Artigo

Trilha Estratégica Regular para Área Policial – 2020

Fala, galera! Blz!?

Meu nome é Eduardo Alberi (Instagram: @eduardoalberi), sou Perito Criminal da PC-DF e sou coach aqui no Estratégia Concursos. Atualmente sou organizador da Trilha Estratégica Regular 2020 para Área Policial.

Se você não sabe ainda o que se trata as trilhas estratégicas, veja este vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=qnkonhoKes0&t=1422s

Pois bem, neste artigo vamos conversar sobre os principais concursos da área policial previstos para 2020 e também vou responder à principal dúvida que os alunos têm sobre a trilha, que é se devem seguir a trilha policial regular ou a específica para o concurso em questão.

Antes de analisar os principais concursos policiais, me deixa citar as nove disciplinas que são estudadas na Trilha Estratégica:

Português

Raciocínio Lógico

Matemática

Informática

Direito Constitucional

Direito Administrativo

Direito Penal

Direito Processual Penal

Legislação Penal Especial (extravagante)

Agora vamos analisar alguns dos principais concursos da área policial que estão previstos para 2020 ou 2021. Marcado em verde são as disciplinas trabalhadas na Trilha Estratégica Regular:

Veja, então, que a grande maioria das disciplinas são cobertas pela trilha. E é esse o principal objetivo da trilha: preparar o aluno para as principais disciplinas dos mais variados concursos da área policial.

Agora podemos responder à dúvida recorrente:

Mas, professor, estou estudando para Agente da PC-DF. Devo seguir a Trilha Regular para Área Policial ou a Trilha para Agente PC-DF?”

Minha resposta é que deve seguir a trilha específica para Agente PC-DF.

Pessoal, respondendo de maneira genérica, caso o seu concurso alvo já tenha trilha lançada, use-a, pois ela é específica para seu concurso e, dessa forma, abordará exatamente todos os tópicos do edital.

Dessa maneira, a função da trilha regular é te deixar o mais preparado possível e, quando sair o edital do seu concurso, você já ganhar um tempo enorme.

Vamos a um exemplo para facilitar o entendimento:

Mévio quer ser Investigador da PC-PR, pois quer manter residência no seu estado natal, o Paraná. Entretanto, não quer perder a oportunidade de fazer outros concursos na Região Sul, tendo em vista ser muito temerário estudar apenas para PC-PR, sem falar no fato de não saber quando saíra o edital.

Dessa forma, Mévio deve seguir a Trilha Regular para Área Policial, pois assim estará se preparando para outros concursos da Região Sul. Às vezes o edital da PC-RS sai antes da PC-PR (é só uma hipótese) e, assim, ele consegue avançar bastante nas disciplinas em comum.

Digamos, então, que o tão aguardado edital para Investigador PC-PR seja lançado. O que ele deve fazer em relação às trilhas? Temos dois cenários:

  • Estratégia lança Trilha específica para Investigador PC-RS: Mévio deve segui-la e fazer as adaptações necessárias, tendo em vista já ter visto bastante conteúdo em comum na Trilha Regular;
  • Estratégia não lança Trilha específica para Investigador PC-RS: Mévio deve continuar seguindo a Trilha Regular, porém só as disciplinas e conteúdos em comum com o novo edital. Aquelas disciplinas ou conteúdos que não serão cobradas na prova da PC-RS devem ser ignorados, obviamente.

Só mais uma coisa. Iremos entrar na quarta semana da Trilha Regular, mas, mesmo assim, é possível acompanhá-la, para quem vai começar agora. As trilhas ainda estão bem lights, então está tranquilo cumprir todas as tarefas e alcançar a semana regular. Uma opção também é deixar as tarefas de alguma disciplina em segundo plano, e fazê-las só se tiver tempo. Por exemplo, vamos supor que você seja bom em Português e queira começar a Trilha Regular agora. Assim, pule as tarefas de Português (para ganhar tempo) e faça as outras, tentando estudar mais de uma trilha por semana até igualar com a semana certinho. Depois, caso tenha tempo, pegue as tarefas de Português mais como revisão.

Bom, galera, acredito que consegui esclarecer a principal dúvida sobre a utilização da Trilha Regular.

De qualquer modo, caso ainda tenha ficado alguma questão, temos a Comunidade no Telegram para isso (é só acessar o link disponibilizado em cada Trilha Estratégica).

Abraço a todos e bons estudos!

Eduardo Alberi

Coach do Estratégia Concursos

 Me siga no Instagram: @eduardoalberi

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Rafaela, só tem direito à Trilha - Área Policial Regular 2020 quem é assinante do Estratégia. Blz? Abçs
    Eduardo Alberi em 11/03/20 às 20:41
  • Comprei o curso da PC SP tenho direito a trilha?
    RAFAELA RAMOS NUNES PELEGRINI em 09/03/20 às 15:41
  • Roseli, apenas assinante tem acesso à Trilha. Blz?
    Eduardo Alberi em 09/02/20 às 21:43
  • Excelente
    Silvio Roberto Campos em 09/02/20 às 20:09
  • Bom dia professor tenho o curso regular de delegado e não estou tendo acesso a essa trilha qual o procedimento meu nome e Roseli batista, cpf 12026067848
    Roseli batista em 07/02/20 às 08:21