Artigo

TIRA-DÚVIDAS: TUDO sobre Revisões

Oi, gente! Obrigada por todos os comentários carinhosos e pelas perguntas enviadas aqui e no meu canal. O carinho de vocês é minha maior motivação! :)

Bom, hoje vou responder os questionamentos sobre os vídeos de revisão. Para quem perdeu, postei novamente no final deste artigo, ok?

Antes, uma observação: Todas as técnicas passadas em artigos e vídeos são REGRAS GERAIS. Ou seja, funcionam para a esmagadora maioria das pessoas. Contudo, cada candidato tem suas particularidades. No Coaching, eu transformo a regra geral na “fórmula mágica” para o meu coachee. Ou seja, cada aluno meu segue essas regras gerais, mas com um toque aqui e outro ali para adequar as regras à realidade deles. Essa é a graça do Coaching! Caso contrário, bastaria comprar um livro sobre técnicas de estudo.

Dito isso, peço que observem o que funciona na prática para você. Pode ser que você encontre sua “fórmula mágica” dando seus toques pessoais em cada técnica ensinada. Cada aluno é diferente e não tem receita de bolo. Observe seu % de acerto. Se ele está subindo continuamente, o que você está fazendo está funcionando e é o certo para você.

Vamos às dúvidas:

1 – Quanto tempo gastar com a revisão de uma aula completa? 

R: 15 a 30 min.

2 – Mas eu não consigo de jeito nenhum revisar uma aula toda em 15 a 30 min! Gasto 1 hora ou mais! SOCORRO!

R: Claro que consegue. Talvez não hoje… mas daqui a algumas passadas pela aula, nas diversas vezes em que a estudar na Cumulativa, vai ficar mais rápido. Prometo. Não se apavore se hoje você gasta mais tempo.

3 – Leio tudo na revisão? Faço questões?

R: Não. Só os grifos e comentários das questões mais difíceis. Também não é para ler tentando decorar (isso é feito na Decoreba em Doses Homeopáticas).

4 – Eu tenho muitas matérias para estudar. Se eu revisar como você falou, nunca vou terminar o curso.

R: Não adianta estudar o curso todo e não acertar a questão na prova. Revisão é FUNDAMENTAL. Pode dar seu toque pessoal nas regras gerais, mas REVISE SEMPRE. Quando mais vezes você revisa um capítulo, mais veloz você fica, mais possível parece o sistema de revisões que eu apresentei.

5 – Não consigo fazer a revisão da Curva do Esquecimento porque odeio manter o controle de páginas lidas. Posso “pular” essa revisão?

R: Se você já tentou muuuuuito e realmente não curte revisar assim, faça ao menos a Revisão Cumulativa.

6 – Tenho que fazer uma revisão mensal e uma cumulativa?

R: Não. Ou uma, ou outra.

7 – Estou na loucura do pós-edital. Tenho que fazer as 4 revisões?

R: Não. Presume-se que pertinho da prova assim você não esteja vendo matéria nova e que esteja mais veloz. Nesse caso, faça apenas a Revisão Cumulativa + Decoreba em Doses Homeopáticas.

Em aulas com muita lei seca, revise pela lei seca e apenas use o PDF para ler as súmulas que o professor destacou referente ao tema e para ler os comentários das questões mais tensas (que, presumo, você já fez em algum momento do passado).

8 – Todo mundo tem que fazer a Curva do Esquecimento?

R: Não. Curva é só para matéria que você está vendo pela primeira vez. Se você já estudou tudo de Constitucional, por exemplo, nada ali é novidade. Você pode até não lembrar de tudo ou de muita coisa, mas você já viu. Dessa forma, faça apenas as outras 3 revisões.

9 – Posso condensar a revisão de 24 horas da Curva do Esquecimento com a Revisão do Fio da Meada?

R: Sim. Não faz sentido revisar a mesma coisa 2 vezes no mesmo dia.

10 – No vídeo, você fala que o aluno não deve estudar muitas horas da mesma matéria ou estudar uma matéria até terminá-la para só então inserir outras disciplinas no cronograma. Contudo, gosto de estudar assim. Vou reprovar?

R: Todas as dicas que dou são regras gerais. Ou seja, são aplicadas com sucesso pela maioria das pessoas. Pode ser que seu caso seja a exceção. O importante é você fazer o que gera resultados nos seus estudos. Se seu % de acerto está muito bom e se você não esquece o que estudou, então está tudo ok.

11 – Eu devo fazer as 4 revisões ou escolho apenas uma?

R: Se a matéria é novinha para você, faça as 4. Se é matéria que já viu, faça todas exceto a da Curva.

12 – Fazendo a revisão cumulativa você volta mais vezes nas primeiras aulas. Mas e quanto ao conteúdo mais avançado? A matéria estudada mais vezes será a mais fácil, inicial. Se sempre que revisar for para voltar ao começo, não ficaria um déficit na matéria mais difícil do conteúdo? Não seria bom fazer um estudo cumulativo em duas partes, separando, por exemplo, do meio para frente até igualar o número de camadas agregadas?

