Simulados Inéditos: prepara-se de forma estratégica para o seu concurso
Coordenação

Como Utilizar os Simulados Inéditos do Estratégia? Veja dicas práticas

Faça os simulados inéditos do Estratégia e otimize a sua preparação

Olá pessoal, tudo bem?

O Estratégia elaborou em 2019 mais de 80 simulados inéditos para vários concursos para que você se prepare em alto nível para o seu concurso.

O uso de questões é essencial para a preparação. Entretanto, é preciso que você tenha direcionamento no seu estudo para que você possa aproveitar os simulados inéditos da melhor forma possível. Pensando nisso, resolvemos dedicar este artigo para discutirmos tudo sobre simulados! O coach Guilherme Solino nos ajudou nesse desafio.

Como funcionam os simulados

As questões são inéditas e preparadas por nossos professores. Além disso, temos um ranking entre os alunos que participam do simulado.

Qualquer pessoa pode realizar o simulado. Você pode acessar o caderno de questões e gabarito no artigo de divulgação ou no e-mail que enviamos. Além disso, acompanhar a correção ao vivo no canal do YouTube do Estratégia.

Os assinantes têm acesso ao gabarito e aos comentários dos professores no seu portal do Estratégia.

Neste artigo, vamos ver os benefícios do simulado para a sua preparação.

Simulados inéditos do Estratégia
Simulados inéditos do Estratégia

Benefícios do simulado inédito do Estratégia

1) Treino para a prova

Realizar simulados com todas as disciplinas do seu edital permite que você treine o tempo de resolução de questões com todas as disciplinas.

Além disso, a realização de um simulado com questões inéditas irá desenvolver um controle emocional para o dia da prova.

Dessa forma, você estará habituado com um ambiente muito similar ao que você terá no seu concurso.

2) Análise da evolução de desempenho

Acompanhar a evolução de desempenho em cada uma das disciplinas é uma ferramenta de preparação muito importante.

Assim, você poderá avaliar a eficácia do seu método de estudo e fazer os ajustes necessários de forma tempestiva para otimizar a sua preparação.

Lembre-se que “o sucesso deixa rastro”. Observamos que muitos dos nossos alunos tem um resultado semelhante (e até melhor) no dia da prova em comparação com os simulados.

3) Diagnóstico de prioridades de estudo

Você pode considerar um simulado como uma “fotografia” do seu nível de conhecimento.

Com base nesse “diagnóstico” de desempenho, você pode identificar quais disciplinas merecem maior atenção e, dessa forma, otimizar a sua preparação.

Você pode usar o simulado inédito do Estratégia como um “termômetro” de domínio para cada disciplina.

Entretanto, é preciso investigar quais assuntos de cada disciplina precisam de uma revisão mais direcionada para que fortaleça as suas vulnerabilidades.

Após identificar a sua prioridade de estudo, utilize uma metodologia para aumentar o seu desempenho. Veja esse artigo, por exemplo: Atinja mais de 90% de acertos em Português.

4) Análise comparativa com outros candidatos

Por fim, uma das vantagens de realizar os simulados do Estratégia é o fato de você poder comparar o seu desempenho em relação a outros alunos.

Dessa forma, é possível ter uma sensibilidade de qual o seu nível de competitividade para o dia do simulado.

Entretanto, avalie a classificação mais como uma “fotografia de momento” e não como algo determinístico.

O mais importante é você avaliar em quais pontos você pode melhorar até a data da prova.

Análise de casos

Para ilustrar uma metodologia de como aproveitar os simulados inéditos do Estratégia, trazemos três casos de alunos que realizaram o simulado da PC-DF para o cargo de Agente.

Iremos fazer essa análise de cenários para um mesmo cargo para facilitar o entendimento de estratégias de estudo. Entretanto, essa análise pode ser aplicada a todos os nossos simulados.

Caso da Ana

Ana está no início da sua preparação. Ela concluiu todas as aulas apenas de Português e Direito Constitucional quando ela realizou o seu primeiro simulado.

