Artigo

Temas da redação do concurso do DETRAN-SP comentados

Estrategianos, tudo na paz? Como foram na prova discursiva do DETRAN-SP?

Aqui é o Professor Raphael Reis chegando na área. Vou comentar os dois temas de redação cobrados pela Fundação Carlos Chagas (FCC) no concurso do DETRAN-SP, que foi aplicado hoje (07/07/2019).

Particularmente, fiquei muito feliz com os temas propostos :)

I: Espaço Urbano e Qualidade de Vida

Esse tema foi amplamente visto no material do nosso curso e no aulão ao vivo (Hora da Verdade). No material em PDF, na rodada temática 01, abordamos urbanização, mobilidade urbana e cidadania. Além disso, sugerimos para treinamento dois temas de provas anteriores da FCC que se relacionam com a temática cobrada (o primeiro está na rodada temática 01 e o outro foi proposto no simulado como questão inédita :)

É importante lembrar algumas palavras-chave e alguns conceitos curingas: democratização do espaço urbano, direito à cidade, bem comum, coletividade, segregação socioespacial, gentrificação, compartilhamento desigual dos espaços públicos, cidadania em Aristóteles, cidadania na concepção de Thomas Marshall, Sociedade Líquida (Bauman), individualismo, hiperindividualismo (Gilles Lipovtsky), etc.

Algumas ideias centrais:

  • O espaço urbano é importante para as relações sociais e para a qualidade de vida da população, porém percebe-se que não há uso republicano dos espaços públicos;
  • Conforme o filósofo Gilles Lipovtsky, a atual sociedade é marcada pelo hiperindividualismo, o que afeta o pertencimento aos bens públicos;
  • O direito à cidade, isto é, acesso aos bens culturais e patrimoniais não são garantidos pelo Estado, o que afeta a qualidade vida;
  • A qualidade de vida de uma população está relacionada ao direito ao espaço público, isto é, o compartilhamento democrático das vias e inclusão das pessoas com deficiência.
  • ETC.

II: A importância da educação no trânsito para a formação do cidadão

Esse tema está fora da curva do estilo FCC de cobrar temas mais filosóficos, uma vez que está mais próximo daquilo que denominamos de “temas de atualidades”. De fato, nos últimos anos os temas tiveram característica filosófica. Porém, nenhuma surpresa ou preocupação, uma vez que o aluno astuto e que prestou atenção às nossas aulas recordou o que eu sempre falo: há temas que são transversais e os nossos conceitos curingas podem ser aplicados tranquilamente. Veja, as aulas de cidadania e de mobilidade urbana têm tudo a ver com o tema. Além disso, refletimos em videoaula a temática “violência no trânsito brasileiro”, bem como o aulão “A Hora da Verdade” ajudou bastante, não é mesmo?


Algumas ideias centrais:

  • Os dados de várias instituições de pesquisa mostram que o desrespeito às leis de trânsito no Brasil é a principal causa das mais variadas violências no trânsito, ou seja, os acidentes não são acidentais. Isso mostra que o brasileiro não incorporou uma atitude cidadã, de respeito ao outro e a si mesmo.
  • A ideia republicana do filósofo Rousseau defende que as pessoas devem abrir mão de parte de sua liberdade individual visando ao bem comum. Nessa perspectiva, a educação no trânsito é importante, uma vez que ela faculta a incorporação de atitudes éticas como, por exemplo, não dirigir embriagado.
  • No Brasil, há uma cultura da violência que repercute no trânsito, isto é, as pessoas tendem a resolver os seus conflitos de forma violenta, afastando-se do diálogo e de soluções pacíficas.
  • Há a necessidade de democratizar as vias públicas, garantindo o compartilhamento respeitoso entre pedestres, automóveis, motocicletas, etc. Nesse sentido, somente uma educação voltada para a cidade será capaz de incorpora atitudes que visem à coletividade.
  • Para uma possível conclusão: As escolas devem incorporar em seus currículos reflexões sobre o trânsito, desenvolvendo nos jovens reflexão crítica sobre os dados alarmantes de acidentes de trânsito na sociedade, bem como ações proativas de respeito ao outro e ao bem comum.
  • ETC.

Penso que os nossos alunos se deram bem e gostaram das temáticas rsrs

Lembre-se de me enviar o espelho da redação :)

Instagram: profraphaelreis

YouTube: professor Raphael Reis

E-mail: [email protected]

Nossos cursos:

TRF-4

TRF-3

ALE-SP

Ciências Humanas para Redação

Artigos publicados no Estratégia

Biografia:

Raphael Reis é professor do Estratégia Concursos desde 2016 e leciona os seguintes conteúdos: Redação (macroestrutura), História, Filosofia e Sociologia. É graduado em História (UFJF) com especialização em Políticas Públicas e Gestão Social (UFJF) e mestrado em Sociologia da Educação (UFJF).

Nos últimos anos tem se especializado na redação da FCC, que é considerada como a prova discursiva mais difícil do Brasil! Em 2017, percebendo que a grande dificuldade dos candidatos que fazem a prova discursiva da Fundação Carlos Chagas (FCC) é a parte de conteúdo, criou o curso inédito e inovador de Ciências Humanas para Redação, que já atendeu milhares de alunos e têm contribuído decisivamente para a melhoria das notas. Além disso, é autor do e-book 15 conceitos para mandar bem na redação da FCC.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Que bom que você gostou do aulão e que ele foi útil :)
    Raphael de Oliveira Reis em 08/07/19 às 17:44
  • Olá Nelson! Que coisa boa!
    Raphael de Oliveira Reis em 08/07/19 às 17:44
  • assisti seu aulão e tb a aula hora da vdd detran, foi imprescindível no meu sucesso pra compor a redação
    Nelson Pinto dos Santos em 08/07/19 às 11:46
  • Muito obrigado professor! Treinei com o tema que você havia passado para o simulado do Detran-SP e ajudou bastante para o desenvolvimento de ambas as redações nas provas de ontem dia 07/07. Abraços!
    Fernando em 08/07/19 às 09:39