R: Vamos analisar 2 hipóteses:

  1. Caso você só consiga bater o edital 1 X: o final estará mais fresco na cabeça, já que acabou de ler antes da prova. O início é que vai demandar mais revisão mesmo.
  2. Caso você passe o edital mais de 1X: Faça o que indicou na pergunta. Revise da 00 em diante até o fim. Quando concluir, revise da última aula para a primeira. Alterne cada vez que recomeçar a revisar tudo.

13 – Como gerir as revisões de disciplinas já finalizadas?

R: Faça todas as revisões indicadas, exceto a da Curva. Atenção para a dica dada na pergunta 12.

14 – Quando terminar a aula 01 e começar a Revisão Cumulativa, ainda não terei terminado a revisão da Curva do Esquecimento da aula 01. Como fazer neste caso? Fazer a Cumulativa 00 e 01 e depois continuar com a da Curva do Esquecimento da 01?

R: Sim. Uma não atrapalha a outra. Pelo contrário. Sua revisão de 30 dias da Aula 1 será mais rápida (já que terá feito a cumulativa).

15 – Tenho que fazer a curva do esquecimento sempre?

R: Indico só no primeiro contato com um assunto. Se o tema não é novo, faça só as outras 3 revisões citadas.

Bjs

Gabi

Coach Estratégia Concursos

—————————————————————————————————————————————————–

AVISOS:

1 – Toda TERÇA e QUINTA posto artigos sobre Coaching (inteligência emocional para concursos e/ou técnicas de estudo).

2 – Quem já me segue há bastante tempo: Meus artigos antigos serão colocados no site semanalmente. Alternarei artigos novos e antigos.

——————————————————————————————————————————————————————————————-

Curtiu o artigo? Comente aí embaixo! Quer sugerir tema de artigo? Fique à vontade!

Já me acompanha nas redes sociais? Tô te esperando lá!

Quer ser meu coachee? É só avisar a equipe do Estratégia quando fizer a matrícula! :)

