Artigo

Voltei a estudar…e agora!?

Olá Concurseiros!!! Muita Força na caminhada (ou maratona)!!!

Atualmente, a expressão da moda é: “vou teinar hoje!”. Malhar, correr, pedalar, lutar, nadar, não importa. Todos que praticam viraram atletas do dia-a-dia. Todos “treinam”, como se fossem reais competidores.

Bom, você que decidiu ser Concurseiro também, meu amigo. Você também será um “atleta”! Estudar é como praticar exercícios. Só que você exercita a mente. E precisa entender que está em um universo extremamente competitivo. Guarde isso!

Veja bem, estes dias eu resolvi voltar a correr. Já praticava corridas de 5km, 10km e de subidas com frequência. Mas, por causa do nascimento de meu filho, dei uma pausa. Ele já tem seis meses. É uma graça! Portanto, agora papai já pode voltar a correr…

Lá fui eu correr, depois de meses parado. Confesso que neste período também ganhei peso. Então, meu amigo, foi sofrível! Doía pé, doía quadríceps, doía calcanhar, doía joelho, sentia circulação do corpo formigar, cansaço absurdo, enfim, não foi nada prazeroso…

Aí lembrei de você, meu amigo recém Concurseiro! Você que está parado há muito tempo com os estudos, que estava na iniciativa privada desgostoso, que decidiu mudar de rumo na vida e resolveu voltar a estudar, que resolveu virar servidor público. Sim, você também carrega sua dose de dificuldade e sua barreira a ser vencida.

É simples, quando voltamos a estudar, depois de anos somente trabalhando, sentimos cansaço, falta de concentração, monotonia, esquecimento de conceitos básicos de português, preguiça, enfim uma série de fatores que atrapalham o retorno! Eu sei, meu amigo! Passei por isso!

Por outro lado, sei também que o cansaço na corrida é passageiro. Sei que depois desta fase inicial, o corpo se adapta. Sei que em 2 ou 3 semanas as dores param. Aliás, depois dos 5 minutos iniciais na corrida, elas cessam. Sei que a corrida se torna algo extremamente prazeroso com o tempo. Sei que faz com que seu dia seja muito mais leve. Sei que alivia o estresse e a tensão. Principalmente se você corre de manhã cedo, pois a endorfina atua no seu organismo lhe dando uma sensação de bem-estar o dia todo. Quem está acostumado a correr sabe do que estou falando. Por isso que mesmo com todo o cansaço e esforço necessário, nestes dias iniciais eu não desistirei. Continuarei correndo com rendimento bem baixo até que meu corpo volte a se acostumar e eu possa disputar as corridas de rua! Adoro!

A esta altura, você já entendeu o recado, não é meu amigo!? Voltar a estudar também passa pelo mesmo processo. De novo, também já passei por isso! Vencendo as primeiras semanas, rapidamente seu corpo se adapta. Ele passa a desenvolver uma resistência ao estudo, sua mente volta a se exercitar, sua capacidade de leitura se desenvolve, sua rapidez em fazer contas cresce, você passa a fazer (56 + 33) de 5 seg. em 2 seg., seu gosto pelo aprendizado se fortalece, você já consegue projetar seu estudos, consegue enxergar quando terminará o ciclo básico do Cargo que almeja, quando terminará de ver todo o Edital anterior, você não sente mais a monotonia, pois estará sempre realizando exercícios e se desafiando, enfim, você vencerá a inércia. Depois de um tempo, em processo análogo à corrida, você irá sentir desconforto somente nos 5 minutos iniciais de seu estudo. Depois, parece que a mente voa! Confia em mim! Vença essa barreira inicial e verá.

Eu não fiz a analogia com a corrida à toa! Estudar para concurso é como realizar uma maratona: exige longa preparação, a prova é extensa, seu corpo e sua mente serão testados ao limite e você tem que realizar um exercício diário de treinamento por um longo prazo para obter sucesso na empreitada.

Caso contrário, você não completará sua maratona, ou sua prova!

Eu continuarei treinando, mesmo que sofrendo bastante neste recomeço, até conseguir voltar a praticar minhas corridas. Darei o gás necessário! Não estou nem aí para meu rendimento. Só vou colocar o tênis, a roupa e vou para pista, nem que eu apenas caminhe parte do tempo de corrida. Tenho certeza que após 2 meses, já conseguirei disputar provas de 5km, e com 3 meses, de 10km.

À você, meu amigo Concurseiro, só peço que confie nas seguintes palavras: se comprometa a pegar seu material, abri-lo, sentar na cadeira e estudar, independente de sentir cansaço, preguiça ou falta de concentração. Só senta e estuda! Esquece tudo que vier na mente ou qualquer fator externo não relacionado ao seu material. Vai lá, senta e estuda! Dá o seu gás necessário! Faz o que é essencial, esquece o resto!

Garanto que em 1 mês você já estará apto a fazer mini-simulados. E o que era esforço, vira hábito. Você estará mais condicionado e motivado! Mas não procrastine! Senta e estuda! Confia em mim!

Topa o desafio? Vamos treinar?

Abraços e bons estudos,

Diogo Cardoso

Auditor Fiscal da Receita Federal e Coach no Estratégia Concursos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada pelas palavras inspiradoras. Um dos textos mais inspiradores que já li!
    Aline em 21/12/16 às 17:58
  • Professor, essas palavras vieram na hora certa!!! Vou recomeçar com toda vontade, com foco nos meus objetivos. Obrigada pelo texto, ele realmente foi motivador pra mim.
    Layze de Oliveira Lopes em 21/12/16 às 08:33
  • Mto bom! Obrigada. Voltei a estudar!!! :)
    Flavia em 21/12/16 às 08:22
  • Jonathan e Wagner, resistência e paciência. Como eu disse, senta e estuda! Se fizerem isso, 1 mês depois me digam como estão. Forte Abraço!
    Diogo Cardoso em 21/12/16 às 00:22
  • Resiliência sempre né Diego !!!!! Sábias palavras !!!!! Obrigado !!!!!
    Wagner Cruz em 20/12/16 às 20:30
  • Essas palavras foram o que eu queria ouvir.
    jonathan em 20/12/16 às 19:42
  • Excelente artigo professor! Me identifiquei!
    Eduardo em 20/12/16 às 19:29
  • Valeu pela força!
    gildivan lima em 20/12/16 às 18:05