Artigo

TRF 2 Analista de Infra – Sistemas Operacionais (Possibilidade de Recurso)

Olá pessoal!!!


Vamos comentar a prova do TRF-2 para Analista Judiciário – Área de Infraestrutura. A prova foi ministrada no último fim de semana pela banca Consulplan. Em nossa disciplina de Sistemas Operacionais, foram abordados uns poucos tópicos do edital. A cobrança se deu em conceitos já bem estabelecidos, sem polêmicas. Espero que tenham obtido excelente resultado. A banca manteve seu perfil, com questões bem diretas . Algumas questões difíceis, outras medianas. Identifiquei apenas uma questão passível de recurso. Vamos aos comentários relativos a prova TIPO 1 – BRANCA:
________________________________________
Q21. Para armazenamento, gerenciamento e proteção de informações digitais três tecnologias se destacam nesse nicho. SAN (Storage Area Network – Rede de Área de Armazenamento), DAS (Direct-Attached Storage – Armazenamento Diretamente Conectado) e NAS (Network-Attached Storage – Armazenamento Conectado à Rede). Para as empresas, as melhores soluções de armazenamento são o SAN e o NAS, isso porque o DAS possui algumas limitações. Sobre um dos benefícios do NAS, assinale a alternativa correta.


A) NAS fornece um console centralizado que possibilita gerenciar sistemas de arquivos de forma eficiente.
B) A adoção de NAS aumentou com a queda nos preços de hardware e software e melhorou a maturidade dos padrões de redes de armazenamento.
C) O NAS permitiu a consolidação do armazenamento e beneficiou organizações diminuindo os custos do serviço de fornecimento de armazenamento.
D) A utilização dos discos, o throughput e a memória cache de um dispositivo de armazenamento, junto com a memória virtual de um host, controla o desempenho do NAS.

Comentários:
Pessoal, vamos comentar item a item:
A) Certa – O de acesso em NAS é a nível de arquivos, assim a assertiva indica corretamente que umas de suas características é um console centralizado de gerenciamentos dos sistemas de arquivos.
B) Errada – A adoção de SAN aumentou com a queda nos preços de hardware e software e melhorou a maturidade dos padrões de redes de armazenamento. 
C) Errada – Pessoal, essa alternativa também era uma boa candidata a estar correta, já que pode se aplicar a NAS/SAN. No entanto, entendo que a parte final da redação “custos do serviço de fornecimento de armazenamento” denuncia que o examinador se referiu a SAN. De toda 
D) Errada – Tomando por base a figura abaixo, temos que recordar que em NAS/SAN o desempenho da rede de armazenamento é mais dependente dos elementos de rede do que das mídias propriamente, as quais são mais relevantes em DAS.


Aparentemente, as alternativas foram elaboradas com base no livro "Armazenamento e Gerenciamento de Informações" da EMC2.
Gabarito Preliminar: A
 
________________________________________
Q 22. Uma tecnologia que vem sendo amplamente utilizada, principalmente em Datacenter, é a virtualização, pois obedecidas determinadas condições, transforma um servidor físico em vários servidores virtuais. Uma das definições de virtualização trata-se do particionamento de um servidor físico em vários servidores lógicos. Na virtualização tem-se a possibilidade de isolamento da camada de software da camada de hardware. Três técnicas de virtualização são conhecidas: virtualização total; virtualização assistida por hardware; e, paravirtualização. Sobre as técnicas de virtualização, assinale a alternativa INCORRETA:


A) O desempenho na paravirtualização é melhor em certos casos.
B) O desempenho na virtualização assistida por Hardware é considerável.
C) Na virtualização total, a técnica utilizada é a translação binária e a execução direta.
D) Na paravirtualização, existe a independência entre SO convidado e VMM (Virtual Machine Monitor). 


