muito bom! Animador!
    Cristiane em 21/04/16 às 20:17
  • Parabéns pelo artigo, Gabriel! Esse mundo dos concursos é muito complicado, e artigos como o seu nos ajudam a recobrar o ânimo. Obrigada!
    Talita em 21/04/16 às 16:53
  • ótimo artigo, Parabéns pela simplicidade de direcionar a ideia!
    Rozi em 21/04/16 às 15:45
  • Rodolfo, obrigado por seu comentário. Não me esqueci não! Este de hoje também foi pagando promessa. Abraços e bons estudos!
    Gabriel Borges em 21/04/16 às 13:25
  • Olá, bom dia Gabriel, obrigado por mais um excelente artigo, haa é estou esperando aquele especial sobre os principais tipos de discursivas para camara e senado
    Rodolfo Pereira em 21/04/16 às 10:43