Artigo

TJ SP – prova comentada e gabarito extraoficial de Atualidades

Assista Aqui, Ao Vivo, a Correção da Prova TJ SP

Olá Galera,

Muito feliz com o retorno que estou recebendo, nas redes sociais e no site do Estratégia, sobre a prova de Atualidades. Os alunos estão informando que o que foi cobrado na prova estava no nosso curso de Atualidades, em um ou mais de um dos vários e diversos materiais que disponibilizamos para o estudo.

As questões cobraram fatos ocorridos no mês de abril. Falei que, embora a Vunesp relacionasse no edital que poderia cobrar fatos ocorridos a partir do 2º semestre de 2016, a maioria ou todas as questões viriam de fatos ocorridos dentro do período de 90 a 30 dias antes da prova. E não deu outra! Acertei na mosca!

Arrisco a dizer, com boa possibilidade de certeza, que as questões de Atualidades foram elaboradas, pelo examinador, na semana de 24 a 28 de abril.

Também tenho observado, que a Vunesp, nos últimos concursos, vem sendo mais detalhista, está cobrando um conhecimento mais detalhado sobre os fatos, o contexto e sobre os atores dos fatos. Os concurseiros que tem seguido as minhas orientações, estudam e buscam saber, para além do fato pontual, o contexto que os envolve estão se saindo melhor nas provas de Atualidades da banca.

Vamos aos comentários das questões:

 

Questão 65

Leia a notícia a seguir.

Marine Le Pen e Emmanuel Macron venceram o primeiro turno das eleições francesas neste domingo [23 de abril], classificando-se para o embate final em 7 de maio. O resultado é histórico. É a primeira vez na história moderna da França em que nenhum candidato dos principais partidos chega ao segundo turno. Rejeitados nas urnas, eles deixam um espaço em aberto para a população testar outras forças.

(Folha de S.Paulo, 23.04.17. Disponível em: <https://goo.gl/Uuyp62>. Adaptado)

O embate entre Le Pen e Macron marcou a disputa, respectivamente, entre

(A)  os favoráveis ao acolhimento dos imigrantes de fora da Europa e os que defendem o fechamento das fronteiras.

(B)  um projeto de centro, economicamente liberal, e um projeto de esquerda, favorável à ampliação dos direitos sociais.

(C)  o nacionalismo xenófobo, associado à direita, e a defesa da integração europeia, proposta pelo centro.

(D)  um projeto economicamente nacionalista, pautado na intervenção do Estado, e uma agenda reformista socialdemocrata.

(E)  os conservadores, que defendem o aprofundamento da globalização, e a esquerda antieuropeísta.

COMENTÁRIOS:

O gabarito é a alternativa “C”. A Frente Nacional, de Marine Le Pen, se situa no espectro político da direita, de orientação nacionalista. Por ser contra a migração, inclusive a legal, Le Pen é considerada xenófoba, por analistas políticos. Emmanuel Macron é um político de centro, que defende uma maior integração europeia.

O nacionalismo, em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação. O termo está relacionado à preservação da nação enquanto entidade; na defesa do seu território, delineado por fronteiras terrestres; da economia nacional e nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição ou transformação identitária.

A xenofobia é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito e religião diferente.

Vejamos as demais alternativas:

(A) Incorreta. Macron também tem restrições ao acolhimento de imigrantes de fora da Europa. Não tem uma postura aberta ao amplo acolhimento dos imigrantes de fora do bloco europeu. Nenhum dos dois candidatos defendeu “o fechamento” das fronteiras como diz a alternativa. Ter restrições, defender um maior controle das fronteiras, ser rígido com a imigração não é a mesma coisa que “fechar” as fronteiras.

(B) Incorreta. O projeto de Macron é de centro e liberal. Marine Le Pen não é de esquerda é de direita. Na sua campanha, defendeu sim direitos sociais, como a manutenção da jornada de trabalho de 35 horas semanais, que Macron quer abolir.

