Sub-humano ou Subumano
Décio Terror Filho

Sub-humano ou Subumano

O certo é Sub-humano ou Subumano? Ambas as construções estão corretas.

Comumente, em nosso fórum de dúvidas e em nossas redes sociais, recebemos perguntas acerca desse par de vocábulos. Então, fique atento(a)!

De um lado, o consagrado uso subumano; de outro, as mudanças sugeridas pela Reforma Ortográfica: sub-humano.

Ficou estabelecido que os prefixos terminados em “b” trazem hífen sempre que acompanham palavras iniciadas em “b”,“r” ou “h”, como  sub-base, sub-região, etc.

Resultado: as duas grafias são oficialmente corretas, segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. O estudante, atento, questionará: tanto faz o uso de uma grafia ou de outra? Sim, você pode optar por qualquer uma delas que estará de acordo com a norma culta. Note que a pronúncia da palavra é uma só, independentemente da grafia escolhida.

Gostou de artigo?

Veja também

Regência Verbal e Nominal: Aprenda a acertar todas as questões de prova!

Fique ligado também nas minhas redes sociais:

Siga-me no Instagram @decioterror

Posts Relacionados

Compartilhe:

Décio Terror Filho

Décio Terror Filho

Décio Terror Filho é formado em Letras pela Universidade Federal de Juiz de Fora-MG. Professor concursado na área federal, com especialização na didática, no ensino a distância e na produção de texto. Atua no ensino da Língua Portuguesa para concurso público desde 2000. Tem vários artigos publicados em revistas direcionadas para concurso público, portais de ensino, além de seus dois livros: Resoluções de Provas de Português - banca ESAF  e Resoluções de Provas de Português + breve teoria - banca FCC, ambos lançados pela Editora Ímpetus.

Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados

Cadastre-se para receber novidades e ofertas especiais sobre cursos.