Concursos Abertos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito obrigada elevado a 1000
    eduarda em 18/02/18 às 15:28
  • Parabéns.. Amei as dicas!!!
    Josi em 29/08/17 às 22:23
  • Prof, tenho uma dúvida. Nas revisões cumulativas devo fazer as revisões até terminar mesmo que isso demore alguns dias ou semanas? Pra avançar com qualidade qual seria a carga horária ideal de estudos?
    Helena em 29/03/17 às 00:45
  • Gabriela. Hoje parei tudo para receber as valorosas orientações de tua parte. Li todos os artigos. Agora me sinto mais orientado para seguir os estudos para a PF. Muito obrigado. Conto contigo, não me abandone. Deus te abençoe.
    Alexandre Guerra de Guerra em 12/03/17 às 19:23
  • Olá Gabi, tudo bem? Vim apenas agradecer pelas ótimas dicas. Muito obrigado!
    Edilson Dias em 10/03/17 às 18:53
  • Professora, tudo bom? Primeiro, adorei o seu esquema de revisão, sério. Eu já adotava algo parecido, mas foi depois de muita insistência com as tão sofridas revisões. Tenho uma dúvida sobre a revisão da curva do esquecimento: quando eu termino o ciclo de 01-07-15-30 dias, eu posso prosseguir com mais dias? Exemplo: +30 dias, depois +90 dias e chego nos 180 dias. Posso fazer desse jeito? ou recomeço o ciclo tudo de novo? Um grande abraço.
    Diego Tardelly em 10/03/17 às 18:35
  • Excelentes dicas Gabriela. Entretanto me surgiu uma enorme dúvida. Você explica no vídeo que a revisão da Curva do Esquecimento é uma RELEITURA das páginas estudadas anteriormente de cada uma das disciplinas? Exemplo: estudei Direito Constitucional - Aula 0 - páginas 10 a 30. Na revisão de 24 horas da Curva do Esquecimento, por exemplo, terei que reler essas mesmas 20 páginas. Ou seja, gastarei o mesmo tempo que utilizei no estudo da disciplina (exemplo, 1 hora), apenas para reler essa matéria na Curva do Esquecimento? Entretanto estudo 3 disciplinas por dia (gastarei então 3 horas para fazer a Curva do Esquecimento?). E como faço para estudar as matérias do dia, sendo que disponho de 5 horas líquidas de estudo por dia? É que eu sempre utilizei a Curva do Esquecimento, porém relendo apenas os grifos. Utilizando 15 minutos de revisão para cada disciplina. E também gostaria de agradecer demais pelo pulo do gato que é a Revisão Cumulativa, nunca ouvi falar desse método de revisão e achei simplesmente SENSACIONAL, parabéns!!!
    Márcya Melo em 10/03/17 às 17:54
  • Muito obrigado, dicas valiosas! Belo trabalho que você faz. Obrigado mais uma vez.
    Eduardo Rosa em 10/03/17 às 13:26
  • Obrigada pelas brilhantes dicas, realmente irá nos ajudar muito!
    Liliane em 10/03/17 às 11:16
  • Melhor dica que já vi sobre como fazer as revisões de forma eficiente!! Parabéns Gabi!!!
    Bárbara em 10/03/17 às 10:45
  • Obrigado mais uma vez, Gabriela! Eu não sabia que não precisaria fazer a revisão da curva nas matérias que não são novas. Já me deu até um gás a mais! Parabéns pelo excelente trabalho!
    Paulo em 10/03/17 às 09:08
  • Que Show!!!!!! Vim parar aqui por pesquisar sobre revisões e só assisti por serem vídeos pequenos,, não esperava tanto e amei!!! Esse tema é o que tenho mais dificuldades! Sempre tive vontade de estudar acompanhada por um(a) coach, ainda não tive condições, mas cada vez mais percebo o quanto é importante para haver foco e rendimento nos estudos, um dia ainda consigo. Amei as dicas, a professora é muito objetiva, esclarecida. Parabéns!!! Tive apenas uma dúvida porque não consigo estudar por PDFS, nessa revisão da curva do esquecimento, pra quem estuda por vídeo aulas, o correto é rever a vídeo aula? E pra quem tem uma hora ou duas só no dia pra estudar (não por falta de esforço) será que seria possível fazer as 04 revisões sem faltar momento pra conteúdo novo?
    Flavia em 10/03/17 às 05:14
  • Excelente ! Vamos caminhando !
    JAMILTON SANTOS em 09/03/17 às 23:58
  • Show esse artigo! Uma grande dificuldade minha e ajudou bastante! Obrigada ;*
    Tamy em 09/03/17 às 21:04
  • Conte sempre comigo, Sheila!  Bjs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 09/03/17 às 20:05
  • Brigadão, Mônica! Vocês são meu combustível! <3 Bjs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 09/03/17 às 20:02
  • Almir, para mim, PARCERIA é a alma do negócio! :) Abs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 09/03/17 às 19:55
  • Oi, Tamyres. Beleza? A decoreba é feita para sempre, nos 15 min finais de estudo da matéria. O fio da meada é para quanto você começou a revisar uma aula e não acabou. Ao retomar a revisão em outro dia, você deve relembrar o que viu antes (o início já lido da aula em questão). Se você começou a revisar a aula e acabou... e dias depois começa a revisar uma nova aula, daí vc não faz a Fio da Meada. Fio da meada é para quando você quebrou o estudo/revisão de uma aula em dias diferentes. Sobre o que revisar: grifos + questões assinaladas como mais tensas (essa marcação é feita quando vc resolve a bateria pela primeira vez).   Tranquilo? Bjs Gabi
    Gabriela Knoblauch em 09/03/17 às 19:54
  • Gabi, como sempre excelente! Obrigada mesmo por compartilhar e esclarecer muitas dúvidas. Mas, se possível, gostaria que esclarecesse uma: Eu finalizei uma matéria do meu edital, vi no seu artigo que não preciso mais utilizar da Curva do Esquec. ( Eu estava utilizando, mas como findou a revisão de 1 mês, estava colocando cada PDF p ser revisto a cada 2 meses), Supondo que eu siga o que você indicou, não consegui compreender como faria as outras 2 revisões (Decoreba em doses homeopáticas, que são as leituras da LEI SECA, já faço), sendo que a Fio da meada não tem como fazer,pois não há PDF novo para ler e como faria a revisão cumulativa? toda vez que chegar no dia de estudar essa matéria eu leria TODOS os grifos ? ou devo focar SÓ EM QUESTÕES? Se puder ajudar, fico MUITO GRATA. beijos.
    Tamyres em 09/03/17 às 13:38
  • Professora, Obrigado pelo esclarecimento das Dúvidas! Super Genial! isso mostra que a profa está disposta a ajudar quem está na luta por uma vaga no serviço público. Muitos profissionais fazem apenas marketing com o coach, porém quando é para tirar alguma dúvida aberta para o público, não recebemos retorno, apenas fazem para seus coachee. Parabéns novamente pela sinceridade! que Deus continue sempre abençoando a senhora.
    Almir Silva em 09/03/17 às 13:22
  • Boa tarde Gabi, Não sei se é porque estou vendo no trabalho (e-mail restrito), mas não consigo ver os seus artigos de curvas. Estou curiosa. Vou dar uma olhada lá em casa para ver com mais clareza. Mas muito obrigada pelas ajudas que são sempre bem-vindas. Abraços. Sheila.
    Sheila em 09/03/17 às 13:20
  • Ai que tudo, Gabi!! Mais uma vez parabéns pelos artigos e vídeos!!! Como sempre muito disposta em nos ajudar. Sou sua fã!!!
    Mônica em 09/03/17 às 12:37