Resumo sobre os Substantivos Coletivos
Fala, concurseiro! Vamos iniciar um guia completo sobre os substantivos coletivos, para você que está se preparando para as próximas provas de concursos públicos.

O conhecimento sobre os substantivos coletivos nem sempre é cobrado de forma direta em provas de português nos concursos públicos, mas pode ser necessário em questões de interpretação de textos, de substituição de termos, questões discursivas, entre outras.
O que são substantivos coletivos
Vamos iniciar então nosso resumo sobre os substantivos coletivos conceituando o que são este tipo de substantivos.
Mas para conseguir entendê-los precisamos primeiramente compreender o conceito de substantivos individuais. Os substantivos individuais são os substantivos que mais estamos habituados a ver, sendo aqueles que designam seres individuais como peixe, lobo, livro.
Já os substantivos coletivos são palavras que designam um conjunto de seres da mesma espécie (nominados por meio de substantivos individuais, como vimos acima).
É importante notar que, mesmo designando um conjunto de seres, os substantivos coletivos não precisam estar no plural. Abaixo listamos alguns exemplos bem comuns de substantivos coletivos:
- Cardume – conjunto de peixes
- Alcateia – conjunto de lobos
- Biblioteca – conjunto de livros
Substantivos coletivos e substantivos no plural
Uma questão que pode ser explorada em provas de concurso é a diferença entre o uso de substantivos coletivos e a necessidade de uso do plural nos substantivos individuais.
Note que não há erro entre o uso de um ou de outro, pois tudo dependerá do contexto da ideia a ser transmitida, já que o plural indica a quantidade de elementos, enquanto o coletivo nomeia o grupo como uma unidade.
Vamos comparar para melhor compreender:
- “Peixes” – plural de peixe (indica vários elementos individuais).
- “Cardume” – coletivo de peixe (indica um único conjunto da mesma espécie).
Contudo, nada impede de nos referirmos a dois ou mais cardumes, sendo necessário, sim, a utilização do plural mesmo no substantivo coletivo.
Exemplos de substantivos coletivos
Agora que já sabemos um pouco mais sobre os substantivos coletivos, vamos listar alguns exemplos que podem ser cobrados em provas de concursos:
- Batalhão – conjunto de soldados
- Enxame – conjunto de abelhas
- Floresta – conjunto de árvores
- Manada – conjunto de bois ou búfalos
- Orquestra – conjunto de músicos
- Rebanho – conjunto de gado
- Elenco – conjuntos de atores
- Arquipélago – conjunto de ilhas
- Molho – conjunto de chaves
- Multidão – conjunto de pessoas
- Frota – conjunto de automóveis, barcos
- Bando – conjunto de aves
- Colônia – conjunto de bactérias
- Ramalhete – conjunto de flores
- Código – conjunto de leis
- Atlas – conjunto de mapas
- Questionário – conjunto de perguntas
- Bacia – conjunto de rios
Para a memorização dos substantivos coletivos listados acima, é necessário que você leia e releia esta lista, para que aos poucos você vá memorizando cada palavra e o seu significado.
Dicas finais para a prova
Sabemos que trouxemos muitas palavras novas para o seu estudo para concursos, então vamos trazer também algumas dicas de como incluir o estudo dos substantivos coletivos na sua preparação para as provas:
- Leia com atenção: muitas vezes, tanto este resumo sobre os substantivos coletivos, quanto as questões de prova antes de resolver;
- Não confunda com adjetivos: palavras como “numeroso” ou “vários” não são coletivos, apenas qualificam a quantidade.
- Treine a interpretação: questões de interpretação de textos são as que podem trazer o maior nível de dificuldade nas provas, então é necessário muito treino. Lembre-se também que o uso de coletivos pode ter valor estilístico ou conotativo.
- Monte listas temáticas: agrupe coletivos por categorias (animais, pessoas, objetos, lugares). Isso facilita a memorização.
- Resolva questões anteriores: muitos concursos repetem coletivos clássicos e devemos aproveitar isso. A resolução de questões amplia o seu conhecimento e ajuda na memorização.
- Associe imagens: alguns concurseiros têm uma memória mais visual, assim visualizar um cardume de peixes ou uma alcateia de lobos ajuda a fixar.
- Pratique redação: insira coletivos em frases próprias para treinar o uso.
Conclusão
Finalizamos por aqui nosso estudo sobre os substantivos coletivos.
Infelizmente, este não é um conhecimento que se constrói do dia para a noite, concurseiro.
Levando em consideração a quantidade de substantivos coletivos que temos na língua portuguesa, devemos ter paciência e persistência para a construção de um vocabulário que irá permitir resolver as questões na hora da prova.
Portanto, dedique seu tempo a esse assunto, pratique com exemplos e esteja preparado para reconhecer tanto os substantivos coletivos mais comuns quanto os menos conhecidos.
Essa atenção pode ser o detalhe que fará diferença na sua aprovação, pois sabemos que as questões de português em concursos costumam desclassificar muitos candidatos.
Se quiser aperfeiçoar ainda mais a sua preparação da língua portuguesa assista aos vídeos no nosso canal do YouTube.
Bons estudos!
Garanta a sua vaga nos cursos de português para concursos que preparamos para você!