Artigo

Como aproveitar melhor o seu tempo no pós edital do TCE-ES

Saiba como aproveitar melhor seu tempo no pós edital do tão aguardado concurso do TCE-ES.

Como aproveitar melhor o seu tempo no pós edital do TCE-ES
Como aproveitar melhor o seu tempo no pós edital do TCE-ES

O Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santos (TCE-ES) está atualmente com duas ótimas oportunidades para área de controle: o edital para o cargo de Auditor de Controle Externo e o edital para o cargo de Conselheiro Substituto, ambos concursos realizados pela banca FGV. As provas estão previstas para acontecer na data de 12 de fevereiro de 2023 e  05 de março de 2023, respectivamente.

  • TCE ES – Auditor de Controle Externo
  • Status: Inscrições abertas até 12/12/2022
  • Banca: FGV
  • Vagas: 20 + CR
  • Salário inicial: R$ 13.700,86
  • Edital: TCE ES-2022
  • TCE ES – Conselheiro Substituto
  • Status: Inscrições abertas até 05/01/2023
  • Banca: FGV
  • Vagas: 01 + CR
  • Salário inicial: R$ 33.689,11
  • Edital: TCE ES Conselheiro – 2022

Com a data da prova marcada, o tempo de estudos fica limitado a esse intervalo até a prova e o relógio começa a jogar contra você. Nesse momento é hora de colocar os pés no chão, analisar o edital, avaliar o seu momento de estudos atual e as horas que poderá acumular nesse interim. Será que será suficiente para ver todo o edital? Pode apostar, fazer essas considerações hoje irá te poupar de muitas frustrações lá na frente, além de dar aquele sentimento de urgência para otimizar os estudos.

Afinal, concurseiro que já é experiente sabe que, quando se trata de horas líquidas de estudos, qualidade é melhor que quantidade, porém podendo aliar ambas, maiores serão suas chances de ser um dos candidatos aprovados neste concorrido certame. Vamos às dicas.

Saiba aqui a diferença Horas líquidas X Horas Brutas de estudos

Organize prioridades para aproveitar melhor o tempo para o concurso do TCE-ES

Olhe para seus compromissos semanais e perceba quais daquelas tarefas você poderia deixar de fazer por alguns meses, ou quais tarefas você poderia simplesmente reduzir a carga horária ou a frequência. Será que você não pode diminuir as idas à academia por um tempo? Ou deixar de ir a todos os eventos para os quais é convidado? Tornar os estudos uma das suas maiores prioridades nessa reta final certamente fará diferença para que lá na frente você possa curtir com mais tranquilidade todos esses outros momentos do seu dia a dia.

Organize intervalos de estudos

Estudar 4 horas seguidas pode parecer difícil, mas e se você fizer 1 hora pela manhã ao acordar, 1 hora no período da tarde e 2 à noite? Já não soa tão difícil e cansativo assim, correto?  Então dividir sua meta de estudos em pequenos intervalos, ajudará muito no cumprimento dessa meta. Aqui vale considerar otimizar alguma rotina diária, como por exemplo acordar um pouco mais cedo e estudar 30 minutos antes do seu expediente ou estudar 30 minutos no intervalo do trabalho. Esses pequenos intervalos contribuirão para que ao final do dia você tenha acumulado muito mais horas de estudos e, consequentemente, maior probabilidade de ter um bom desempenho na prova.

Tenha dias parâmetros para aproveitar melhor o tempo para o concurso do TCE-ES

Conforme você for estudando e controlando sua meta de horas diárias de estudos, comece também a fazer uma avaliação dos dias em que cumpriu sua carga horária ou até conseguiu estudar mais horas com relativa tranquilidade. Pergunte a si mesmo o que deu certo naquele dia.

Você se organizou melhor previamente? Acordou e dormiu mais cedo?  Estudou num ambiente mais silencioso? Seja o que for, tenha esse dia em mente como uma referência para seus próximos dias de estudo e tente sempre alcançar essa marca. Deste modo, você terá mais constância na sua rotina de estudos .

Aproveite o tempo morto na sua preparação para o concurso do TCE-ES

Sabe aquele tempo que você está se dedicando a realização de alguma outra atividade mais mecânica e que não exige tanta concentração? A essas horas denominamos como “tempo morto”.

São as horas em que você está se deslocando para o trabalho, seja dirigindo ou no transporte público, quando está realizando algum trabalho doméstico, realizando uma atividade física, ou na fila do banco. São horas que, quando bem aproveitadas, podem ajudar muito na assimilação e retenção de conhecimento.

Você pode aproveitar esses momentos para ouvir, através do nosso App Estratégia Cast, os conteúdos que estão sendo lançados para esse concurso. As aulas são gravadas com o propósito de serem ouvidas por áudio, e ajudam a complementar o seu estudo.

Você também pode aproveitar para usar essas horas que seriam perdidas, revisando o seu próprio material.

Pessoal, essas foram as dicas para vocês tirarem o melhor proveito do tempo nos seus estudos para o TCE-ES. Usem essas estratégias com sabedoria para tirar o melhor proveito possível de sua carga horária.

Lembrando-se de que quanto mais você estudar, a tendência é ficar cada vez mais preparado. Porém, mais importante do que fazer muitas horas de estudo em um dia, é ser capaz de estudar com qualidade. Por isso, procure sempre fazer um estudo ativo e observar seu desempenho, para assegurar de que está no caminho certo! Estou certa de que usando essas estratégias você será capaz de otimizar muito do seu tempo de estudo para o TCE-ES de modo que seu aproveitamento diário será significativamente melhor.

Contem sempre conosco. Abraços e bons estudos!

Fernanda HarumiProfessora e Coach do Estratégia Concursos

Cursos e Assinaturas

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2023

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.