Artigo

Vinho e o estudo para Concurso

Você já parou para pensar qual existe uma relação entre um bom vinho e o estudo para concurso?

Para produzir um bom vinho é necessário preencher o barril com boas uvas, e depois deixá-lo fermentar, nas condições ideais, durante um certo tempo, para se tornar um bom vinho.

De forma análoga, para o estudo para concurso precisamos preencher o nosso conhecimento com o estudo de todo o conteúdo programático exigido no edital. Para isso é importante saber escolher bons materiais e utilizar metodologias que façam o estudo ser eficiente. Essa etapa é equivalente a encher o barril com boas uvas.

Depois precisamos consolidar o estudo, isto é, aprofundar o entendimento da teoria, fixar o conteúdo e entender como ele pode ser exigido por meio de questões de provas. Essa etapa é análoga a fermentação da uva que irá gerar o vinho.

Para isso, é produtivo fazer uma avaliação do conhecimento por meio de simulados, e avançar por meio de superação de metas de desempenho.

Eu recomendo que as revisões sejam orientadas pela resolução de questões, o que fará que você revisite os temas mais frequentes e aqueles que você tiver maior dificuldade.

O que você achou dessa analogia entre vinho e o estudo para concursos?

Acompanhe as minhas dicas de estudo no Instagram (@professor.solino), no YouTube (Professor Solino) e no Telegram (https://t.me/professor_solino)

Confira todos os meus artigos no Estratégia.

Forte abraço

Solino

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Mas quem proibiu? hahaha
    Guilherme Solino em 27/11/20 às 17:55
  • E eu pensando que teria mais uma desculpa para beber vinho.
    Leandro V. em 27/11/20 às 14:47