(D) Incorreta. O projeto econômico de Le Pen é nacionalista, mas não se funda na intervenção do Estado na economia. O projeto de Macron é liberal reformista, não é socialdemocrata. Macron propõe o liberalismo social.

(E) Incorreta. Macron é um centrista liberal, que defende o aprofundamento da globalização. Le Pen é de direita e uma eurocética.

 

Questão 66

A crise atual entre os EUA e a Coreia do Norte se intensificou em 8 de abril, quando, após um teste de míssil frustrado pela Coreia do Norte, Trump disse ter enviado uma “armada muito poderosa” para a península coreana, uma referência ao porta-aviões USS Carl Vinson e a um grupo tático.

(G1, 23.04.17. Disponível em: <https://goo.gl/20hQJx>. Adaptado)

Entre as reações da Coreia do Norte a essa ação norte-americana, é correto identificar

(A)  o seu desligamento da ONU, a expulsão dos diplomatas dos países ocidentais e a aliança com outros países comunistas.

(B)  o pedido de intermediação da China, o recurso à ONU para negociação e o aceno aos EUA com uma proposta de acordo.

(C)  a decisão de interromper o programa nuclear, o convite público a agentes de inspeção da ONU e a aproximação com os países vizinhos.

(D)  a exibição pública do seu arsenal militar, a realização de novos testes de mísseis e a ameaça de um ataque nuclear preventivo.

(E)  a ruptura com a moderada e conciliatória China, a ameaça de invasão da Coreia do Sul e a hostilização do Japão.

COMENTÁRIOS:

A Coreia do Norte não se intimidou com a ação norte-americana. O país não tem se intimidado e recuado diante das ameaças e alertas dos EUA, de grandes potências mundiais e da ONU.

Após o anúncio de Trump, a Coreia realizou novos testes com misseis balísticos; o exército norte-coreano exibiu seu arsenal militar, em uma parada militar, e ameaçou os norte-americanos com um ataque nuclear preventivo superpoderoso, capaz de reduzir os EUA a cinzas.

As demais alternativas trazem fatos que não ocorreram ou não estão relacionados com a ação norte-americana, descrita no fragmento da notícia.

Gabarito: D

 

Questão 67

Os chanceleres dos países fundadores do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) farão uma reunião de emergência neste sábado [1 de abril] em Buenos Aires para discutir sua reação à situação da Venezuela. O tema central deverá ser a suspensão do país do bloco econômico. É possível que se discuta uma medida ainda mais dura: a expulsão.

(Estadão, 31.03.17. Disponível em:<https://goo.gl/w9Pv4N>. Adaptado)

Essa possível suspensão ou expulsão deve-se

(A)  à iminência de guerra civil por conta da profunda crise social que atinge a Venezuela, retirando o país da situação de paz interna exigida pelo bloco.

(B)  à aplicação da cláusula democrática, que determina alguma sanção nos casos de interrupção da ordem democrática, como estaria ocorrendo na Venezuela.

(C)  à realização de práticas irregulares de protecionismo e renúncia fiscal na Venezuela, contrariando as políticas de livre comércio do bloco.

(D)  à recusa da Venezuela em aceitar as propostas que visam à construção de uma moeda única para o bloco, o que atrasa o processo de integração.

(E)  aos obstáculos impostos pela Venezuela às negociações dos tratados de comércio com os EUA, destoando das decisões dos outros países do bloco.

COMENTÁRIOS:

A questão se baseou em uma notícia do dia 31 de março, véspera de uma reunião de chanceleres dos países fundadores do Mercosul. No dia seguinte, 1º de abril, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai acionaram a chamada cláusula democrática contra a Venezuela, dentro do Mercosul. Em um comunicado conjunto, os quatro países apontaram “ruptura da ordem democrática” na Venezuela depois que o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), instância máxima do judiciário do país, assumiu os deveres da Assembleia Nacional, que tem maioria de oposição ao presidente Nicolás Maduro.

A decisão contra a Venezuela foi tomada apesar de o TSJ ter recuado da decisão de intervir no Parlamento do país.

