Artigo

O que é a Taxa SELIC: Resumo para o Banrisul

Entenda como funciona a taxa Selic, o que é e também as possíveis implicações nas operações bancárias para a preparação da prova do BANRISUL.

Mas afinal, o que é a Taxa Selic?

A taxa SELIC é também conhecida como taxa básica de juros da economia brasileira. É a segunda menor taxa de juros da economia brasileira (a menor é a taxa TJLP – Taxa de Juros de longo prazo) e serve de referência para a economia brasileira.

Ela é usada nos empréstimos feitos entre bancos e também nas aplicações feitas por estas instituições bancárias em títulos públicos federais.

A Selic é definida a cada 45 dias pelo COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil).

Taxa SELIC: Resumo para o Banrisul

Para que serve?

A taxa Selic serve para definir o piso dos juros no país, pois é a partir da SELIC que os bancos definem a remuneração de algumas aplicações financeiras feitas pelos clientes. A Selic também é usada como referência de juros para empréstimos e financiamentos.

Vale ressaltar que a Taxa Selic não é a utilizada para empréstimos e financiamentos direto ao cliente (pessoas físicas e empresas).

Os bancos tomam dinheiro emprestado pela Taxa Selic, porém ao emprestar para seus clientes a taxa de juros bancários é muito maior. Isto ocorre porque os bancos embutem seu lucro, custos operacionais e riscos de não obter de volta o valor emprestado.

A Selic e a inflação

A taxa Selic é um importante instrumento usado pelo banco central para controlar a inflação. Quando está alta, ela favorece a queda da inflação, pois desestimula o consumo, já que os juros cobrados nos financiamentos, empréstimos e cartões de crédito ficam mais altos.

Por sua vez, quando está baixa ela favorece o consumo, pois tomar dinheiro emprestado ou fazer financiamentos fica mais barato, já que os juros cobrados nestas operações ficam menores.

A Selic a o câmbio

Quando a taxa Selic está muito alta, o valor do dólar tende a diminuir no país, isso ocorre porque muitos investidores externos fazem aplicações no brasil atreladas aos juros, o que no momento que entra e circula mais dólares na economia brasileira, esta moeda se desvaloriza, enquanto a real ganha força.

A Selic e o consumo

Como a alta da Selic encarece os financiamentos e aumenta os juros cobrados em cartões de crédito, fica mais caro comprar de forma parcelada. 

Logo, a Selic alta desestimula o consumo, reduzindo a venda de mercadorias e serviços. As empresas brasileiras e os consumidores acabam sendo prejudicados com esse fator.

Qual a taxa Selic atual?

A taxa Selic hoje está em 13,75% ao ano. Ela foi definida no dia 7 de dezembro de 2022 pelo Copom, que decidiu manter a taxa em 13,75%.

Nesse caso, essa alta da taxa está relacionada aos esforços do Banco Central em reduzir e controlar a inflação.

A taxa Selic também é dividida em duas outras taxas que servem para coisas diferentes: A taxa Selic Meta, sendo a meta deliberada em reuniões do Comitê de Política Monetária e serve para balizar os juros no país. E a taxa Selic Over, utilizada como juros nos empréstimos interbancários de curta duração.

Taxa Selic Over

A Selic over é utilizada pelo mercado interbancário para o financiamento de operações com duração diária, que são lastreadas em títulos públicos federais. 

Na prática, todos os bancos do país são obrigados por lei a depositar uma parte do dinheiro que têm sob sua custódia, em uma espécie de “conta” no Banco Central (Bacen).

No entanto, como todo dia essas instituições realizam várias operações financeiras, é muito comum que, ao final do expediente, elas tenham em seu poder mais ou menos dinheiro do que quando o dia começou. 

Por isso, a porcentagem que deve ficar com o Banco Central varia diariamente. Para se adaptarem à regra, os bancos que têm uma porcentagem menor do que a necessária, tomam empréstimos de curtíssimo prazo dos bancos que têm mais do que aquilo que precisam.

 Assim, como os empréstimos são de curtíssima duração e o risco praticamente inexiste, a remuneração por esse crédito é baseada no quanto o governo paga de juros sobre esses títulos. 

Essa operação é chamada de overnight. A garantia para esses empréstimos são os títulos do Tesouro Nacional, de forma a reduzir ao máximo o risco – e também os juros. 

A taxa Selic over varia diariamente com base na média de juros pagos nessas operações interbancárias. Geralmente, essa variação é muito pequena, na casa dos décimos.

Dessa forma, a taxa de juros praticada pelos bancos e credores é, em geral, igual ou ligeiramente superior às pagas para os detentores dos títulos públicos federais lastreados na Selic, já que esse também é uma categoria de empréstimo considerado seguro.

O valor da Selic Over é divulgado diariamente pelo Departamento de Operações de Mercado Aberto (Demab), subordinado ao Banco Central.

Taxa Selic Meta

A taxa Selic Meta é a que normalmente é citada em noticiários e tem maior importância no dia a dia dos brasileiros. 

Ela é definida pelo Comitê de Política Monetária e corresponde ao valor que o governo paga quando pega dinheiro emprestado. 

Assim como qualquer pessoa, o governo também empresta recursos para manter sua “máquina” em funcionamento. 

Esse recurso é o que vai ser usado para educação, saúde, infraestrutura, além de ser direcionado para a manutenção da estrutura dos três Poderes. 

Embora os impostos sejam a principal forma de financiamento do governo, muitas vezes ele precisa de outras fontes de recursos. 

Isso acontece por diversos motivos, como o crescimento econômico menor do que o esperado, que ocasiona uma menor arrecadação e consequentemente gastos acima do previsto.

 Além disso, o governo pode querer antecipar recursos de anos seguintes para investir em determinado momento. Para obter esses fundos, ele lança seus títulos públicos no mercado. 

Como os juros em geral estão diretamente ligados ao risco de o mutuário não pagar o montante emprestado, convencionou-se que o risco do Estado em não pagar sua dívida, é o menor possível dentro de uma economia de mercado. 

Essa dívida é baseada na taxa Selic, que o próprio governo define. Logo, pode-se concluir que a taxa Selic é a balizadora dos juros praticados em todo o território nacional. 

Considerações Finais

Finalizamos aqui mais um artigo focado na preparação dos estudos para o concurso do Banrisul.

O assunto tratado está previsto no edital, dentro do conteúdo de conhecimentos Bancários, a Taxa Selic tem grande probabilidade de incidência na prova por ser um assunto específico e essencial para quem almeja ingressar na área bancária.

Ressalto que o Estratégia Concursos possui cursos precípuos voltados para o Banrisul.

Não percam nossas atualizações diárias no site.

Um forte abraço.

Quer saber tudo sobre concursos previstos?

Confira nossos artigos!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anosASSINE AGORA

Agora, confira as vagas e oportunidades dos concursos 2023 navegando através do índice abaixo:

Concursos e vagas previstas para 2023:

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.