Artigo

Você NÃO é especial. Ainda bem!

Lembra de quando você teve sua primeira paixão da adolescência? Lembra de como você tinha a mais plena certeza de que NINGUÉM NO MUNDO já tinha se sentido daquela forma? Que NINGUÉM poderia entender a magnitude daquele sentimento tãããão bom? E lembra de quando você “desgostou” do primeiro amor e vieram o segundo, o terceiro, o quarto… que foram tão ou até mais especiais? Então. Isso só prova que tudo o que a gente sente a esmagadora maioria das pessoas já sentiu parecido. De bom e de ruim. Caso contrário, como você poderia ser “Par Perfeito” daquela galera toda? 

 

As desilusões seguem a mesma lógica. Pensa no primeiro término de namoro. Aquele fim do qual parecia que você nunca iria se recuperar. NINGUÉM poderia entender o tamanho do seu sofrimento… até que você e seus amigos passaram por ele umas 300 vezes. Foi aí que você começou a notar um padrão, não? Começou a perceber que seus sentimentos são bem parecidos com os dos seus amigos. O que você não imaginava ainda é que também são extremamente similares aos de pessoas que você nem conhece.

 

Quando eu era concurseira eu achava que SÓ EU esquecia matéria, chorava, tinha dificuldade com cercas bancas, conseguia a proeza de errar um monte de questões que tinha acertado um mês antes. A ÚNICA DO BRASIL que sofria por não ter nenhuma garantia no processo, que passava raiva com perguntas inconvenientes de conhecidos, que perdia a fé de vez em quando. SÓ EU, GABI, que achava o material de estudo caro, que ficava arrasada quando eu comparava minha vida com a dos outros e que dava sangue, suor e lágrimas diariamente para me sentir um fracasso toda noite que não batia meta. SÓ EU lia devagar, me embolava para manter as revisões em dia. SÓ EU quase enfartava com notícias falsas de que o edital tinha saído antes do previsto. Eu me achava MUITO ESPECIAL! Não especial no sentido de melhor do que os outros. Especial no sentido de que eu achava meus sentimentos ÚNICOS. Não eram. Não são. Não serão.

 

Daí eu passei e me tornei professora de vocês. Eu sempre recebi muitos emails com dúvidas e milhares com desabafos. Para minha surpresa, a “voz” em cada email soava exatamente como a minha anos atrás. Daí eu me tornei coach em 2013 e fiquei mais perto ainda de vocês. Mergulhada na realidade dos meus coachees e bem perto da realidade dos que me leem e me escrevem. Foi aí que tive a mais absoluta convicção de que – mesmo com todas as particularidades – SOMOS TODOS IGUAIS. O que você sente seu concorrente também sente. Desde a euforia do “acho que vai dar pé” até o medo de “concurso não é para mim”. 

 

Quer outra prova de que – graças a Deus – não somos especiais? Alguns de vocês ficam chocados com alguns artigos e juram que eu tenho poderes mediúnicos. Na verdade, eu não adivinho o que vocês sentem. Eu só conto o que EU senti. E sabe porque vocês gostam de ler artigos assim e se sentem amparados e mais tranquilos? Porque percebem que NÃO SÃO ESPECIAIS. Que o que sentem é legítimo, não um delírio/frescura/fraqueza. Você sente o que qualquer ser humano sentiria no seu lugar. Situações parecidas. Sentimentos parecidos. 

 

Fica tranquilo. Você não é PIOR OU MAIS FRACO do que ninguém. Em tempos de instagram com postagem de carga horária de estudo do dia, você compara sua realidade à realidade parcial (a escolhida para ser exposta) do outro. Essa concorrência sim é desleal. Eu que estou “nos bastidores” te conto a real: TODOS VOCÊS, eu, os auditores da Receita, os Juízes Federais, seu vizinho sem noção, sua prima chata, o primeiro lugar no concurso… SOMOS TODOS IGUAIZINHOS. Ainda bem, né? 

 

Beijo!

 