Comentários:
Impossível titubear nesta questão, pessoal!!! Como sabemos, na paravirtualização o sistema operacional convidado é modificado para permitir que as instruções sejam encaminhadas ao VMM. Assim, percebemos de pronto que a paravirtualização acarreta uma clara dependência entre SO convidado e VMM (Virtual Machine Monitor). A alternativa D fica claramente equivocada.
Gabarito: D
________________________________________
Q31. O gerenciamento de redes com Linux, usando Samba é muito eficiente, uma vez que oferece soluções de compartilhamento de arquivos entre sistemas Windows, Linux, entre outros, muito conhecidas e disponíveis para os usuários destes sistemas. Samba é um projeto que faz uso de protocolos de compartilhamentos de arquivos e impressoras, implementa versões de código aberto desses protocolos, assim como na autenticação de usuários, restrição de hosts entre sistemas Windows. Algumas portas de conexão devem ser configuradas e abertas para que o serviço Samba possa funcionar corretamente em seu sistema Linux. Assinale a alternativa que apresenta estas portas.


A) Portas TCP 135 e 136. 
B) Portas UDP 135 e 136. 
C) Portas TCP 139 e 445.
D) Portas UDP 139 e 445.


Comentários:
Questão para verificar a boa memória do concurseiro, pessoal ;-)  O Samba é utilizado para compartilhamentos de arquivos e impressoras entre sistemas operacionais Windows e Linux. O Samba possui dois daemons: o smbd responsável pelo compartilhamento de arquivos e impressoras, e o nmbd responsável pela resolução de nomes epela navegação nos compartilhamentos de rede. O nmdb utiliza em suma porta UDP, enquanto o smbd utiliza as portas TCP. A porta TCP 139 é utilizada pelo daemon smbd, utilizada pelo Samba para compartilhamento de arquivos e impressoras. Já a porta TCP 445 é usada pelas máquinas clientes para navegação na rede. Assim, a alternativa que indica corretamente as portas TCP utilizadas pelo Samba é a letra C.
Gabarito preliminar: C
________________________________________
Q 33. A evolução das redes de computadores é constante, pois na atualidade o compartilhamento de recursos computacionais e das informações pelas empresas é de fundamental importância. Uma parte importante dessa estrutura é o cabeamento e, com o crescente avanço, tornou-se necessário uma melhoria no sistema como um todo. O cabeamento estruturado surgiu para preencher essa lacuna. O principal objetivo de um sistema de cabeamento estruturado é a organização e unificação das instalações de cabos existentes, assim como os novos sistemas de cabeamento em prédios e edifícios comerciais. Dessa forma, torna-se um padrão, que serve como parâmetro no desenvolvimento dos novos produtos, bem como soluções para o segmento de redes. As normas ANSI/EIA/TIA-568 e ANSI/EIA/TIA-606 definem, em sete elementos, a instalação de um cabeamento. Sobre alguns desses elementos, definidos nas Normas ANSI/EIA/TIA-568 e ANSI/EIA/TIA-606, assinale a alternativa correta.


A) Horizontal Cabling (HC) – ponto da rede onde estão localizados os equipamentos ativos do sistema e também suas interligações com sistemas externos.
B) Entrance facilitys (EF) – também conhecido como Distribuidor Geral de Telecomunicações (DGT), é o ponto onde se realiza a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento interno da edificação.
C) Cabeamento de Tronco ou de Backbone – constituído dos cabos que ligam o painel de distribuição até o ponto final do cabeamento, os quais formam um conjunto permanente e são denominados cabos secundários.
D) Equipment Room (ER) – trata-se de conjunto permanente de cabos primários que interligam a sala de equipamentos aos armários de telecomunicações (TC’s) e aos pontos de facilidade de entrada (EF – Entrance Facility).


