2

O que faz um Técnico do Seguro Social do INSS?

O INSS é uma autarquia ligada ao Governo Federal, responsável pelo pagamento da aposentadoria, pensões, auxílios e outros benefícios, sendo vital para a organização da Previdência. Por seu tamanho e magnitude, necessita de um grupo de servidores dedicados a atender o público da melhor maneira possível. Conheça um pouco da rotina do Técnico do Seguro Social neste artigo.

O que faz um Técnico do INSS?

O Técnico do Seguro Social  tem como principal função lidar diretamente com o público. Os Técnicos são considerados a porta de entrada do INSS para o povo. Quando o cidadão busca alguma informação, tem interesse em algum benefício, ou uma solicitação de serviço, tudo isso é feito pelos Técnicos.

Além de responderem ofícios, técnicos analisam processos administrativos. O profissional também pode atuar no âmbito das unidades administrativas com as gerências executivas. O técnico deve atualizar constantemente as questões que envolvem a rotina de trabalho para auxiliar na melhor maneira o cidadão.

Entrevista com Técnico do Seguro Social

A jornalista do Estratégia Concursos, Thaís Mendes, realizou uma entrevista com um de nossos alunos que foi aprovado para o cargo no concurso INSS em 2012. Confira no vídeo abaixo a trajetória e um pouco da rotina de um Técnico do Seguro Social.

Quanto ganha um Técnico do INSS?

A remuneração inicial bruta de acordo com documento emitido pelo Ministério do Planejamento em 2018, já tendo incluído Vencimento Básico, Gratificação de Atividade Executiva e Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social, pode chegar a R$ 5.447,79. O requisito obrigatório para ingresso no cargo é certificado de conclusão de curso de ensino médio.

salário técnico INSS

Tabela de remuneração – Técnico do INSS

Quantas horas trabalha um Técnico do INSS?

A jornada de trabalho padrão dos Técnicos é de 40 horas semanais, mas existem algumas exceções. Dependendo do tamanho e da demanda da agência, o servidor tem uma jornada de 30 horas semanais. As jornadas são organizadas de modo que os funcionários se revezem para que a agência fique aberta por mais tempo.

Um Técnico pode ser promovido?

Ainda há a possibilidade de uma promoção para a função de Gerente de Agências, que trabalha dando suporte aos servidores para atender o público da melhor forma. Nesse caso, há um acréscimo na remuneração.

Para mais informações, confira nosso artigo completo sobre o Concurso INSS

Cursos Concurso INSS

Gostou dessa oportunidade? Deseja se preparar para o Concurso INSS?
O Estratégia Concurso já possui cursos relacionados ao certame. Confira:

Curso Técnico INSS

Ficha técnica concurso

Informações do último concurso INSS

Data: 2015
Vagas: 950
Cargos: Analista e Técnico
Lotações: Nacional
Banca: Cespe
Escolaridade: Nível Médio e Superior
Nota Técnica INSS

Edital Remoção INSS 2018

Edital: INSS 2015

Ascom Estratégia
[email protected]

Posts Relacionados

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *