Artigo

Revisão – 10 coisas que você não deve fazer ao estudar

Você tem dificuldades na hora de fazer a sua revisão para concurso público? Aprender com os erros mais comuns também é uma forma muito importante de aprendizado. A revisão é parte essencial do processo de preparação e não deve ser negligenciada, mas é preciso estar atento a certos detalhes para que ela não seja em vão. Veja a seguir 10 coisas que você não deve fazer em sua revisão para concurso público e tenha resultados ainda melhores.

revisão

1) Revisar apenas o que você ainda não dominou

Todo o conteúdo deve ser revisado (e mais de uma vez) e não apenas aquilo que ainda você não dominou. O ideal é fazer a revisão de maneira planejada e sistemática. Por isso, ter um método de estudo (como o Ciclo de Estudos, por exemplo) ajuda a organizar todas as fases, inclusive a da revisão. A fase da revisão é posterior ao entendimento do conteúdo, ou seja, é preciso dominá-lo para seguir em frente e testá-lo ou revisá-lo.

2) Revisar apenas o que você já sabe

Ao contrário do erro acima, revisar apenas o que você já sabe, deixando de lado o conteúdo que ainda não dominou, é um erro. Claro que é sempre importante, como disse, apenas fazer a revisão quando tem o entendimento sobre a matéria. Mas todo o conteúdo deve ser repassado. Se ainda não dominou um assunto, retorne a ele.

3) Esperar muito tempo para revisar

Os especialistas em neurociência afirmam que sempre que você aprende uma matéria, a revisão deve ser feita em período próximos a isso – por exemplo, revisar no mesmo dia, no dia seguinte, na semana e sempre que precisar. Não deixe acumular matéria para depois revisar e revise-a mais de uma vez em prazos sequenciais.

4) Criar resumos extensos

Muitas pessoas fazem a revisão para concursos públicos por resumos. Não é a única ferramenta usada para realizar a revisão, como veremos. O problema é que criar resumos muito grandes ou desconexos.

5) Não fazer a divisão da matéria para a revisão para concurso público

Tudo exige planejamento e o seu processo de estudo para concurso público também. O próprio edital é dividido por matérias e assuntos diversos. Dentro destas matérias, há ainda temas variados. Ao dividir o conteúdo por tópicos, você terá mais facilidade na hora de estudar e de revisar.

6) Não planejar o seu horário

Novamente sobre o planejamento, é importante criar um cronograma de estudos e dedicar à revisão um horário adequado, o suficiente para que dedique-se à tarefa com tranquilidade.

7) Não fazer anotações

Ao revisar, é muito comum o concurseiro fazer anotações e destacar trechos no conteúdo ou nos resumos na hora da revisão. É uma prática bastante indicada, que ajuda o cérebro a fazer associações.

8) Não utilizar diferentes fontes para a revisão

Como falamos, o resumo é uma ferramenta muito comum para efetivar a revisão. Mas não é a única. É possível utilizar ainda os exercícios feitos e corrigidos, mapas mentais, o conteúdo original, vídeos, podcasts, entre outros recursos.

9) Não ter foco e se entregar à revisão

A hora da revisão é exclusiva. Não misture a revisão para concurso público com outras atividades. Tenha foco também nos assuntos que devem ser revisados conforme o seu planejamento.

10) Revisar apenas uma vez o conteúdo

Como já disse, a revisão deve ser cíclica, ou seja, tem que seguir um sequência e ocorrer em mais de uma vez. Por isso, o planejamento e a criação de um plano de ação com o cronograma é essencial.

Veja também: 10 maneiras de melhorar a sua capacidade de concentração nos estudos

Gostou da matéria? Que outros erros você já cometeu na hora da revisão para concurso público? Deixe um comentário!

Espero que tenha gostado. Por hoje era isso. Forte abraço e bons estudos!!!

EMAIL[email protected]

YOUTUBECoach Thiago Cabral

FACEBOOK/coach.thiagocabral

INSTAGRAM@coach.thiagocabral/

PS. Quer ser meu coachee ou conhecer uma pouco mais a carreira de Auditor Fiscal? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Veja também: Quantas Horas Preciso Estudar Por Dia?

Veja também: Como Estudar Após a Públicação do Edital

Veja também: Quando e Como Estudar Por Resolução De Questões

Veja também: Ciclo de Estudos x Quadro de Horários: Qual A Melhor Forma De Estudar Para Concurso Público

Veja também: Técnicas De Memorização Poderosas No Estudo Para Concurso Público

Veja também: Os 9 Erros Mais Comuns De Quem Estuda Para Concursos Públicos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.