Comentários:
Pessoal, o elaborador apenas se deu ao trabalho de inverter as definições. Questão simples, que uma leitura atenta resolveria sem dificuldades: 
A) Errada –  Equipment Room (ER) é o ponto da rede onde estão localizados os equipamentos ativos do sistema e também suas interligações com sistemas externos.
B) Errada – Entrance facilitys (EF) – também conhecido como Distribuidor Geral de Telecomunicações (DGT), é o ponto onde se realiza a interface entre o cabeamento externo e o cabeamento interno da edificação.
C) Certa !!! – Horizontal Cabling (HC) é constituído dos cabos que ligam o painel de distribuição até o ponto final do cabeamento, os quais formam um conjunto permanente e são denominados cabos secundários.
D) Errada –  Cabeamento de Tronco ou de Backbone é o conjunto permanente de cabos primários que interligam a sala de equipamentos aos armários de telecomunicações (TC’s) e aos pontos de facilidade de entrada (EF – Entrance Facility).

Gabarito preliminar: B
________________________________________
Q37.  O dnscmd é uma ferramenta de linha de comando que aceita endereços IPv4 e IPv6. Com o Windows Server 2008 instalado e acessando o prompt de comandos, o dnscmd pode ser utilizado para executar a maioria das tarefas que estão disponíveis no console DNS. Além disso, várias tarefas de execução específicas do dnscmd podem ser realizadas. Muitos comandos, que são úteis para auxiliar na detecção de problemas ocorridos nos registros, estão disponíveis no dnscmd. Para isso é necessário que sejam listadas as zonas disponíveis. Para listar as zonas deve ser utilizado o comando [dnscmd ServerName/enumzones], onde ServerName é o endereço IP do servidor DNS ou o nome a ser verificado. Acerca de algumas das propriedades dessas zonas e suas descrições, assinale a alternativa INCORRETA.


A) Secure – a zona permite apenas atualizações dinâmicas e é uma zona de pesquisa direta.
B) Secure Rev – a zona permite apenas atualizações dinâmicas e é uma zona de pesquisa inversa.
C) Down – zona de pesquisa direta configurada para permitir atualizações dinâmicas, seguras e não seguras.
D) Secure Aging – a zona permite apenas atualizações dinâmicas e está configurada para eliminação/duração. 


Comentários:
Questão para os concurseiros ninja, pessoal!!! De antemão, entendo que é uma questão passível de recurso. Vou reproduzir literalmente a definição das zonas DNS, como consta da documentação da Microsoft, para nos auxiliar a julgar as alternativas:
Secure – zona que permite apenas atualizações dinâmicas seguras e é uma zona de pesquisa direta.
Secure Rev –  zona que permite apenas atualizações dinâmicas seguras e é uma zona de pesquisa reversa.
Down – zona secundária ou stub que não recebeu uma transferência de zona desde a inicialização. NÃO é uma zona de pesquisa direta que permita atualizações dinâmicas.
Secure Aging – zona permite apenas atualizações dinâmicas seguras e está configurada para eliminação/duração.
Como percebem, a alternativa C está claramente errada!!! Tanto é que foi apontada como gabarito preliminar.
Mas, perceba-se que nas alternativas A, B e D eu inseri e destaquei a palavra segura, que não consta da redação da prova, mas que pela documentação da Microsoft caracteriza que as zonas DNS que forem listadas pelo dnscmd devem ser possuir atualizações dinâmicas seguras, e não apenas atualizações dinâmicas. No meu entender,  a ausência da palavra segura nas demais alternativas as tornam equivocadas. Sugiro recorrer à banca pela anulação da questão.
Gabarito preliminar: C
________________________________________
Q38. Nos sistemas operacionais Linux, os comandos são utilizados para as mais variadas funções e são separados por categorias, por exemplo: manipulação de arquivos e diretórios, comandos específicos para desligar e reiniciar o computador, comandos para data, hora, calendário, versão do sistema, entre outros. Comandos de manipulação de arquivos e diretórios são utilizados para criar, remover, renomear e copiar arquivos e diretórios. Um desses comandos é o touch, utilizado para atualizar a última data de acesso ao arquivo, caso o arquivo não exista, será criado vazio por padrão. Sua sintaxe é: touch [opções] arquivo. Sobre as opções do comando touch, assinale a alternativa INCORRETA.