Apesar de estar no início da sua preparação, Ana fez o simulado e avaliou o seu desempenho para essas duas disciplinas. Ela enxergou uma oportunidade de “validar” a sua metodologia de estudo.

Como podemos ver na tabela abaixo, ela obteve um bom resultado no simulado para Português e Direito Constitucional, o que confirma que ela está indo por um bom caminho.

simulados inéditos
Caso Ana

Ana compreendeu que fator mais determinante para a sua aprovação será a quantidade de tempo de estudo que ela tiver, pois a sua metodologia de estudo está sendo eficaz.

Caso do Bento

Bento fechou o último edital da PC-DF para Agente recentemente. Ele aproveitou o simulado do Estratégia para fazer uma avaliação geral do seu nível de domínio para todas as disciplinas.

Como podemos ver na tabela abaixo, ele obteve 67 pontos líquidos, que já é um bom resultado.

simulados inéditos
Caso Bento

Bento identificou as seguintes disciplinas como prioridade de estudo:

  • Informática
  • Legislação Específica da PCDF
  • Informática
  • Direito Administrativo

Bento irá priorizar essas disciplinas nas próximas 4 semanas. Ele irá direcionar a sua revisão por meio do seu caderno de erros. Esse caderno consiste, basicamente, da lista das questões que Bento errou enquanto estudava pelo curso teórico.

Caso da Clara

Clara se prepara para concursos da área policial há dois anos. Ele conseguiu “fechar” o último edital da PC-DF em Abril de 2019. Desde então, Clara fez três simulados inéditos do Estratégia. Veja o seu resultado na tabela abaixo.

simulados inéditos
Caso Cláudia

Podemos ver que o desempenho dela aumentou de forma consistente: 71, 76 e 82 pontos. Isso foi possível pelo fato de Clara ter identificado quais disciplinas precisavam de um maior direcionamento para a revisão, além de uma boa estratégia de estudo.

Depois do primeiro simulado, Clara priorizou Rlm, Direito Penal e Legislação Específica da PCDF. Ela dividiu o seu tempo de estudo da seguinte forma:

  • 50% do tempo de estudo para Rlm, Direito Penal e Legislação Específica
  • 50% do tempo de estudo para as demais disciplinas

Entre outras ferramentas de revisão, Clara utilizou o material do Passo Estratégico da PC-DF para fazer as revisões das demais disciplinas.

Para as disciplinas que ela foi pior no simulado, ela utilizou com maior intensidade os Mapas Mentais do Estratégia, os cadernos de erros e releu os tópicos que ela tinha maior dificuldade nos cursos teóricos.

Veja que o resultado da Clara para uma mesma disciplina oscilou entre os simulados. Isso é natural, pois as questões de um simulado podem vir mais complexas do que de outro. Entretanto, Clara utiliza os simulados como um termômetro de domínio, aliado com as milhares de questões que ela resolve ao longo da sua preparação.

Dicas práticas para realizar os simulados inéditos do Estratégia

1) Faça o simulado em um ambiente externo adequado

Procure um ambiente silencioso e não acesse o seu celular. Também faça a prova sem realizar consultas.

Algumas pessoas recomendam que você faça o simulado em “condições adversas”, como em um ambiente barulhento para que se treine a resiliência.

Entretanto, não recomendamos essa prática, pois o resultado do seu simulado pode ser influenciado por fatores além do seu conhecimento objetivo para resolução de questões. Dessa forma, o simulado não servirá como um bom “termômetro” para avaliar as suas prioridades de estudo.

Além disso, a prática de vários simulados, aliada à resolução de inúmeras questões, já treina, por si, a sua resiliência mental para a resolução da prova do seu concurso.

2) Faças as questões das disciplinas que você estudou toda a teoria

Você eventualmente pode fazer as questões de todas as disciplinas, mas concentre a sua energia (e expectativas) para as disciplinas que você já estudou toda a teoria.