O acionamento da cláusula democrática é o primeiro passo em um processo que pode resultar na expulsão da Venezuela do Mercosul.

A Venezuela ingressou definitivamente no bloco em 2012. É o único dos cinco países membros que não é fundador do Mercosul. A Venezuela já está suspensa do bloco desde dezembro de 2016, por não ter cumprido acordos e tratados do protocolo de adesão.

Gabarito: B

 

Questão 68

O governo endureceu as negociações com os parlamentares e deu um basta a novas concessões na reforma da Previdência, rejeitando assim o lobby pesado de algumas categorias do serviço público, sobretudo com altos salários.

(O Globo, 23.04.17. Disponível em: <https://goo.gl/E79kQQ>. Adaptado)

Entre os direitos que alguns servidores públicos gostariam de manter, é correto identificar

(A)  o período mínimo de 25 anos de contribuição, que passaria para 35 com a reforma, e o mínimo de 50 anos de idade para aposentar-se, que poderia aumentar para 60 anos.

(B)  a não contribuição dos servidores com o INSS, destinado apenas à aposentadoria na iniciativa privada, e o direito ao aumento real anual no valor da aposentadoria.

(C)  a integralidade, que garante a aposentadoria com o último salário da carreira, e a paridade, que garante ao servidor aposentado reajustes salarias iguais ao do pessoal da ativa.

(D)  a aplicação do fator previdenciário para servidores públicos e o direito à aposentadoria com menos anos de contribuição do que os trabalhadores privados.

(E)  a estabilidade após dez anos de serviço e o pagamento, aos filhos, de pensão integral vitalícia no caso de servidores públicos que venham a falecer.

 COMENTÁRIOS:

Questão difícil, que foi no detalhe do tema da reforma da previdência. Vejamos a resposta, conforme texto publicado no Blog do Noblat: “O governo endureceu as negociações com os parlamentares e deu um basta a novas concessões na reforma da Previdência, rejeitando assim o lobby pesado de algumas categorias do serviço público, sobretudo com altos salários, que querem continuar se aposentando mais cedo com integralidade (último salário da carreira) e paridade (reajustes salarias iguais ao do pessoal da ativa)”.

Gabarito: C

 

