Artigo

SISBI: Resumo CNU

Confira neste artigo um resumo sobre o SISBI, com foco no CNU.

SISBI: Resumo CNU
SISBI: Resumo CNU

Olá, amigos.

Tudo bom? Espero que sim.

O Concurso Público Nacional Unificado – CNU ficará com as inscrições abertas entre os dias 19 de janeiro a 09 de fevereiro de 2024. A banca escolhida foi a Fundação Cesgranrio. No total, há 6.640 vagas imediatas disponíveis, distribuídas entre oito blocos temáticos. Com a única exceção do bloco 8, todas as oportunidades requerem qualificação de nível superior. Serão milhares de vagas, em diversos órgãos federais, com salário inicial variando de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71. As provas objetivas e discursivas, para todos os cargos e blocos, serão realizadas no dia 05 de maio (domingo).

No artigo de hoje, abordaremos uma visão geral sobre o SISBI, tema que possivelmente será cobrado no Bloco 3, Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural.

Tendo em vista a relevância e abrangência do tema, é fundamental entender seus principais pontos para uma melhor organização dos estudos e compreensão completa da matéria.

Primeiramente, vejamos os tópicos que serão abordados:

  • Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBI;
  • SISBI-POA;
  • SISBI-POV;
  • SISBI-AGRI;
  • SISBI-PEC.

Animados?

Vamos lá.

Sistema Brasileiro de Inspeção – SISBI

No Brasil, os produtos de origem animal e vegetal, e os insumos agropecuários são inspecionados e fiscalizados por sistemas específicos, criados pelo Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Esses sistemas são os seguintes:

  • Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA);
  • Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (SISBI-POV);
  • Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Agrícolas (SISBI-AGRI);
  • Sistema Brasileiro de Inspeção de Insumos Pecuários (SISBI-PEC);

Se liga! O MAPA –Ministério da Agricultura e Pecuária coordena os sistemas de inspeção agropecuária no Brasil.

SISBI-POA

O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal é um sistema de inspeção que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal no Brasil. O objetivo do SISBI-POA é garantir a inocuidade e segurança alimentar dos produtos de origem animal.

Os Estados, Distrito Federal, Municípios e Consórcios Públicos Municipais podem solicitar a equivalência de seus Serviços de Inspeção ao MAPA. Para obter a equivalência, é necessário comprovar que os Serviços de Inspeção têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do MAPA.

SISBI-POV

O SISBI-POV padroniza a inspeção de produtos de origem vegetal para garantir sua qualidade e segurança. Estados e municípios podem solicitar a equivalência de seus serviços de inspeção ao MAPA.

O objetivo principal do SISBI-POV é garantir a qualidade, segurança e inocuidade de produtos vegetais, seus subprodutos, derivados e resíduos de valor econômico.

SISBI-AGRI

O propósito fundamental do SISBI-AGRI é assegurar a identidade, qualidade, conformidade, idoneidade e segurança higiênico-sanitária e tecnológica dos insumos agropecuários.

Dentre as suas atribuições, destacam-se:

  • Inspeção: Avaliação criteriosa para verificar se os insumos agropecuários, como fertilizantes, agrotóxicos, sementes, vacinas, medicamentos e ração animal, atendem aos requisitos técnicos e padrões de qualidade estabelecidos.
  • Fiscalização: Monitoramento constante da produção, armazenamento, transporte e comercialização de insumos agropecuários, visando garantir o cumprimento rigoroso das normas vigentes.
  • Classificação: Determinação precisa da categoria e do nível de qualidade dos insumos agropecuários, contribuindo para uma padronização eficiente.
  • Estabelecimento de padrões e normas: Definição de diretrizes claras para a produção, comercialização e aplicação de insumos agropecuários, promovendo a adoção de práticas que estejam em conformidade com as normativas estabelecidas.

SISBI-PEC

O SISBI-PEC desempenha um importante papel ao realizar a inspeção e fiscalização dos insumos utilizados na pecuária, visando assegurar diversos aspectos fundamentais, tais como:

  • Identidade: Verificação da autenticidade do insumo, certificando-se da origem conhecida para garantir transparência e rastreabilidade.
  • Qualidade: Rigorosa avaliação para assegurar que o insumo atenda e mantenha os padrões de qualidade estabelecidos.
  • Conformidade: Avaliação da adequação do insumo aos usos e fins previstos, garantindo que esteja em consonância com as normativas e diretrizes estabelecidas.
  • Idoneidade: Verificação da eficácia e segurança do insumo para o uso pretendido, promovendo a confiabilidade e efetividade.
  • Segurança higiênico-sanitária e tecnológica: Compromisso com a ausência de riscos à saúde animal, humana e ao meio ambiente, contribuindo para práticas sustentáveis e seguras na utilização dos insumos na pecuária.

Conclusão – SISBI

Chegamos ao final do nosso artigo com um resumo sobre o tema SISBI. Esperamos que as informações aqui sejam úteis para sua preparação.

Para uma preparação completa, focada no edital do CNU, invista nos cursos do Estratégia Concursos. Lá você encontrará aulas completas e detalhadas, com os melhores professores do mercado, de todos os tópicos exigidos no edital deste concurso.

Conheça também o Sistema de Questões do Estratégia. Afinal, a única maneira de consolidar o conteúdo de maneira satisfatória é através da resolução de questões.

Bons estudos a todos e até a próxima!

Referências Bibliográficas: SISBI

CNU – Concurso Nacional Unificado (Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas) Conhecimentos Específicos – Eixo Temático 5 – Desenvolvimento Sustentável no Meio Rural – 2024 (Pós-Edital).

Quer saber tudo sobre concursos previstos?
Confira nossos artigos!

Quer estudar para concurso do CNU?

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país!

Assinatura de Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.