TCE MA: sancionada a Lei que cria o cargo de Analista!
Foi sancionada em 12 de janeiro, pelo governador do Maranhão, Carlos Brandão, a lei que cria a carreira de Analista Estadual de Apoio ao Controle Externo.
Com isso, aumentam cada vez mais as expectativas para a abertura do novo certame, uma vez que o ingresso dos Analistas que ocuparão o cargo deverá ocorrer por meio do concurso TCE MA.
Importante ressaltar que a lei sancionada também altera normas anteriores para reestruturar as carreiras do próprio órgão. A ideia é fortalecer o suporte técnico do Tribunal.
Qual é o requisito exigido para o cargo de Analista Estadual? Os candidatos interessados no cargo deverão possuir o nível superior de formação.
A lei não apresenta uma especialidade em si para ingresso na carreira, mas isso poderá ser mencionado no edital, conforme já havíamos antecipado.
Quantas vagas a lei estabelece para o cargo de Analista Estadual?
Conforme é possível observar abaixo, a lei cria um total de 50 vagas para o cargo de Analista Estadual:

No entanto, nossa equipe de jornalismo está em contato com o TCE MA para verificar se o concurso ofertará o quantitativo integral de vagas ou se haverá oferta em número reduzido.
Quanto ganha um Analista Estadual?
A lei apresenta uma tabela de vencimento básico (referência de julho de 2025) que progride conforme o servidor avança nos padrões:
- Início de carreira (Padrão ANE1): R$ 12.950,00.
- Final de carreira (Padrão ANE16): R$ 20.179,34.
- Benefícios Extras: Além do vencimento, os analistas em efetivo exercício têm direito a auxílio-alimentação e auxílio-saúde, ambos de caráter indenizatório.
Estude para o concurso TCE MA com quem mais aprova no mercado!
Ademais, é importante lembrar que instituições como FGV, Cebraspe, Instituto AOCP e o IDECAN estão na disputa pelo certame.
Para acompanhar todos os detalhes do concurso TCE MA, além dos referentes ao cargo de Analista, já que o edital também contará com vagas para outras carreiras, acesse o link abaixo:
Saiba mais: Concurso TCE MA