Artigo

Tecnologia da Informação para Área Fiscal

Fala, galera!

 

Aqui quem fala é o Prof. Diego Carvalho e eu venho anunciar um curso bastante requisitado pelos alunos do fisco: Tecnologia da Informação p/ Área Fiscal. Vocês devem ter percebido que a Área de TI tem sido cada vez mais importante para absolutamente todos os órgãos da administração pública. Hoje em dia, muitas órgãos simplesmente não sobreviveriam sem sua Área de TI. O orçamento de órgãos como a Secretaria do Tesouro Nacional, por exemplo, é quase inteiro voltado para a Tecnologia da Informação.

 

Vocês já devem ter notado que alguns concursos têm cobrado – na parte básica – assuntos específicos para cargos de nível superior de Tecnologia da Informação. Vamos ver dois exemplos:

  • 2018 – Polícia Federal – Agente: trouxe no edital assuntos como Modelagem Relacional, Mineração de Dados, Big Data, Linguagem Python, etc – tudo isso em um nível altíssimo de profundidade;
  • 2018 – Banco do Brasil – Escriturário: trouxe no edital assuntos como Programação, Estruturas de Dados, Modelagem Relacional, Data Warehouse, além de diversas linguagens de programação/marcação (Ex: HTML, CSS, XML, Python, etc).

 

Professor, mas isso não é concurso fiscal! Você tem razão, por isso eu trago o exemplo do último concurso fiscal publicado:

  • 2018 – SEFAZ/GO – Auditor Fiscal: trouxe no edital assuntos como Data Warehouse, Big Data, Engenharia de Software, Metodologias Ágeis, Análise de Pontos de Função, Servidores Windows/Linux, PMBOK, ITIL, COBIT, CMMI, MPS.BR, etc.

 

Vejam que esse edital ainda trouxe uma justificativa para cobrar Tecnologia da Informação:

O conhecimento das matérias constantes nos objetos de avaliação referente à disciplina Tecnologia da Informação é fundamental para o exercício do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Estadual que, segundo o art. 37, XVIII da Constituição Federal, o art. 142 do Código Tributário Nacional e art. 4º da Lei Estadual nº 13.266/1998, tem o mister de constituir o crédito tributário e executar tarefas de arrecadação de tributos estaduais, sendo que para o perfeito desenvolvimento de suas atribuições é necessário o perfeito conhecimento do conteúdo programático da disciplina.

 

Professor, como será esse curso? Galera, para montar esse curso, nós fizemos um levantamento de todos os últimos concursos fiscais de nível federal (RFB e AFT) e estadual (SEFAZ/UF), e alguns de nível municipal (ISS – São José dos Campos, ISS – Salvador, etc).  Nem todos esses concursos cobraram Informática e Tecnologia da Informação e outros foram realizados há tanto tempo que não vale a pena contabilizá-los (Ex: o último concurso da SEFAZ-SE foi em 1989!!!).

 

Enfim, chegamos a 11 concursos fiscais que cobraram Informática e/ou Tecnologia da Informação nos últimos anos para basear nosso curso. Dessa forma, fizemos um mapeamento de incidências de assunto por concurso apresentado a seguir:

 

Professor, vai ter isso tudo no curso? Não, o contéudo acima daria facilmente mais de 30 aulas e alguns assuntos não valem tanto o custo/benefício! Logo, nós precisaremos fazer algumas apostas! Eu e o Prof. Renato da Costa nos juntamos e fizemos algumas avaliações sobre o que poderia ser uma tendência nos próximos concursos fiscais e chegamos a um cronograma que nós achamos que cobrirão a maioria dos concursos fiscais que sairão em um futuro breve (caso os concursos fiscais venham a cobrar algum desses assuntos com uma frequência maior, nós atualizaremos o curso sem nenhum problema).

 

Eis, então, nosso novo Curso de Tecnologia da Informação para a Área Fiscal: https://www.estrategiaconcursos.com.br/curso/tecnologia-da-informacao-p-concursos-da-area-fiscal-com-videoaulas.

