Artigo

XIX Exame da Ordem: Direito Civil na 2ª Fase da OAB

Galera,

 

Faltam menos de quatro semanas para a prova da 1ª Fase da OAB, que será realizada no próximo dia 03.04.2016. A prova está chegando e exige mais preparação, atenção e foco! Mas, como resolver a prova, que é extensa, exige conteúdos bastante diversos entre si e, obviamente, gera certo nervosismo? Em uma única palavra, você precisa de ESTRATÉGIA!

 

Meu colega, o Prof. Ricardo Torques, Professor e Coordenador do Estratégia Concursos, publicou recentemente um artigo sensacional sobre o tema, dando inúmeras dicas de como administrar o tempo, reduzir o espaço para erros de preenchimento de gabarito, focar a atenção em aspectos mais importantes no dia da prova etc. Em outras palavras, ele traçou várias estratégias valiosas para que você, candidato, possa realizar a prova da 1ª Fase com tranquilidade, permitindo um resultado de sucesso.

 

Quer saber mais; está precisando de uma mão, um alento para essa prova que vem se aproximando? Acesse o post dele e saiba mais: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/como-fazer-prova-oab/

 

Pois bem. Daqui 4 semanas você vai estar comemorando a aprovação na 1ª Fase e, junto com a alegria, vem a preocupação com a 2ª Fase. Você, que escolheu a prova de Direito Civil, costuma ouvir com frequência coisas do tipo, “nossa, mas você escolheu Civil? Ah, tem muita peça, é muito difícil…” É, é verdade, a prova de Direito Civil tem o maior programa, mas muita calma nessa hora, porque a sua escolha está longe de ter sido ruim; ao contrário, você já largou bem, ainda que não soubesse disso. Vamos por partes.

 

A 2ª Fase do Exame é composta por uma peça prático-profissional, muito próxima de uma peça a ser desenvolvida no dia a dia de um profissional da advocacia, a ser respondida em até 150 linhas, e quatro questões discursivas. Essas questões, igualmente, abordam temas materiais e processuais que são próprias do cotidiano da atuação de um advogado, mas mais pontuais que a peça, no limite de 30 linhas. Nesse ano, a prova da 2ª Fase tem data prevista para realização em 29.05.2016.

 

No último Exame, o XVIII, tivemos nada menos do que 124.000 inscritos; desses, 28% passaram à 2ª Fase. Você, que está se preparando, certamente entrará nessa estatística no XIX Exame! Contando com os que obtiveram reaproveitamento do Exame anterior (passaram a 1ª Fase, mas reprovaram na 2ª Fase), chegamos à marca de por volta de 61.000 candidatos na 2ª Fase. Desses, pouco mais de 26.000 foram aprovados, ou seja, 42% dos que chegaram à 2ª Fase conseguiram a aprovação.

 

No anterior, o XVII Exame, daqueles que foram aprovados para a 2ª Fase, 50% conseguiram a aprovação final ao final, ou seja, a aprovação chegou a 26% dos inscritos. No Curso da 2ª Fase da OAB do XVIII Exame, eu adiantei que provavelmente a prova seria mais rígida que a anterior, pois a taxa média de aprovação tinha sido um tanto superior ao que acontece.

 

O índice de aprovação geralmente é inferior a 20% e, por isso, era bem possível que os examinadores resolvessem “endurecer” um pouco na prova do XVIII Exame. Dito e feito! Se no XVII Exame tivemos 26% de aprovação, no XVIII essa média caiu para 21% dos inscritos; se no XVII quase 50% dos que chegaram à 2ª Fase conseguiram a aprovação final, o índice caiu para 42%.

 

Como a médica de aprovação ainda está um pouco acima de 20%, eu acho que esse XIX Exame tende a ser igualmente “pesada” como o anterior. No entanto, como no XX Exame teremos o Novo CPC já em vigor na data da publicação do Edital, talvez os examinadores baixem um pouco a guarda, para não “sacanear” tanto quem já veio estudando há tempos pelo CPC antigo.

 

Veja, essa será a última prova na qual o Novo CPC não constará do Exame, o que exige mais atenção e cuidados seus, seja se está tentando a prova pela primeira vez, seja se vai se valer do reaproveitamento da 2ª Fase do XVIII Exame. A hora é agora! ESTRATÉGIA é fundamental!

