Artigo

O TAF do concurso de 2021 da Polícia Federal (PF) ficou mais fácil!

Os índices de desempenho e a pontuação mínima para a aprovação no TAF do concurso de 2021 da PF estão mais leves que do último de 2018.

Fala pessoal!

Quem aqui tem medo do Teste de Aptidão Física (TAF) da PF?

Quem pensou em desistir de concorrer a uma vaga no concurso da PF por não se achar em condições de ser aprovado nesse exame?

Antes de responder a essas perguntas, recomendamos que analisem os novos índices do TAF do concurso da PF de 2021!

Diferenças entre os TAFs dos concursos da PF de 2018 e de 2021

Conforme descrito no edital, as modalidades do TAF do concurso da PF de 2021 continuam as mesmas do concurso de 2018, porém os índices a serem atingidos estão menos exigentes e a pontuação mínima para a aprovação foi reduzida.

Apesar de ainda exigir do candidato uma boa preparação física, o “monstro” do TAF se tornou menos assustador.

Quem “bateu na trave” no concurso de 2018, certamente passaria com folga se a banca aplicasse os índices e pontuação mínima de 2021!

Percebe-se que o organizador desse novo concurso não quer que o peso dos índices e da pontuação do TAF elimine bons candidatos.

O índice de reprovação no TAF do concurso da PF, historicamente alto, tende a diminuir em 2021.

Os Testes do TAF do concurso da PF de 2021

O TAF é uma etapa do concurso da PF de caráter eliminatório que consiste no conjunto desses 4 testes físicos:

  • Barra Fixa
  • Impulsão Horizontal
  • Natação (50 metros)
  • Corrida de 12 minutos

Cada modalidade tem índice mínimo que, se atingido, soma 2 pontos. A pontuação aumenta gradativamente, conforme o desempenho, até o máximo de 5 pontos.

No último concurso, em 2018, o candidato precisava fazer pelo menos 12 pontos na soma do conjunto dos 4 testes.

Em 2021 houve uma redução para 10 pontos no mínimo que considera o candidato apto.

Por outro lado, houve uma queda na pontuação máxima possível, de 6 para 5 pontos, mas isso em nada interfere na dificuldade do TAF.

Isso porque o candidato que fizer somente o mínimo em 3 modalidades (somando 6 pontos) precisará de apenas mais 4 pontos para fechar os 10 pontos e ser considerado apto.

Lembrando que a pontuação do TAF não altera a classificação do candidato. Ou seja, qualquer desempenho que resulte em mais de 10 pontos na soma do conjunto não vai trazer qualquer benefício a ele.

Tabela Comparativa entre o TAF do concurso da PF de 2018 e de 2021

Para entender melhor as mudanças, segue abaixo um comparativo entre os índices de 2018 e 2021:

Comparativo TAF PF 2018 e 2021 Masculino

Comparativo TAF PF 2018 e 2021 Feminino

Como a pontuação máxima do TAF do concurso da PF de 2021 é de 5 pontos para cada modalidade, preferimos mencionar o índice de 2018 que daria a mesma pontuação, ao invés do índice que resultaria na pontuação máxima (6 pontos).

Barra Fixa

Esse é um teste que avalia a força dos candidatos. O método de preparação e execução é diferente entre o masculino e feminino.

Os homens devem fazer o movimento de sobe e desce enquanto as mulheres devem se manter estáticas, penduradas na barra.

A contagem do masculino equivale à quantidade de flexões completadas enquanto o que se conta no feminino é o tempo de permanência em sustentação.

No TAF do concurso da PF de 2021, os homens cumprirão o mínimo completando apenas 2 flexões (em 2018 eram necessárias pelo menos 3 flexões para não ser eliminado).

Além disso, com 5 flexões já atingirão o máximo de 5 pontos.

Em 2018 só se conseguiam os 5 pontos com 12 flexões (para a pontuação máxima eram necessárias 15).

No feminino, no entanto, os índices do tempo de permanência em sustentação continuam os mesmos.

Impulsão Horizontal

Esse é um teste que avalia a explosão muscular dos candidatos. A diferença entre o teste masculino e feminino está apenas nos índices para pontuar.

Nessa modalidade, o edital do concurso de 2021 trouxe uma grande redução na distância mínima saltar.

No masculino o índice mínimo em 2018 era de 2,07 metros e em 2021 diminuiu para apenas 1,70. Uma redução de 37 centímetros!

Da mesma forma, no feminino a redução chegou a 29 centímetros para se atingir o mínimo.

Em suma, a mudança nessa modalidade foi tão grande que o mínimo de 2018 seria suficiente para conquistar a pontuação máxima de 2021.

Natação (50 metros)

Esse é o teste mais temido do TAF do concurso da PF e que mais costuma reprovar. No entanto, foi a modalidade em que a banca demonstrou mais generosidade em 2021.

O tempo máximo para se completar os 50 metros agora é maior em 12 segundos para os homens. Dessa forma, são necessários até 56 segundos para ser considerado apto.

Para se ter uma ideia da diferença entre os dois editais, quem atingir o índice mínimo de 2018 (44 segundos) receberá a pontuação máxima de 2021 ainda com uma sobra de 6 segundos!

Para as mulheres a concessão foi de 10 segundos. Ou seja, de 54 segundos para fazer o mínimo em 2018 para 64 segundos em 2021.

Corrida de 12 minutos

O Teste de Corrida normalmente é aplicado em uma pista de atletismo com 400 metros de extensão, com marcações a cada 10 metros. Essas medidas têm como base a raia interna da pista.

A distância percorrida será marcada pelo local da pista em que o candidato estiver no momento em que se completarem os 12 minutos.

O tempo de corrida se manteve em 2021, mas a distância a percorrer nesse tempo ficou bem mais curta que em 2018.

No masculino houve uma redução de 350 metros na distância mínima a percorrer. Agora correndo 2.000 metros dentro dos 12 minutos o candidato já é considerado apto.

Na mesma linha, a diferença no feminino foi de 420 metros. Assim, será necessário correr apenas 1.600 metros para atingir o mínimo.

Dicas de Preparação para o TAF do concurso de 2021 da PF

Encare o TAF como mais uma matéria a estudar dentro de seu ciclo de estudos. Mantenha uma rotina de preparação visando ao aperfeiçoamento com muito treino e uma boa estratégia de execução dos testes.

Procure simular o TAF executando as 4 modalidades no mesmo dia. A execução de cada prova gera um desgaste físico que afetará seu desempenho nas provas seguintes. Será assim no dia do exame.

Na mesma linha, treine a execução dos testes em períodos diferentes do dia. Não há como prever o horário de realização de cada prova.

Faça intervalos para descanso entre os treinos, se possível alternado entre os dias os grupos musculares trabalhados.

Tenha, também, boas noites de sono para seu organismo se recuperar. Isso também ajudará a fixar melhor o conhecimento adquirido nos estudos.

Nesse outro artigo detalhamos melhor Como se Preparar para o TAF da PF.

Webinários Gratuitos sobre o TAF da PF e PRF

Querem ainda mais dicas e informações sobre o TAF da Polícia Federal (PF)? O Estratégia Concursos promoverá uma série de webinários Gratuitos, ao vivo e on-line: Vencendo o TAF PF e PRF.

Confiram a agenda (programação sujeita a alterações):

Programação Webnários Vencendo o TAF PF e PRF

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.