Artigo

TJRJ O que cairá na prova de Português

Olá, pessoal!

Saiu o edital TJ RJ e, como nós sempre falamos a vocês, ao sair o edital é hora de treinar bastante.

Por isso faço abaixo uma avaliação dos assuntos Português previstos no edital:

Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade.

Desses assuntos, observamos, ao longo das provas da banca CESPE/CEBRASPE de 2018 a 2020, mais de 1.000 itens de Português, os quais estão distribuídos em porcentagem de ocorrência da seguinte forma:

            Com base nesses números, podemos classificar as questões da banca CEBRASPE em três partes, por índice de ocorrências:

Questões quentes: são as de maior ocorrência, sempre estão nas provas.

Questões mornas: são as de média quantidade e nem sempre aparecem com frequência nas provas.

Questões frias: são as de baixa ocorrência.

Aqui faço uma observação: o fato de haver questões frias significa que não vemos ocorrência de questões exclusivamente desses assuntos, porém eles podem estar “mascarados” em outros, como:

  1. A preposição é cobrada nas questões de regência, de crase e de reescrita. Assim, esse tema é importante para ajudar no entendimento de outros.
  2. A acentuação gráfica e a ortografia são assuntos pouco cobrados em questões exclusivas desses temas, mas a banca CEBRASPE pode cobrar na reescrita, por exemplo.

Assim, todos os temas elencados para sua prova são importantes, e essa classificação serve apenas para você dar prioridade, e não para deixar de estudá-los, ok? Não podemos negligenciar nenhum assunto.

Bom, vimos que o assunto de maior importância é a interpretação e a tipologia textual, mas vejo muitos alunos deixando de estudar a parte gramatical, por julgarem que Português é só entender texto. A você que pensa assim, cuidado!

Primeiro, porque a interpretação de texto deve ser estudada, treinada, revisada. Não é uma simples leitura, mas é a busca do que realmente o texto cobra. Assim, seguem algumas dicas importantes sobre esse tema:

Para interpretar textos

  1. Leia o texto, no mínimo, duas vezes.
  2. Na primeira leitura, observe qual é a ideia principal defendida, atente ao título, quando houver.
  3. Na segunda leitura, aprofunde no modo como o autor aborda o tema: verifique os argumentos que fundamentam a opinião defendida por ele.
  4. Ao término da segunda leitura, observe se você realmente entendeu o título: ele vai dar a você a ideia principal do texto.
  5. Num texto, temos ideias explícitas (o que literalmente se vê escrito no texto) e implícitas (o que se abstrai, subentende, nas entrelinhas do texto). Procure sempre, ao tentar resolver a interpretação, marcar o que está explícito no texto que confirme a sua resposta. O que está implícito é marcado por vestígios: não se fala diretamente, mas se sugere uma interpretação. Ex: Eu posso indicar que uma pessoa é estressada não dizendo claramente esta palavra, mas citando os atos dela, a forma agitada diante dos problemas na vida etc. Isso nos leva a “ler as entrelinhas”.
  6. A banca CEBRASPE caracteriza-se por deixar bem explícitas as ideias que confirmam a interpretação do texto.

Tipos de texto

Narrativo: conta uma história ficcional (inventada) ou real (o que realmente ocorreu, fato). São elementos principais: personagens, ações, cenário, tempo, narrador. Destaca-se pela evolução das ações no tempo.

Descritivo: enumera ações, características, elementos. Muitas vezes está dentro de outra tipologia textual para elencar características e ações de personagens ou enumerar argumentos de um texto dissertativo.

Dissertativo: falar sobre algo, um tema, um assunto. Divide-se em argumentativo/opinativo (quando há opinião do autor) ou expositivo/informativo (apenas retransmite um conhecimento sobre algum assunto, sem opinião).

Agora, vamos partir para algumas observações sobre os demais assuntos:

Domínio dos mecanismos de coesão textual. Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual:

Basicamente é a identificação de um pronome relativo ou pessoal, o qual faz referência a uma palavra anterior. Assim, uma boa leitura do texto mata a questão. Além disso, entramos nos conhecimentos dos conectores coordenativos e subordinativos adverbiais. Isso sempre cai.