Gabi

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Salve, profa. Gabi! Parabéns por mais um artigo! Não pare de escrever nunca, jamais! Abs!
    Luciana em 28/07/17 às 08:52
  • Muito obrigada, Gabriela! Às vezes nos sentimos sem esperança, por isso que esse tipo de artigo é fundamental para nos ajudar a manter o foco!
    Priscila em 26/07/17 às 15:10
  • Nossa..ate chorei, estou me sentindo tão triste e me achando a mais fracassada de todos..com bebê de 1 aninho em casa, serviços domésticos. .tendo que acordar de madrugada pra tentar estudar enquanto o bebê dorme e chegando a noite exausta e triste por que as vezes nao consegui estudar o que havia planejado!
    ludmylla em 26/07/17 às 13:15
  • Obrigada
    Flavia em 26/07/17 às 12:27
  • Noooooooooooossa! :D que alívio! já tava me sentindo super fraca hahahahhaha incapaz...
    Priscila em 26/07/17 às 10:10
  • Gabi, tudo que você disse é verdade... simplesmente TUDO... Se até eu passei num concurso federal, todos podem passar também... hehehe Tudo bem que eu tive que mudar de Estado e no começo a grana era curta, mas hoje estou casado e com um filho e feliz da vida! Tentando o próximo cargo, aos trancos e barrancos, mas sigo em frente... Nunca desista da sua capacidade... batalhe, batalhe, batalhe.
    Flávio em 26/07/17 às 07:52
  • Texto muito bom .
    Débora em 25/07/17 às 22:07
  • Gabi quando comecei a ler o artigo pensei: de onde ela me conhece? kkkkkkkkkk nós tendemos a pensar que somos os únicos que passam pelas situações que você relatou.
    Lilian em 25/07/17 às 20:34
  • maravilhosamente perfeito!!! ;)
    Patricia em 25/07/17 às 19:57
  • Livro: Gabi e a Louca Realidade!
    ODIR MAYER em 25/07/17 às 17:06
  • Que bom não ser especial, profa.! Dá muito trabalho, muito gasto de energia e tempo com algo ilusório. Prefiro ser como todo mundo nesse sentido e ignorar os exibidos no Instagram porque, afinal de contas, como também não vou poder postar foto na cadeira da sala minutos antes da prova, É BOBAGEM ficar contando vantagem sem ter "ganho a maratona". Abraços!
    Francisco em 25/07/17 às 15:24
  • Professora, seus textos são verdadeiras lições de vida. Eu falto pouco chorar lendo seus artigos (sem frescura rsrs), porque é a minha realidade e a de muitos outros colegas. Obrigado por nos ajudar e mostrar que não estamos sozinhos. Deus te abençoe!! =D
    Júnior em 25/07/17 às 14:54
  • Boa tarde professora, Hoje parece que vc me viu chorando as 2 da manhã me achando um fracasso por não conseguir passar bem nos concursos do TRE que tenho feito ha 2 anos....me sentindo um nada, cansada de tudo, achando que realmente concurso não é pra mim.... Tenho minha irmã que me conforta toda vez que tenho esses sentimentos. Obrigada pelas palavras Abraços
    MIRELA WATANABE em 25/07/17 às 13:24
  • Estava com esses sentimentos ontem, obrigada pelas palavras !!
    Kettylin Belagamba em 25/07/17 às 13:24
  • Obrigada pelo post de hoje, Gabi!!
    Mônica em 25/07/17 às 13:03
  • Prof(a), "Tudo" que escrevi creio neste momento da vida servir para mim. Sou contador, "desempregado" , Pai, provedor, concurseiro, cheio de esperanças, desesperado, aflito, arrogante, e por ai vai......... Todo dia estudo um pouquinho, acho pouco, me acho "ignorante", penso concurso realmente não ser para mim......Amanhã melhoro... E vou seguindo..... Abs.
    Almir em 25/07/17 às 12:39
  • Valeu professora, muito obrigado mesmo !!!
    Tiago Viana em 25/07/17 às 11:55
  • Ver os posts de concurseiros no Instagram é de fato desleal :( Parece que todo mundo estuda muito, rende muito, é super disciplinado, tem um super material de apoio à parte... O jeito é usar isso como incentivo pra seguir em frente, senão vc se desmotiva. Obrigada pelas palavras.
    Tatiane Siqueira em 25/07/17 às 11:28
  • Mais um excelente artigo que demonstra que todos estamos na mesma batalha, dia a dia tentando superar os desafios tanto dos concursos quanto da vida como um todo. Agradeço novamente pelo artigo!
    olivia em 25/07/17 às 11:26
  • Muito bom o artigo! Obrigado.
    Weskley em 25/07/17 às 11:19
  • Obrigada, professora!!! Nunca pensei que não ser especial seria tão bom... Que alívio!!!
    Ana em 25/07/17 às 10:55
  • Obrigada, professora! Ultimamente, andava me sentindo MUITO especial!!! Que bom descobrir que não sou!!! :)
    Ana em 25/07/17 às 10:53
  • desisti do Instagram por conta disso, todo mundo estuda 9 horas por dia lá!
    matheus em 25/07/17 às 10:51
  • Valeu professora, palavras certas na hora certa.
    Bruno Cesar em 25/07/17 às 10:41
  • Genteeeeeeeeeeeee... #AlguémPare ProfaGabi hahahhahah... que Rodrigo Hilbert que nada... Quem é surreal é nossa Gab's. E aqui vai a gratidão nível master mais uma vez... por ir lá no fundoooo da feridinha, do medinho, do desesperinho... e fazer a gente lembrar que somos normais, humanos e, acima de tudo, capazes de vencer apesar de todos esses sentimentos que nos abalam emocionalmente. Obrigada Gab's, por nos fazer lembrar que vc é gente como a gente. E por isso nos entende tanto. #ForçaNaPeruca #PraCima #VemNiMimAprovação Beijos.
    Joshiane em 25/07/17 às 09:56
  • Terças com Gabi!!!!...uma injeção de motivação a todos! Obrigado Gabi. Deus a abençoe grandemente.
    Luciano Junio em 25/07/17 às 09:36