A) –a: atualiza somente a data de acesso. 
B) –c: não cria o arquivo caso este não exista. 
C) –h: apresenta data e hora do último acesso.
D) –m: atualiza somente a hora de modificação. 


Comentários:
Questão bem difícil, pessoal!!! Como cita o comando da questão, no Linux, o comando touch é utilizado para atualizar a data de acesso ou a hora de modificação de um arquivo. Se utilizarmos o touch  com determinado nome de arquivo e este não existir, o arquivo  será criado. O ponto chave da questão são os parâmetros do comando touch citados nas alternativas. Utilizando como base a documentação (man pages) do próprio Linux, as alternativas A, B e D citam corretamente as funções dos parâmetros –a, -c e –m.

A letra C está incorreta, pois o parâmetro –h permite alterar timestamp dos links simbólicos, nos sistemas que o permitem.
Gabarito preliminar:  C
________________________________________
Q 39. Uma das grandes novidades que surgiram com o Windows Server 2000 foi o Active Directory (AD) e continua até hoje, mas com um papel muito importante na estrutura do Windows Server 2008. O AD, conhecido como Diretório Ativo, é um local de armazenamento de dados onde a alteração desses dados irá refletir em toda a estrutura da rede, gerenciada pelo Windows Server 2008. A finalidade principal do AD é melhorar a organização da rede, tornando-a mais segura e considerando que toda implementação do AD tem, pelo menos, um site. Para análise dos sites, uma parte importante é o conhecimento do conceito de duplicação do AD em que dois modos de duplicação são utilizados: um dentro dos sites e outro para duplicação entre dois sites. Para duplicação do AD, alguns serviços e respectivas portas devem estar funcionando corretamente. Um desses serviços é o Server Message Block (SMB) sobre IP. De acordo com o exposto, quais são as portas utilizadas pelo SMB?


A) TCP: 88; UDP:88. 
B) TCP: 389; UDP: 389. 
C) TCP: 445; UDP: 445. 
D) TCP: 686; UDP: 686. 


Comentários:
Segundo a documentação da Microsft, as portas TCP 445 e 445 UDP estão associadas ao compartilhamento de arquivos e comunicações SMB (server message block) e ao Tráfego SMB sem NetBIOS. Para o compartilhamento de arquivos, o SMB também utiliza as portas UDP e TCP de 135 a 139. Questão direta e decoreba, pessoal. 
Gabarito preliminar: C
________________________________________
Q40. Em Sistemas Linux, os comandos de filtragem são utilitários que fazem a leitura da entrada-padrão, processando e escrevendo na saída-padrão. O principal propósito é a modificação da saída de outros comandos. Exatamente por essa função, eles são utilizados, combinados com outros comandos através de redirecionamentos ou pipes. Um desses comandos é o diff, que faz a exibição na tela das diferenças entre dois arquivos-texto ( ou de todos os arquivos com o mesmo nome em dois diretórios). Assim como outros comandos em Linux, o diff também tem melhores resultados através de opções. Sua sintaxe é: diff [opções] arquivo1 arquivo2. Uma dessas processa, também, subdiretórios quando diretórios são comparados. Assinale a alternativa que apresenta essa opção.


A) –a. 
B) –e. 
C) –r. 
D) –w


Comentários:
A) –a parametro do comando diff que permite comparar os arquivos como se fossem arquivos de texto.
B) –E parametro do comando diff que permite comparar os arquivos desconsiderando tabulação. 
C) –r parametro do comando diff que permite a comparação recursiva do conteúdo do diretório e subdiretórios.  A letra C é a alternativa correta.
D) –w parametro do comando diff que permite comparar os arquivos desconsiderando espaços em branco.
Gabarito preliminar: C
________________________________________

Pessoal, fiquem à vontade para indicar possíveis divergências ou erros. Grande Abraço!
Celson
 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.