Artigo

Sobre a autorização do concurso de AFT

Oi amigos (as),

Estou escrevendo este artigo para falar um pouco sobre a autorização do concurso para Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT) que foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

 
Sobre a quantidade de vagas autorizadas (apenas 100), foi uma surpresa para muita gente, pois o número de vacâncias desde o último concurso é muito maior do que isso. O mesmo fato ocorreu no último concurso de AFRFB, onde a quantidade de vagas autorizadas foi muito menor que o solicitado pelo órgão.
 
Os colegas que estão estudando há algum tempo não devem desanimar, porque em concursos de alto grau de dificuldade como AFT a concorrência maior não é com os outros, e sim com vc mesmo: longe de ser necessário gabaritar, o importante é obter uma boa média e não ser eliminado em nenhuma das disciplinas.
 
Essa tem sido uma realidade amarga para muitos colegas: se dedicam demais em algumas disciplinas e negligenciam outras: chegam na hora da prova e tiram notas excelentes em algumas matérias, mas não conseguem o mínimo em uma delas e…. são reprovados.
 
Nesta linha, não tentem ser especialistas em uma matéria em detrimento das demais: procurem elaborar um plano de estudos de modo a contemplar todas as disciplinas, sem subestimar – nem superestimar – nenhuma delas.
 
Para quem está começando a estudar para concursos em período recente, reitero o que sempre falo com quem entra em contato comigo: se a sua bagagem de conhecimento é reduzida, não crie muita expectativa de ser aprovado de imediato; encare este concurso como um treinamento, onde vc vai testar os conhecimentos que adquiriu em poucos meses de estudo. Continuando no projeto de médio prazo, no próximo concurso é que surgirá a chance mais concreta de obter uma vaga!
 
Aliado a isto, e retomando o tópico principal do artigo, imagino que essa quantidade de vagas (tanto no AFT quanto no AFRFB) pode estar relacionado a um interesse de se realizar concursos com interstício mais reduzido. Comentei sobre isso (e sobre vários outros assuntos, como a rotina da carreira) na TV EVP.
 
Em relação às disciplinas a serem estudadas, recomendo que se concentrem no que foi exigido no último edital: existem boatos na internet falando sobre estudar contabilidade, auditoria, etc. Acho isso furada, não percam tempo tentando “acertar” novas matérias que podem vir a aparecer no edital do concurso de 2013.
 
Já existem diversos cursos p/ AFT lançados no site, no decorrer do mês de fevereiro lançaremos os cursos faltantes, que completam o conteúdo exigido pelo último edital, do concurso de 2009/2010.
 
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato – [email protected] , [email protected] (às vezes demoro um pouco pra responder, pois tenho vários afazeres e nem sempre consigo retornar o contato com a brevidade que o aluno gostaria, OK?).
 
Grande abraço e bons estudos,


Prof Mário Pinheiro

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.