 Inscreva-se para aulas gratuitas de Atualidades

Grande abraço,

Leandro Signori

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá Joyce, Viva! Parabéns para nós! :D
    Leandro Signori em 13/07/17 às 11:16
  • Olá Ynara, o termo "xenofobia" significa aversão a pessoas ou coisas estrangeiras. Marine Le Pen propôe reduzir drasticamente a entrada de imigrantes na França. Não só a imigração ilegal, mas a migração legal também. É uma proposta taxada de xenófoba. Historicamente é considerado xenofobia, este tipo de posicionamento. Na prova de Atualidades, o candidato tem que se despreender das suas visões de mundo, qualquer que sejam e atentar para a realidade dos fatos e dos conceitos. A questão não perguntou se era uma visão oposicionista ou não, isso foi uma leitura sua, não o que a questão perguntou. Não é em função das "crenças" de cada candidato que uma questão é anulada. É com base na realidade dos fatos e nos conceitos historicamente aceitos.
    Leandro Signori em 13/07/17 às 11:15
  • Boa tarde, professor. Em relação a questão sobre Macron e Le Pen o termo "xonófobo" não torna a alternativa opinativa/subjetiva e consequentemente incorreta? Não marquei como correta por acreditar ser uma visão apenas oposicionista. Esta questão merece anulação por este motivo?
    Ynara em 06/07/17 às 16:39
  • Obrigada, professor! Suas aulas e palpites foram certeiros, inclusive a questão sobre paridade e integralidade que, se eu não me engano, estava em seu material do TJ. Gabaritei graças as senhor! Ao ver as questões de atualidades, foi impossível não lembrar das suas aulas! Nota 10.
    Joyce em 04/07/17 às 08:13
  • Valeu Caroline! Muito feliz por todos vocês! :D Sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:57
  • Valeu Magda! Sucesso no concurso! :D
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:56
  • Olá Lucas, a questão pergunta: "Entre os direitos que alguns servidores públicos gostariam de manter". Veja que não se refere a novos servidores. O meu gabarito é de acordo com a notícia que foi a fonte da banca para elaborar a questão. Fiz uma consulta rápida com um professor amigo meu que me disse que servidores antigos não perderam o direito à integralidade na aposentadoria. Questão difícil, foi no detalhe da notícia. Destoou das demais questões.
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:44
  • Olá Jéssica, O meu gabarito é de acordo com a notícia que foi a fonte da banca para elaborar a questão. Ainda não tive tempo de me aprofundar no tema da integralidade do salário em relação à legislação vigente. Fiz uma consulta rápida com um professor amigo meu que me disse que servidores antigos não perderam o direito à integralidade na aposentadoria. Enfim, legislação em Atualidades. As vezes aparece. Todavia, se realmente não estiver correto, claro que cabe recurso. Vamos aguardar o gabarito preliminar.
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:36
  • Hehehehe. :D Que bom! Sucesso no concurso! Valeu Ariane!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:29
  • :D Viva! Lisa, sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:28
  • :D Valeu Irene! Sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:27
  • :D Viva! Graciele, sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:26
  • Valeu Mateus! Sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:25
  • Valeu Valdecir! Parabéns para nós! Sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:24
  • Respondendo mais uma vez. O Estatuto dos Deficientes foi lecionado pelo Prof. Ricardo Torques. Lecionei "Atualidades".
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:23
  • Olá Marlene, :D, sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:22
  • As questões 79 e 70 não são de Atualidades. São de Noções do Não são de Atualidades. Legislação sobre deficiência foi ministrada pelo Prof. Ricardo Torques.
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:21
  • Leandro, Cabe recurso na última questão de atualidades do TJ? Pois pelo que sei, não existe mais integralidade nem paridade para os NOVOS servidores desde 2003. Além disso, hoje a constituição fala que o servidor pode se aposentar com 10 anos de serviço público e 5 anos no cargo aos 65 anos. Ou seja, é um tempo de contribuição muito menor que os da iniciativa privada, e que seria aumentado caso passasse a reforma da previdência (servidores precisariam contribuir com 25 anos, em vez de 10.) Dessa forma, a alternativa D não estaria errada.
    Lucas Penteado em 03/07/17 às 21:20
  • Olá Luiz, sim, dentro de Conhecimentos Gerais. Mas, eu ministrei somente Atualidades. O prof. Ricardo Torques lecionou "Noções sobre Direitos das Pessoas com Deficiência".
