Artigo

Sistemas Operacionais e Arquitetura de Computadores: Professor novo ou semi-novo?

Buenas, pessoal! Tudo joia?

Vamos à parte do “semi-novo”…

Para quem não me conhece, sou professor do Estratégia desde 2018. Mas como cheguei aqui? Bom, sou perito criminal no Instituto-Geral de Perícias desde 2004. Faz um tempinho…eu sei…e digo mais, naquela época os concursos eram bem mais tranquilos!

Lembro que fiz 3 concursos naquela época, sendo dois para técnico (PROCEMPA e MP) e um de nível superior (perito criminal – IGP/RS). Na verdade, nem sabia o que um perito fazia (nem sabia que não faria apenas perícia de computadores)! Passei nos 3 concursos, sendo que o de perito fui chamado na primeira turma e os dois de técnico para a segunda. Resumindo: fiquei apaixonado pela profissão! Não largo mão de ser perito de jeito nenhum!

Logo que entrei na perícia, estava no meio do mestrado, e em seguida decidi lecionar. Descobri outra paixão! Entre 2006 e 2017 lecionei em universidades, tais como PUCRS, UNISINOS, entre outras. Uni as duas paixões e decidi escrever um livro sobre perícia digital, o qual teve a segunda edição lançada em meio de 2019: “Perícia Digital – da investigação à análise forense”.

Aí surgiu uma vontade de lecionar para concursos! Em 2018 participei do processo seletivo do Estratégia para as aulas de Computação Forense (assunto que era meu chão) e tive a felicidade de ser selecionado! Foi uma maratona de preparação de PDFs e videoaulas, o que achei muito gratificante!

Aos poucos começou a surgir a necessidade de gravar videoaulas de Sistemas Operacionais e Arquitetura de Computadores. Fui convidado e aceitei na hora! Depois de me preparar com muitas questões e leitura, realizamos algumas maratonas ao vivo com conteúdo e questões comentadas!

Agora vamos à parte do “novo”…

Recebi há poucos dias o convite para assumir também os PDFs de Sistemas Operacionais e Arquitetura de Computadores! Uma longa missão que cumprirei com muita garra! Para quem me acompanhou nos vídeos, vou seguir a mesma lógica: vou varrer todas questões existentes de cada assunto e preparar um material focado! Claro que haverá alguma “gordurinha”, mas não pretendo criar materiais extensos. Se alguém quiser algo extenso e detalhado, melhor pegar um livro, não é mesmo?

O que pretendo é fazer com que o candidato aumente seu desempenho, acerte questões, enfim…que seja aprovado! Podem ficar tranquilos que sempre ficarei ligado nas novas questões que surgirem, com a finalidade de atualizar o material e verificar como as bancas estão “se comportando”.

Deixo bem claro o seguinte: O professor não é o dono da razão e não é o cara que sabe tudo! Ele tem que facilitar a vida do aluno, buscar a preparação de um material de fácil leitura, focado na preparação para a prova! Eu aprendo muito ao preparar as aulas e pretendo ajudar muito a todos que buscam o tão almejado cargo público!

Grande abraço!
Prof. MSc. Evandro Dalla Vecchia
@profevandrodallavecchia

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.