Artigo

Tema de redação do concurso da UFF (cargo de assistente administrativo): os acidentes de trânsito no Brasil: fatores motivadores e ações educativas

Estrategistas, tudo bem?

No último domingo, nossos alunos realizaram a prova do concurso da UFF, cargo de assistente administrativo.

O tema de redação proposto pela banca COSEAC foi: “acidentes de trânsito no Brasil: fatores motivadores e ações educativas”. Além de refletir sobre esse tema em nosso curso de discursivas (tema sobre violências urbanas), é válido destacar que o assunto foi cobrado recentemente pela banca Cespe, no concurso da PRF. O que isso quer dizer? Que é um tema potencial neste ano :)

Para este tipo de assunto, uma das possíveis estratégias argumentativas é utilizar causas e consequências que o problema “violência no trânsito brasileiro” afeta a sociedade. Assim, espera-se do candidato que ele aborde o uso de bebida alcoólica na direção, as brigas de trânsito, o desrespeito às leis de trânsito. Como consequências à coletividade, podem-se destacar: os custos gerados ao Sistema Único de Saúde e ao Sistema Previdenciário.

Outro aspecto importante é o candidato refletir sobre a importância de ações educativas e defender fiscalização rigorosa por parte das autoridades públicas como, por exemplo, realizar com mais frequência blitz da Lei Seca e trabalho pedagógicos nas escolas.

Pensa que acabou? Confira esta sugestão de redação:

O Brasil é um dos países que mais geram violência e acidentes no trânsito, o que ocasiona danos à sociedade. Homicídios, mortes, invalidez permanente sobrecarregam o Sistema Único de Saúde, o Sistema Previdenciário e as forças policiais. Como causa dessas violências está a cultura da violência, a imprudência dos condutores e a falta de fiscalização dos governos.

Primeiramente, é importante destacar que muitos homicídios são causados no trânsito por discussões banais. Em conformidade com a pesquisa “Mapa da Violência”, o Brasil possui alto índice de homicídios no trânsito. Isso é devido à cultura da violência do brasileiro, que, em vez de resolver os conflitos por meio do diálogo das instituições competentes, utiliza-se de agressões verbais e físicas.

Além disso, a maior parte dos acidentes causados nas estradas brasileiras está associada à imprudência e à negligência dos condutores, os quais abusam da velocidade, deixam de usar os aparatos de segurança e muitos fazem uso de bebida alcoólica. Dessa forma, os acidentes gerados pela a irresponsabilidade de motoristas provocam gastos públicos com o Sistema Único de Saúde, com o Sistema Previdenciário (invalidez permanente) e com a movimentação de forças militares, como os Bombeiros.

Mediante o exposto, a violência no trânsito brasileiro precisa ser encarada como um problema grave. Nesse sentido, os governos precisam intensificar a fiscalização e reforçar ações de educação no trânsito por meio de campanhas de conscientização e de trabalhos pedagógicos nas escolas. Já os indivíduos, especificamente os condutores, necessitam de resolver os conflitos de forma pacífica e incorporar atitudes éticas, isto é, respeitar as leis de trânsito para preservar vidas.

Siga-me nas redes sociais:

YouTube: Professor Raphael Reis

Instagram: profraphaelreis

Nossos cursos:

Ciências Humanas para Redação

Redação ENEM

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Olá! Eu penso que pode ser um destes: https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/temas-de-redacao-para-voce-treinar/
    Raphael de Oliveira Reis em 28/03/19 às 11:02
  • Você tem ideia qual sera o tema do nivel superior?
    Alice em 26/03/19 às 14:50
  • Que bom que você gostou! Tmj :)
    Raphael de Oliveira Reis em 25/03/19 às 21:49
  • Preciso falar algo? O sr. ministrou uma aula sobre o tema, valeu professor!
    Fábio Pontes em 25/03/19 às 20:31