Emprego de tempos e modos verbais:

Uma boa leitura do texto vai conduzi-lo a se safar da questão. Basicamente a banca identifica um verbo no texto, muitas vezes no tempo presente do indicativo, e faz uma afirmação sobre este emprego. Então, uma leitura atenta do texto ajuda muito! Como eu sempre digo, nunca decore o emprego de tempo verbal, temos que perceber o contexto em que é utilizado.

Domínio da estrutura morfossintática do períodoEmprego dos sinais de pontuação. Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração:

Aqui recai parte muito importante do conteúdo da prova! A pontuação tem ligação direta com a sintaxe da oração e com a sintaxe do período. Além disso, quando estudamos período composto, entendemos o emprego das conjunções, isto é, dos conectores sobre os quais falamos num dos itens anteriores. Assim, esta parte do conteúdo é um dos chavões da banca CEBRASPE. Normalmente, vemos questões que querem saber o valor da oração adjetiva com e sem vírgula; a dupla vírgula separando estruturas adverbiais intercaladas; o emprego do aposto explicativo e enumerativo por meio de travessões, dois pontos, vírgulas.

Emprego das classes de palavras:

Basicamente as classes de palavras cobradas em prova são “verbo”, “preposição”, “advérbio” e “pronomes”. A banca já estipula a cobrança de pronomes com a colocação pronominal e com a coesão, pois normalmente trabalha o recurso anafórico, basicamente explorado pelos pronomes. O tema verbo já está apontado em tema peculiar com emprego de tempo verbal. Os temas preposição e advérbio são muito vistos em nossa aula de sintaxe da oração, pois normalmente exploram as circunstâncias pertinentes ao adjunto adverbial.

Concordância verbal e nominal:

A banca CEBRASPE explora bastante o emprego da voz passiva sintética, isto é, o reconhecimento do pronome apassivador, o que força o verbo a concordar com o sujeito paciente, em construções como “Alugam-se casas”. Também trabalha o valor de outro “se”: o índice de indeterminação do sujeito. Basicamente com o verbo “tratar”. Como eles gostam deste verbo!!!!! Então, bateu o olho no verbo “tratar”, cuidado, pois construções como “Tratam-se de problemas” ou “A reunião trata-se de problemas” são viciosas . O correto é “Trata-se de problemas” ou “A reunião trata de problemas”. Além disso, a banca cobra a concordância com a expressão partitiva “a maioria dos”, “a maior parte dos” etc.

Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase:

Quanto à regência, basicamente ela é cobrada dentro da funcionalidade da crase, a qual é vista em muitas provas da banca CEBRASPE. O que mais cai em crase é o seu emprego facultativo.

Colocação dos pronomes átonos:

Tema fácil e que alguns candidatos costumam marcar bobeira!!!! Muito cuidado com as palavras atrativas, as quais forçam a próclise.

Reescrita de frases e parágrafos do texto. Significação das palavras. Substituição de palavras ou de trechos de texto. Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade:

A banca CEBRASPE usa muito esse tipo de questão, porque pode cobrar qualquer assunto gramatical. Ela pode explorar a concordância, a regência, a crase, a pontuação, a semântica, a colocação pronominal entre outros temas muito relevantes. Por isso, esse tema tem um índice de cobrança bem alto!

Mas, para atacarem esse tipo de questão e não terem problema, recomendo, quando o trecho for pequeno, que o reescrevam em cima do trecho original. Assim, mesmo que vocês não tenham domínio gramatical de algum conteúdo, vendo uma estrutura sobre a outra, naturalmente perceberão se há mudança de sentido ou prejuízo gramatical.

Quer saber mais sobre como mandar bem na prova para TJ RJ?

Veja nos pacotes promocionais!

Grande abraço, meus amigos!

Décio Terror

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • ajudou demais!!!!!
    luis em 10/08/20 às 11:32
  • muito obrigada pelas dicas professor. Eu sempre digo que o Prof. Terror é o terror mesmo.
    beatriz em 03/03/20 às 09:56
  • Obrigado pelas dicas, mestre! Um abraço!
    Wallace em 28/02/20 às 23:16
  • Gostei das dicas muito importante legal !
    Marcos Antônio em 28/02/20 às 16:50
  • Obrigada professor pela orientação!
    Fernanda em 28/02/20 às 15:55