Artigo

UM ROTEIRO PARA COMEÇAR

Olá concursando, tudo bem?

Estou começando como Coach do Estratégias Concursos, o que me levou a refletir sobre a arte de começar e sobre uma certa resistência (e até um certo terror) que, muitas vezes, nos impede de lançar um empreendimento, preparar-se para um concurso muito concorrido, fazer um doutorado, ou seja, qualquer atividade que nos apresenta exigências novas e que coloca em xeque os nossos limites.

Para escrever sobre o assunto, resgatei a leitura de um livro que me fez mudar a maneira como eu administrava a minha vocação para a literatura.

O livro a que me refiro é A Guerra da Arte, do escritor norte-americano Steve Pressfield.

Nesse livro, Pressfield ensina que há um segredo que os verdadeiros escritores conhecem e que os aspirantes a escritor não sabem, o segredo é o seguinte: o difícil não é escrever. O difícil é sentar-se para escrever.

Esse ensinamento também vale para o ato de se preparar para um concurso público ou para qualquer atividade que rejeite a gratificação imediata.

O que fazer para não ficar paralisado e começar?

Com base no livro de Pressfield, proponho o seguinte roteiro.

1º:  tenha um local apropriado para o estudo e um material de excelente qualidade. Se não possui em casa um escritório, um cantinho todo seu, procure uma biblioteca.

2º:  dê expediente, ou seja, estabeleça horários específicos para estudar e vá para seu local de estudo. Comporte-se como um operário que bate o ponto. Caso não cumpra o horário num dia, faça um sistema de compensação de horas.

Mas não fique ansioso se seu cronograma estourou. Como ensina o professor Heber Carvalho, é muito mais proveitoso estabelecer um “ciclo de estudos” do que colocar horários rígidos e ficar frustrado por não cumpri-los.

3º:  é muito provável que você se depare, todos os dias, com uma força tóxica, que Pressfield chama de resistência, uma força de repulsão que nos afasta, distrai, mina nossa motivação e muitas vezes nos impede de fazer nosso trabalho.

Você deve ser implacável com essa força. Nada de desculpas, nada de tolices, nada de satisfazer a curiosidade na internet. A única forma de vencer a resistência é começar a estudar.

4º: estabeleça um ritual de concentração para começar, pode ser uma oração, uma meditação, uma música, e crie um portal imaginário que torne sagradas as suas horas de estudo.

5º:  estude ativamente, ou seja, questione o conteúdo, faça relações e conexões, faça sínteses e comparações, identifique as exceções, revise.

6º: concentre-se em aprender, o profissional deve se concentrar no perfeito domínio de seu ofício, o amador quer chegar lá de forma fantasiosa, sem esforço.

7º: Não alimente a ansiedade com perguntas do tipo: será que vou passar?

Steven Pressfield se baseia, em boa parte, no livro sagrado indiano Bhagavad Gita, o  qual traz subjacente o  conceito de Dharma. O sentido desse termo é bastante complexo, como não há espaço para aprofundá-lo, considere como sendo o caminho da Lei, das corretas ações.  Assim, não se preocupe com os frutos de seu trabalho, pois ao seguir o caminho da Lei ou Dharma, ou seja, ao estudar com afinco, os frutos de sua dedicação virão com naturalidade.

Nas palavras de Pressfield:

“Quando diariamente nos sentamos e fazemos nosso trabalho, o poder se concentra ao nosso redor. Tornamo-nos um bastão magnetizado que atrai limalhas de ferro. ”

É o Dharma atuando.

Confie.

Bons estudos   e até a vitória!

Abraço,

Rai Oliveira

Coach do Estratégia Concursos

Facebook: Rai Olivenza, e-mail: [email protected], [email protected].

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Rai encantada com o texto. Lindo!
    Rebecca em 13/04/16 às 22:47
  • Gabriela, enfrento a resistência todos os dias. Estou escrevendo um romance, o que me exige um enorme esforço mental. Tudo o que exige de nossa "atenção superior" provoca resistência. A notícia boa é que a atenção e a concentração melhoram com a prática. Obrigada, querida! Um abraço para todas.
    Rai Oliveira em 01/04/16 às 00:10
  • Eu estou, simplesmente, admirada.! Esse texto está escrevendo o momento em que vivo. Com toda certeza, o difícil é sentar a bunda na cadeira e estudar, porque comprar livro, nós compramos, comprar caderno, nos compramos, mas infelizmente não compramos concentração.
    Gabriela em 29/03/16 às 20:41
  • Texto genial! Parabéns por se propor a ser luz em nosso caminho.
    Aline Neves em 28/03/16 às 21:28
  • Gostei das dicas e me identifiquei bastante! Parabéns!
    Aurisangelis em 28/03/16 às 19:46
  • Parabéns por esse novo desafio, Coach! Tenho certeza que vai ajudar a muitos.
    Jô em 28/03/16 às 16:12