 

Esse curso será voltado especificamente para alunos da área fiscal que não têm conhecimento de TI! A linguagem será mais leve e tranquila, sem nos aprofundar em tecnicalidades que não caem em provas para o fisco. Além disso, teremos videoaulas exclusivas para essa área que sabemos não ser a especialidade dos alunos da área fiscal. Fiquem tranquilos, todos terminarão o curso adorando TI! Tá bom, peguei pesado, mas não vai sair odiando TI! :)

 

E aí, vamos conosco? Eu e o Prof. Renato da Costa esperamos vocês! Forte abraço e até lá…

 

 

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Muito interessante, Professor! Parabéns pelo trabalho! Dado o aumento da importância de TI no funcionamento dos diversos órgãos públicos, é interessante fazer esse exercício de "previsão" do que virá nos próximos concursos. Nesse sentido, gostaria de deixar aqui uma sugestão que julgo importantíssima. Fiquei sabendo que o próximo concurso do TCU oferecerá (das 30 vagas totais) 10 para TI. Entretanto, devido à mudança de perfil de profissional que querem nomear, haverá uma sensível mudança no conteúdo programático. Parece que as novas disciplinas serão de: Bancos de Dados, Ciência de Dados, Estatística, Fiscalização de Contratos de TI, Governança e Gestão de TI, Governo Digital e Tecnologias Emergentes e Programação para Análise de Dados. Não vi um programa assim no Estratégia. Será que não poderiam montar um pacote com essas disciplinas? Isso ajudaria muito quem pretende estudar para o concurso e queira chegar com boas chances. Estudar o conteúdo do último edital, pelo visto, não será interessante, ainda mais considerando que a prova deve ocorrer em menos de um ano.
    Paulo em 28/09/19 às 19:35
  • Sim, Mariana! Serão cobertos por esse curso, sim. Abraço :)
    Diego Carvalho em 12/11/18 às 18:22
  • Boa noite, Robson! Tudo bem, cara? Sim, serão todos feitos por mim e gravados pelo fantástico Renato da Costa! Nós adicionamos SQL e Programação. Abraço :)
    Diego Carvalho em 12/11/18 às 18:21
  • Boa noite, Rafael. É verdade! Como eu disse, a maioria dos órgãos não sobreviveria sem TI atualmente (o meu, por exemplo)! Abraço!
    Diego Carvalho em 12/11/18 às 18:20
  • Boa noite, Vagner. Nós adicionamos SQL e Programação. Abraço! :)
    Diego Carvalho em 12/11/18 às 18:20
  • Augusto, Esse será um curso mais dinâmico! Se sentirmos a necessidade de cobrir mais algum assunto, acrescentaremos sem nenhum problema. Nós refletimos se seria interessante deixar essa parte básica de lado, mas - como é possível ver na tabela - mesmo os concursos que cobraram a parte de tecnologia da informação cobraram também a parte básica de Informática. Nenhum órgão fiscal vive sem conhecimento de planilhas eletrônicas hoje em dia! Bacana? Abraço :)
    Diego Carvalho em 12/11/18 às 18:13
  • Olá, professor, Os conteúdos cobrados na SEFAZ-SC 2018 estão abraçados nesse curso? Obrigada!!!
    Mariana em 12/11/18 às 10:10
  • Prof. Diego, todos pdfs desse curso serão feitos por vc? Gosto muito das suas aulas! Pensam em incluir SQL no curso? Acho que também pode ser uma tendência a cobrança dessa linguagem Abraços!
    Robson em 12/11/18 às 08:14
  • SEFAZ SC e SEFAZ RS deveria servir de base para vocês também, TI não é mais tendência, é realidade, e tem quebrado muita gente. Excel, Word, são disciplinas que vocês deveriam ter deixado de lado para esse curso, deixar no Básico, já tem milhares de curso sobre isso! Agora SQL, programação, etc, deveria ter sido o foco. Uma pena! Deveriam acrescentar mais aulas com mais assunto, e de repente, tirar os assuntos "batidos" como Word, Excel, Power point, Correio Eletrônico etc
    Augusto Teixeira Modesto em 12/11/18 às 07:14
  • Belo curso professor. Creio que ate os concursos de algumas polícias civis irão cobrar a parte de Ti com essa abrangência, devido ao fato de vários crimes estarem intimamente relacionados com Tecnologia da Informação. Acho que a tendencia é essa mesmo.
    rafael sobrinho macedo em 11/11/18 às 21:32
  • Professor; Linguagem SQL não vi no cronograma. Não terá mesmo? No SEFAZ-SC vai ser cobrado em prova, quase certo isso.
    Vagner em 11/11/18 às 21:08