Acompanhe a correção do simulado com os nossos professores para que você verifique se o seu acerto está devidamente justificado. Além disso, a correção das questões pelos nossos professores lhe fornece uma excelente revisão de conteúdo.

3) Faça a questão discursivas do simulado

O estudo da discursiva é um dos elementos mais negligenciados na preparação para concursos. Muitos alunos não se deram conta que, hoje em dia, a nota da discursiva é um fator determinante para a classificação dos candidatos (obviamente quando houver discursiva no seu concurso).

Veja o artigo Como ser Aprovado na PCDF? O Estudo para a Discursiva para visualizar o impacto da discursiva no último concurso da PC-DF.

O treino da discursiva é fundamental. É preciso que você faça a prova discursiva para avaliar o seu nível de domínio do assunto, mas também como treino de escrita a punho.

Não é raro vermos depoimentos de candidatos que foram eliminados do certame por não terem conseguido fazer a discursiva no tempo, mesmo dominando o seu conteúdo.

4) Somente gerenciamos o que medimos

Após o simulado, registre o seu desempenho em uma planilha de controle e identifique as suas prioridades de estudo.

Veja como a visualização do resultado por meio de uma planilha facilitou a identificação das prioridades nos estudos de casos que apresentamos nesse artigo.


Depois de apresentarmos os benefícios do simulado, estudos de casos e dicas concretas de como você pode aproveitar os simulados inéditos do Estratégia, vamos sugerir em quais situações NÃO vale a pena fazer os simulados, ok?

Quando NÃO vale a pena fazer simulados?

Se você está no início da sua preparação e ainda não concluiu as aulas de nenhuma disciplina, não vale a pena realizar o simulado, pois você será avaliado por elementos que você não estudou ainda.

Nesses casos, é mais interessante você priorizar o estudo do seu curso teórico e realizar o simulado quando você tiver “fechado” pelo menos uma disciplina.

Além disso, não é interessante fazer simulados com o objetivo único de comparar o seu rendimento em relação aos outros alunos.

Como falamos anteriormente, uma das principais finalidades do simulado é avaliar a evolução do seu desempenho e identificar pontos de melhoria específicos.

Como participar dos simulados inéditos do Estratégia?

Para participar dos Simulados Estratégicos, basta acompanhar a nossa programação.

Nós sempre enviamos um e-mail aos alunos com o PDF da prova e gabarito e disponibilizamos os arquivos em um artigo divulgado aqui no blog.

É importante que você sempre se cadastre nos eventos de Simulados que a nossa equipe programa.

No topo do nosso site, você vai observar que há alguns banners divulgando os eventos. Você precisa acessar uma dessas páginas e se cadastrar através de um formulário.

Só preenchendo o formulário você estará participando dos simulados.

Caso você não receba os arquivos por e-mail, na home do nosso site terá um artigo que terá disponibilizado todos os arquivos e links para participação.

Aproveite para se inscrever nos simulados que acontecem neste fim de semana.

Como ocorre a correção do Simulado?

A correção dos Simulados acontece no dia da aplicação da prova do Simulado, AO VIVO, no nosso canal no YouTube.

Mas é importante que você assista à transmissão AO VIVO porque depois que ela é finalizada apenas os alunos terão acesso pela Área do Aluno.

O candidato que se tornar assinante deverá ingressar no ambiente do curso específico (“Simulados INSS”, “Simulados Área Fiscal”, “Simulados Tribunais”, etc) e acompanhar a transmissão entrando na aula correspondente àquele Simulado.

Ao entrar na aula correspondente, o assinante deverá clicar em “Transmissão”.

Prepare-se com o melhor material e com quem mais aprova em Concursos Públicos em todo o país. Assine agora a nossa Assinatura Anual e tenha acesso ilimitado a todos os nossos cursos.

ASSINE AGORA – Assinatura Ilimitada

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2019

CONCURSOS 2020

Compartilhe:

Veja os comentários:
Deixe seu comentário:

Deixe seu comentário:

Vídeos Relacionados