Artigo

Windows INSS: novidades do Windows 10 – versões

Olá amigos e amigas!

Uma novidade do concurso INSS é a cobrança de Windows 10, que, pela primeira vez, aparece em editais CESPE, e, até onde sei, em concursos públicos.

Mas, antes de falar do Windows 10 propriamente dito, vamos nos contextualizar.

A Microsoft reinou soberana por muitos anos na computação doméstica, sendo o principal sistema operacional para desktops e notebooks. Contudo, o avanço dos dispositivos móveis começou a ameaçar a hegemonia do Windows.

Com isso, a Microsoft traçou como meta horizontalizar a plataforma operacional da Microsoft em todos os ambientes, sejam eles tablets, smartphones ou PCs”. Ou seja, de forma similar à Apple, a Microsoft deseja ver seus usuários utilizando smartphones, tablets, PCs (e até mesmo o videogame Xbox) com o Windows, em uma experiência uniforme e integrada. E foi assim que nasceu o Windows 8.

Sem título - 3

Windows 8: ilustração

Lançado em 2012, podemos afirmar que o Windows 8 não deu certo (o suporte ao Windows 8 foi descontinuado em janeiro de 2016), tanto que a Microsoft apressou o lançamento do Windows 10 (não existe Windows 9) para 2015.

O Windows 10, na minha humilde opinião de usuário, é o verdadeiro avanço que a Microsoft precisava ter dado lá em 2012. Foram três anos desnecessários arranhando a sua imagem com o Windows 8.

Sem título 2

Windows 10: ilustração

VERSÕES

O Windows 10 é disponibilizado nas seguintes versões (com destaque para as duas primeiras):

Windows 10 – É a versão de “entrada” do Windows 10, que possui a maioria dos recursos do sistema. É voltada para Desktops e Laptops, incluindo o tablete Microsoft Surface 3.

Windows 10 Pro – Além dos recursos da versão de entrada, fornece proteção de dados avançada e criptografada com o BitLocker, permite a hospedagem de uma Conexão de Área de Trabalho Remota em um computador, trabalhar com máquinas virtuais, e permite o ingresso em um domínio para realizar conexões a uma rede corporativa.

Windows 10 Enterprise – Baseada na versão 10 Pro, é disponibilizada por meio do Licenciamento por Volume, voltado a empresas.

Windows 10 Education – Baseada na versão Enterprise, é destinada a atender as necessidades do meio educacional. Também tem seu método de distribuição baseado através da versão acadêmica de licenciamento de volume.

Windows 10 Mobile – Embora o Windows 10 tente vender seu nome fantasia como um sistema operacional único, os smartphones com o Windows 10 possuem uma versão específica do sistema operacional compatível com tais dispositivos.

Windows 10 Mobile Enterprise – Projetado para smartphones e tablets do setor corporativo. Também estará disponível através do Licenciamento por Volume, oferecendo as mesmas vantagens do Windows 10 Mobile com funcionalidades direcionadas para o mercado corporativo.

Windows 10 IoT Core – IoT vem da expressão “Internet das Coisas” (Internet of Things). A Microsoft anunciou que haverá edições do Windows 10 baseadas no Enterprise e Mobile Enterprise destinados a dispositivos como caixas eletrônicos, terminais de autoatendimento, máquinas de atendimento para o varejo e robôs industriais. Essa versão IoT Core será destinada para dispositivos pequenos e de baixo custo.

Para as versões mais populares (10 e 10 Pro), a Microsoft indica como requisitos básicos dos computadores:

  • Processador de 1 Ghz ou mais rápido;
  • 1 GB de RAM (para 32bits); 2GB de RAM (para 64bits);
  • Até 20GB de espaço disponível em disco rígido;
  • Placa de vídeo com resolução de tela de 800×600 ou maior.

Confira mais sobre o Windows 10 nos nossos cursos para o INSS!

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/nocoes-de-informatica-p-inss-analista-do-seguro-social-servico-social-2016/

https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/nocoes-de-informatica-p-inss-tecnico-do-seguro-social-com-videoaulas-2016/

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.