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:18
  • Olá Alexandrina, quem lecionou o conteúdo destas questões foi o professor Ricardo Torques. Lecionei somente Atualidades.
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:17
  • Olá Samantha. Quem lecionou este conteúdo foi o professor Ricardo Torques. Lecionei somente Atualidades.
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:15
  • :D Gratidão! Sucesso no concurso, Maria Eduarda!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:14
  • :D Grato! Sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:13
  • :D Obrigado Paula. Parabéns! Sucesso no concurso!
    Leandro Signori em 03/07/17 às 21:12
  • Professor a sua revisão e o simulado foram primordiais, sem isso não teria acertado todas as questões de atualidades! Obrigada! e parabéns pelo excelente trabalho!
    Magda Aline em 03/07/17 às 18:31
  • Gabaritei sua matéria professor, tudo estava no material. Muitíssimo obrigada. PS: O resumo de véspera ajudou muito.
    Caroline em 03/07/17 às 17:16
  • Professor, vc arrasou na revisão. Acertei todas de Atualidades!
    Paula Fernandes em 03/07/17 às 16:46
  • SUPER MEGA ABRAÇO PROF.!! QUANDO CHEGUEI NAS QUESTÕES DE ATUALIDADES PARECIA QUE ESTAVA COM SEU MATERIAL PDF ESTRATÉGIA!!! ESTAVAM LÁ... BRILHANDO NA MINHA FRENTE!! FIQUEI FELIZ E DEI UM SORRISINHO... NÃO DEU OUTRA #GABARITEI!! GRATIDÃO!!!
    Michelle Cristine em 03/07/17 às 15:53
  • Boa professor! Guru dos concursos! Obrigada e parabéns pelo seu trabalho e dedicação!
    Maria Eduarda em 03/07/17 às 15:51
  • E sobre a Resolução e lei de deficiência?
    Samantha em 03/07/17 às 15:39
  • não tem as resposta das questões 69 e 70 em atualidades?
    Alexandrina em 03/07/17 às 15:31
  • Boa tarde! As respostas da questão 69 e 70 não tem
    Alexandrina em 03/07/17 às 15:30
  • Dentro de conhecimentos gerais, temos o Noções sobre Direitos das Pessoas com Deficiência. Teremos hoje a correção das 2 questões professor?
    Luiz em 03/07/17 às 15:15
  • Obrigada pelas aulas professor! Consegui gabaritar sua matéria!
    Joyce em 03/07/17 às 15:00
  • Olá, assisti o aulão da véspera de voces e não é que me foi de muita serventia...rsss...lembrei na hora das dicas e me foram bastante uteis. valeu, voces são demais.....Acertei essas de atualidades e olha que eu não estava nem um pouco por dentro desses assuntos....rs As dicas de Portugues também arrasaram.....a negativação colocando o não e trocando o ou pelo e....uau...
    Marlene em 03/07/17 às 14:48
  • BOA TARDE, FALTOU AS RESPOSTAS 69 E 70 DO ESTATUTO DOS DEFICIÊNTES QUE ENTROU COM ATUALIDADES. PODE VERIFICAR, POR FAVOR. ATT..
    Sandra Daniela Rodrigues Moreira Pateiro em 03/07/17 às 14:36
  • Grande Mestre, so faltou voce dar o gabarito.
    Valdecir em 03/07/17 às 14:21
  • Legal demais professor! estudei com seu material e assisti as videoaulas que você postou no meses e gabaritei atualidades!! Obrigado!!
    MATEUS LIMA CARVALHO em 03/07/17 às 13:59
  • Profffff seu lindo. Gabaritei. Graças a sua revisão
    Imaryah em 03/07/17 às 13:43
  • Obrigada professor, a revisão salvou minha prova! abraço!
    Raquel Vidal em 03/07/17 às 13:38
  • Só achei complicado, na primeira questão, dizer que nacionalismo xenófobo ligado à direita. O que sempre se falou foi em "extrema" direita. Muito complicado fazer questões hoje em dia falando sobre "direita" ou "esquerda" em um momento em que essas definições não são mais tão claras.
    Gabriel em 03/07/17 às 13:38
  • Parabéns professor! Gabaritei essa matéria.
    cleiton em 03/07/17 às 13:24
  • Parabéns professor!! Segundo seu gabarito eu gabaritei atualidades!
    Graciele em 03/07/17 às 13:22
  • Sem palavras para agradecer pela ajuda professor! Respondi todas as questões (com exceção da última) baseada nas suas aulas, especialmente as de revisão de véspera. Parabéns pelo excelente trabalho!
    Irene em 03/07/17 às 13:22
  • praticamente tudo o que vimos no aulão de véspera acertei 100% To passando para agradecer
    Lisa em 03/07/17 às 13:17
  • Leandro Signori por favor nos passe os número da mega sena Parabénsss!!! fiquei impressionada com os seus palpites certeiros para a prova. Até comecei a rir na prova
    Ariane Venancio em 03/07/17 às 13:14
  • Professor, na questão 68, desde a emenda constitucional, os servidores públicos nao recebem a integralidade do salário. impossível ser esta a correta.
    jessica em 03/07/17 às 13:12
  • Obrigada, professor! Acertei todas. ;)
    Camila em 03/07/17 às 13:11
  • Professor, acertei as questões 65, 66 e 67 graças ao aulão de revisão no sábado dia 24. Já a questão 68 acertei, mas fiquei em dúvida na hora da prova. Muito obrigado.
    Douglas em 03/07/17 às 13:09