Artigo

Vale a Pena interpor Recurso em Discursivas? Provamos que sim! TCE/PR

Olá a todos!

Diversos são os posts que mencionam a interposição de recursos nas provas discursivas e, devido a importância desse assunto, não posso deixar de relembrar e comprovar com resultados concretos que é possível sim ganhar pontos que podem decidir seu futuro em um concurso público!!!

“Mas isso não funciona para o CESPE/CEBRASPE Professor André!
E é muito difícil nas outras bancas também…”

Closeup portrait of skeptical guy, business man looking suspicious, assessing situation, face full of disapproval, isolated on white background. Negative human emotions, facial expressions, feelings

Sem dúvida, pela experiência adquirida nos últimos anos trabalhando como professor e, especificamente com recursos, tenho percebido que o CESPE/CEBRASPE tem sido a banca mais difícil sim de ganhar pontos com recursos, entretanto, é possível!!! Não só é possível como apresento os resultados obtidos no último concurso do Tribunal de Contas do Estado do Paraná – TCE/PR, o qual teve seu resultado definitivo publicado hoje, dia 31/10/2016.

A título de contextualização, estou falando da prova para o cargo de Analista de Controle Externo para a área de Tecnologia da Informação. A prova discursiva era composta por 4 questões discursivas de 15 linhas cada, em que o total era consolidado no nome “P3” e um parecer técnico de 60 linhas, consolidado em “P4”.

Por ser um  cenário de questões bem diversificado, envolvendo várias disciplinas de Tecnologia da Informação, trabalhei junto com o Professor Diego Carvalho, neste concurso. Tivemos a oportunidade de elaborar recursos para 7 (sete) alunos… Dos quais, felizmente, obtivemos resultados positivos em seis!!! Isso mesmo… Seis alunos tiveram suas notas majoradas em proporções diversas. Uma taxa  de 86% de resultado!!!

Nome Nota P3 Prévia Nota P3 Após Recurso Ganho
Vinícius Oliveira 10,63 11,29 (6,2%)
Taísa Takehara 8,83 10,28 (16,4%)
Matheus Bastos 8,85 8,97 (1,35%)
Gustavo Castanho 8,69 9 (3,5%)
Thiago Lizardo 8,27 9,11 (10,2%)

 

Nome Nota P4 Prévia Nota P4 Após Recurso Ganho
Vinícius Oliveira 17,1 17,8 (4,1%)
Normel Andrei 9,45 10,36 (9,6%)

 

Desses, três merecem destaques em termos dos resultados obtidos. O Vinícius nos procurou por estar no limite das vagas com o intuito de ganhar pontos de maneira defensiva, ou seja, não sair das vagas. Conseguiu sustentar sua posição.

A Taísa, estava em sexto lugar e estava sendo eliminada na P3. Conseguimos aumentar a sua nota de tal modo que passou a ser aprovada e ainda ganhou duas colocações, ficando agora em 4º.

Por fim, o Normel Andrei, que também estava sendo eliminado, agora na P4, e graças ao recurso conseguiu atingir a nota de corte da P4.

Desse modo pessoal, o intuito é mostrar a importância de se interpor recursos em todas as fases do concurso (objetiva e discursiva). E, obviamente, no que tange às provas discursivas, para se aumentar as chances de sucesso no recursos, é fundamental gerar bastante conteúdo durante a prova discursiva… Quanto mais linhas escritas condizentes com o assunto, mais possibilidades de aspectos a serem explorados.

E é justamente nesse ponto que a visão de professores especializados podem ajudar… Nas construção de argumentos diante da banca. Os prazos geralmente são muito curtos, de um dia para o outro, e nem sempre o aluno tem tempo de estudar a fundo determinados conteúdos e buscar nas diversas literaturas… A experiência, sem dúvida, exerce um peso nessa fase.

Assim, gostaria de concluir esse artigo reforçando essas duas visões:

  1. Elaborar recursos é quase que obrigatório para aqueles que buscam posições melhores nos concursos.
  2. A ajuda de professores especializados pode potencializar as suas chances de resultados.

 

Um grande abraço a todos e fico à disposição.
Professor André Castro

https://www.facebook.com/ProfessorAndreCastro/

https://www.facebook.com/profile.php?id=100010923731255

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.