Artigo

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público

Olá, tudo bem? No artigo de hoje vamos falar sobre TJ GO: o que te motiva a estudar para concurso público. Vamos lá?

TJ GO: O que motiva a estudar para concurso público
TJ GO: O que motiva a estudar para concurso público

Saiu o concurso do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). E agora o que te motiva a estudar para esse concurso público?

O que te motiva a levantar diariamente e estudar para passar no concurso público que você almeja?

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – O que é motivação

Vernon, em 1973, escreveu em seu livro no capítulo referente à motivação humana: “A motivação é encarada como uma espécie de força interna que emerge, regula e sustenta todas as nossas ações mais importantes. Contudo, é evidente que motivação é uma experiência interna que não pode ser estudada diretamente.”(Vernon, 1973, página 11).

Como diz nesse texto, a motivação é uma força interna que ampara nossas ações mais importantes. Ademais, por ser uma “experiência interna”, isto é, algo que só nós sentimos, que não é possível alguém observar de fora. Logo, é algo que depende principalmente da gente.

Assim, a motivação é o impulso que faz com que as pessoas tomem alguma ação para atingir os objetivos pretendidos. Ela envolve fenômenos biológicos, sociais e emocionais, responsável por começar, orientar e manter comportamentos necessários para atingir os objetivos.

Afinal, começar muitos começam, mas manter os comportamentos necessários para conquistar nossos objetivos que é mais difícil.

A motivação é extremamente importante para o desenvolvimento do ser humano, ela é necessária para o cumprimento de inúmeras tarefas, como: exercitar-se, estudar, trabalhar, entre outros.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Motivação é importante para passar em concurso

A motivação é importante para passar no concurso público que almejamos?

Consoante a Wikipedia: “Motivação designa em psicologia, em etologia e em outras ciências humanas a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Em outras palavras, é um processo psicológico, ou seja, é o impulso interno que leva à ação.” Isto é, a motivação nada mais é do que o motivo para agir, o motivo para irmos em busca do nosso objetivo.


Quando você assiste entrevistas ou depoimentos com aprovados em concursos públicos, você com certeza vai verificar que a motivação está presente em praticamente todos os casos relatados. Claro que o estudo para concurso público envolve vários fatores, como: foco, disciplina, persistência, etc. Contudo, será que não é a motivação que impulsiona esses outros fatores?


A motivação te faz continuar focado no concurso que você almeja, ela faz você ter disciplina de acordar mais cedo, dormir mais tarde para cumprir o cronograma de estudo, ela te faz continuar firme nos estudos para ser aprovado no concurso dos seus sonhos.


Por mais que a persistência e a disciplina sejam fundamentais para aprovação em concursos concorridos. O que faz com que você tenha disciplina para ficar estudando por horas, abdicar dos momentos de lazer?
O que te faz estudar mesmo naquele dia que você está exausto do trabalho?


Isso mesmo que você pensou, a MOTIVAÇÃO.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Tipos de Motivação

Como vimos, a motivação é muito importante para o desenvolvimento humano.

Existem 2 tipos de motivação, são elas:

  • Motivação intrínseca: esta motivação está ligada à força interior, isto é, na auto capacidade da pessoa em se motivar ou se desmotivar.
  • Motivação extrínseca: esta motivação está ligada a fatores externos, isto é, o ambiente em que a pessoa vive e as ocorrências externas que podem nos motivar.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Dinheiro como fator motivador

Muitas pessoas pensam que dinheiro é o principal motivador, mas será que é mesmo?

Para algumas pessoas o principal fator motivacional é o dinheiro, estas abrem mão do lazer, momentos com a família, saúde, etc, visando ganhar mais dinheiro. Mas será que todo mundo se motiva apenas por dinheiro?


Segundo um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, tarefas realizadas de maneira mais mecânica e com pessoas de nível cognitivo mais baixo, funciona a ideia de dar um maior bônus para as pessoas que obtiveram uma melhor performance e nenhum bônus para as pessoas que obtiveram uma performance ruim, desse modo, essas vão buscar melhorar para ganhar o bônus da próxima vez.

Contudo, esse estudo verificou que as tarefas que exigiam um nível cognitivo maior, esta ideia não funcionava, isto é, o fato de dar mais bônus não melhorava (não motivava) a ter uma melhor performance.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Motivação segundo David McClelland

David McClelland, professor da Universidade de Harvard, criou uma Teoria sobre a Motivação Humana. Ele identificou 3 fatores direcionadores de motivação que todos os indivíduos possuem e que os motivam. São esses fatores:

  • Realização ou Conquista: Algumas pessoas gostam de estabelecer metas que a desafiem e trabalham duro para alcançá-las. Essas pessoas valorizam o sucesso e são extremamente competitivas. Assim, estão sempre buscando melhorias e melhorando a eficiência.
  • Afiliação ou Associação: Existem pessoas estimuladas pelas relações humanas, essas pessoas amam fazer amigos, elas querem se sentir amadas. Normalmente essas pessoas detestam a solidão e escolhem pessoas próximas para trabalharem com elas, não necessariamente os melhores naquele assunto. Essas pessoas, geralmente, não lideram muito bem, pois elas possuem dificuldade em tomar decisões que possam gerar impopularidade.
  • Poder: Existem pessoas que se motivam para possuir o poder de influenciar outras pessoas. Essas pessoas querem se tornar autoridades para conseguir ter o controle da situação. São pessoas que gostam de influenciar outras, normalmente sentem a necessidade de ter o comando, além de gostar de ter uma maior visibilidade.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Como manter a motivação

Vamos agora elencar várias dicas para te ajudar a manter sua motivação em dia, como falamos, isso é muito importante para a aprovação em concurso público.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Determine o objetivo que você almeja

Você já assistiu ao filme de Alice no país das maravilhas?

Se sim, você deve lembrar dessa frase: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

Lembrou?

Como vemos nessa frase, nós precisamos decidir qual rumo queremos dar para nossa vida. Afinal, se você não sabe qual rumo quer dar para a sua vida: “qualquer opção vai servir”, o que mostra a importância das escolhas que tomamos, pois, a partir dessas escolhas que iremos colher os frutos.

No mundo dos concursos públicos é exatamente assim, você precisa ter em mente o objetivo que te fez começar a estudar, se possível escreva-o e deixe no seu ambiente de estudo visível. Sempre que você estiver cansado, sem saco, dê uma olhadinha para ele e lembre que o seu esforço vai ser recompensado quando alcançar aquele objetivo.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Projete o seu futuro

Já se imagine exercendo o seu cargo público dos sonhos, imagine como vai ser sua vida. Quer viajar muito? Quer comprar uma casa? Quer comprar um carro? Quer dar uma melhor condição para sua família?

Imagine tudo isso, veja as sensações que você está experimentando. Desse modo, você terá em mente que valerá a pena cada esforço para conquistar o seu objetivo, além das inúmeras transformações que isso trará a sua vida e dos que você ama.

Afinal, o cérebro humano necessita de estímulos positivos para conseguir se manter motivado.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Estabeleça metas menores e monitore seu desempenho

Passar em concurso público não é fácil, isso todos sabemos, mas não é nenhum pouco impossível, quem passa em concurso público não é o mais inteligente, mas sim o que teve uma maior persistência. Afinal, concurso público é uma prova de resistência rs.

Por mais que não seja impossível, essa conquista muitas vezes demora. Para aguentar essa “demora” é muito importante irmos medindo nosso desempenho, vendo que estamos melhorando gradativamente.

Mas como fazemos isso?

Ao fazer questões e simulados de concursos anteriores temos um feedback de como estamos, como estamos melhorando, o que faz mostra que estamos no caminho certo.

Devemos também estabelecer metas menores e realistas, até porque o estudo para concursos é um projeto de médio ou longo prazo. Por exemplo, encerrar as matérias básicas em 5 meses. Desse modo, vamos ver que estamos cada vez mais próximos de alcançarmos nossos objetivos.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Estipule recompensar e momentos de lazer

É importante que além de você se organizar, você defina pequenas recompensas após realizar uma meta. Desse modo, você terá motivação para estudar para o seu concurso por mais tempo.

Estipule recompensas sempre que conquistar um objetivo. Finalizou aquela matéria muito complexa? Tire um dia de folga.

Como falamos, nosso cérebro necessita de estímulos positivos para continuar motivado, então comemore as pequenas vitórias durante o processo e tenha sempre em mente que seu objetivo final está cada vez mais perto.

Essas recompensas devem ser ligadas às metas que te deixem mais próximo do resultado final almejado (passar no concurso público). Sendo assim, as metas podem ser o cumprimento do cronograma de estudo da semana, um bom resultado em algum simulado, entre outros.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Tenha interesse pelo que você está estudando

Quando você coloca na sua cabeça que um determinado assunto é chato, não vai ter nada mais entediante do que estudá-lo. Estude a matéria de uma maneira positiva, pense sempre o quanto aquilo pode auxiliar até em outros momentos da vida, não apenas no estudo para o seu concurso público.

TJ GO: Tudo o que te motiva a estudar para concurso público – Tenha interesse pelo que você está estudando

Não fique pensando na concorrência, quantos candidatos x vagas estão inscritos naquele concurso. Muitas pessoas que estão prestando o concurso público nem estavam estudando. Confie mais em você, tenha em mente o quanto você estudou, que você está preparado.

Afinal, se você não confia em você, quem você pensa que vai confiar? NINGUÉM!

Você precisa acreditar que vai ser aprovado, acreditar que seu esforço vai ser de fato recompensado.

Tenha em mente que tudo depende apenas de você, você deve ir para prova e acertar o máximo de questões que conseguir. Isso só depende de você.

Espero que tenham gostado do artigo!

Um abraço e bons estudos!

Leonardo Mathias

@profleomathias

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

https://www.tjgo.jus.br/

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

mais de 15 mil vagas

Concursos 2021

mais de 17 mil vagas

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.