Artigo

Tanatologia Forense para PC-BA

Tanatologia Forense para PC-BA

Fala, pessoal. Tudo certo?

O concurso da PC-BA é uma excelente oportunidade para quem estuda para as carreiras policiais. São ofertadas 1.000 vagas, distribuídas entre os cargos de Investigador, Escrivão e Delegado, com salários de R$ 4.873,18 a R$ 13.032,44.

E para mandarmos super bem na prova da PC-BA, veremos neste artigo um resumo sobre um dos tópicos mais cobrados nas provas de Medicina Legal: Tanatologia Forense.

Tanatologia Forense para PC-BA
Tanatologia Forense para PC-BA

Conceito – Tanatologia Forense PC-BA

A palavra Tanatologia deriva das palavras tânato, do grego, morte e logia, estudo. Assim, estamos diante do estudo da morte.

Podemos afirmar, portanto, que a Tanatologia Forense é o ramo da Medicina Legal responsável por estudar os aspectos da morte e do morto sob variados aspectos.

Causas Jurídicas da Morte

Quando tratamos do estudo da morte, no âmbito da Medicina Legal, debruçamo-nos sobre as mortes violentas, uma vez que as mortes naturais ficam a cargo dos demais campos da medicina.

Em se tratando de morte violenta, há três hipóteses plausíveis: suicídio, acidente ou crime (homicídio). Lembre-se do mnemônico SAC.

Há também as mortes suspeitas, entendidas como sendo aquelas em que o indivíduo de boa saúde, de forma inesperada, sem causa evidente, ou com sinais de violência indefinidos ou definidos, passível de gerar desconfiança sobre sua etiologia (origem).

TanatognoseTanatologia Forense PC-BA

É o ramo da Tanatologia Forense que estuda o diagnóstico da realidade da morte, com a análise de fenômenos abióticos imediatos e mediatos, bem como os fenômenos transformativos destrutivos ou conservadores.

Fenômenos abióticos

Dividem-se em imediatos e mediatos (consecutivos). Os imediatos são aqueles que se apresentam devido à cessação das funções vitais. Já os consecutivos ou mediatos surgem em decorrência da instalação dos fenômenos cadavéricos.

Os sinais abióticos imediatos não indicam, de forma absoluta, a ocorrência da morte. São eles: perda da consciência, perda da sensibilidade, abolição da motilidade e do tônus musculares e cessação da respiração, circulação e atividade cerebral.

Já os sinais abióticos consecutivos ou mediatos atestam a ocorrência da morte. São sinais mediatos: desidratação cadavérica, livor mortis, algor mortis, rigor mortis e espasmo cadavérico.

Fenômenos TransformativosTanatologia Forense PC-BA

Com a ocorrência da morte, uma série de fenômenos passam a ocorrer no cadáver.

Os fenômenos transformativos podem ser destrutivos ou conservadores.

Fenômenos Transformativos Destrutivos

São aqueles que, como o nome diz, destroem o corpo após a morte. Podem ser os seguintes:

Autólise: trata-se da destruição das células por si mesmas. É causada pelas próprias enzimas encontradas no corpo humano.

Putrefação: O aparecimento dos primeiros sinais de putrefação se dá no abdome, e correspondem à Mancha Verde Abdominal, localizada na fossa ilíaca direita. Possui como fases:

  • Período Cromático: inicia-se pela mancha verde abdominal, em média 24 a 36 horas após a morte, mas de forma mais precoce em regiões de clima quente. Nos afogados, essa mancha aparece, primeiramente, na cabeça e na parte superior do tórax.
  • Período Gasoso ou Enfisematoso: da putrefação surgem gases, dando ao cadáver um aspecto extremamente inchado. Pode-se notar a projeção dos olhos e da língua. É nessa fase em que surge a Circulação Póstuma de Brouardel.
  • Período Coliquativo ou de Liquefação: nessa fase ocorre a destruição do cadáver por bactérias, insetos e outros animas (Fauna Cadavérica). Esse período pode durar de um a quatro meses.
  • Período de Esqueletização: fase em que não há mais células, tecidos e partes
    moles para serem segmentadas e digeridas pela fauna cadavérica, sobrando apenas os ossos. A esqueletização completa ocorre em cerca de 3 anos.

Maceração: é a transformação cadavérica em meio líquido. Pode ser asséptica, quando ocorre em fetos dentro do útero, ou séptica, no caso dos afogados em geral.

Fenômenos Transformativos Conservadores

Para a prova da PC-BA, no estudo de Tanatologia Forense, importante conhecer os fenômenos que conservam o cadáver:

Mumificação: ocorre em locais ventilados, secos e com elevadas temperaturas. Apresenta-se com peso reduzido, pela dura, seca, enrugada e de tonalidade enegrecida.

Saponificação ou Adipocera: Ocorre em local úmido e depende de gordura. “Transforma o cadáver em “uma substância de consistência untuosa, mole e quebradiça, de tonalidade amarelo-escura, dando uma aparência de cera ou sabão.”, conforme Genival Veloso de França.

Calcificação: Também chamada de petrificação. É mais comum de ocorrer em fetos mortos e retidos na cavidade uterina, denominados de “litopédios”.

Corificação: Esse fenômeno ocorre em cadáveres colocados em urnas metálicas, fechadas hermeticamente, local em que os fatores transformativos não têm possibilidade de ocorrer. Dá ao cadáver um aspecto de couro curtido.

Congelação: Ocorre em locais com temperaturas negativas, podendo conservar o cadáver por tempo praticamente indefinido.

Considerações Finais – Tanatologia Forense para PC-BA

Finalizamos nosso artigo, com um resumo sobre Tanatologia Forense, trazendo os pontos mais cobrados em provas.

Esperamos que tenham gostado.

Até a próxima.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Concursos abertos

Concursos 2022

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.