 

Como eu disse, tradicionalmente, a área de Direito Civil é menos procurada pelos candidatos porque traz um volume de matéria a estudar mais intenso. Porém, segundo as estatísticas oficiais da OAB, o Direito Civil é a segunda disciplina com mais aprovação na 2ª Fase da OAB, com 28,7%, em média, só perdendo para o Direito Constitucional, com 31,3%, mas bem à frente de matérias mais “fáceis”, pelo número inferior de peças possível, como o Direito do Trabalho, com 12,9% de aprovação, ou o Direito Penal, com 15,5% de aprovação. O maior aproveitamento médio (soma do aproveitamento da peça e das questões) foi identificado na disciplina de Direito Civil (6,6), contra 5,9 no Direito Constitucional.

 

Por isso, como nessa área o número de peças e matérias é muito grande, você precisa focar naquelas em que há mais chance de se deparar no dia do Exame. Claro que você não pode deixar de estudar todos os conteúdos para ficar entre os 42% dos aprovados do último Exame, mas nós daremos especial atenção aos pontos que são mais cobrados pelo examinador, para aumentar ainda mais as suas chances de aprovação.

 

Quais questões mais caem na 2ª Fase da OAB? Segundo dados da FGV, em ordem, os temas mais cobrados são: Família e Sucessões, Direito das Obrigações, Direito Processual, Direito do Consumidor, Direito das Coisas e a Lei de Locações. E na última prova, o que tivemos?

 

A peça prático-profissional tratou de um misto de Direito de Família e Direito das Coisas. A peça, em si, era fácil de identificar (Embargos de Terceiro), mas, como se viu pela distribuição de pontos, o examinador foi bastante detalhista, o que pode ter trazido algumas dificuldades para os candidatos. Não para os candidatos do Estratégia Concursos, pois eu vou exaustivamente ao longo das nossas aulas chamar sua atenção para esses detalhes que significam sua aprovação, o que eu chamo de “pontos fáceis”.

 

Quanto às questões, tivemos Contratos (questão 1), Direito das Coisas e Direito Processual (questão 2), Direito das Sucessões (questão 3) e Direito das Obrigações (questão 4). A questão 4, inclusive, já vai ser comentada logo na nossa Aula 1, quando tratarmos da “fraude contra credores”.

 

Ou seja, o XVIII Exame não fugiu da regra. Fora os temas da Lei de Locações e do Direito do Consumidor, os outros Top 5 foram questionados, como de hábito, seja nas questões, seja na peça prático-processual. Essa foi uma prova mais equilibrada, contando com questões que passaram pelos temas de Obrigações, Contratos, Família, Sucessões e Coisas. Todas as questões do XVIII Exame foram tratadas exaustivamente durante nosso Curso, o que deixou nossos alunos tranquilos para obter a aprovação!

 

Em vista dessas informações que levantamos, desenvolveremos um Curso que, sem deixar de dar o devido cuidado a todos os temas que constam na nossa disciplina, dá especial enfoque aos assuntos mais cobrados em prova. Note que nosso cronograma passa por todos os temas que constam da ementa que a OAB publica em cada Exame, o que inclui, ainda, procedimentos que, apesar de não serem muito comuns, podem constar desse XIX Exame e significar a sua aprovação!


 

CONCLUSÃO


 

Apesar da “lenda urbana”, a prova de Direito Civil da 2ª Fase não é mais difícil que as outras; ao contrário, ela tem a 2ª maior taxa de aprovação e a maior taxa de aproveitamento das questões!

 

O XIX Exame será o último a trazer o CPC ora vigente; a partir do XX Exame, teremos já o NCPC, ou seja, é hora de usar toda a sua ESTRATÉGIA para obter a aprovação AGORA!

 

Como fazer isso? Primeiro, supere a 1ª Fase com as dicas dadas pelo Prof. Ricardo Torques, que eu citei lá no começo do texto. Quer aproveitar os nossos Cursos preparatórios para a 1ª Fase? Acesse https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/exame-de-ordem-oab-146/ e confira!

 

Depois, a 2ª Fase exige que você resolva as provas da OAB para treinar. Mas, de nada adianta treinar se você não conseguir avaliar sua evolução. Como fazer isso? Eu sugiro o nosso Curso de 2ª Fase, que contempla, além do material em PDF, a correção individual de peças e questões da OAB. Eu corrijo pessoalmente suas peças e questões, permitindo a você saber o que é preciso fazer para melhorar sua pontuação no dia 29.05.2016 e, na sequência, comemorar! Quer saber mais? Acesse nossos cursos para a 2ª Fase do XIX Exame da OAB: https://www.estrategiaconcursos.com.br/cursosPorConcurso/oab-2-fase-192/

 

Desejo a você uma excelente prova e que o XIX Exame da OAB seja sinônimo de sucesso na sua carreira!

 

 

Paulo H M Sousa

Professor de Direito Civil e Processual Civil

2ª Fase da OAB – Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.