Artigo

Serviço Social para concursos públicos

Olá amigos do Estratégia Concursos! Tudo bem?

Estudar para concursos, principalmente para áreas específicas como o Serviço Social é um grande desafio, pois exige dedicação, disciplina e um bom material de estudos direcionado para sua aprovação!

Pensando nisso, o Estratégia Concurso está oferecendo um curso regular de Serviço Social totalmente direcionado e focado para concursos públicos!

Assim, preparei com muito carinho e cuidado o cronograma de aulas, baseado em uma análise de incidência dos temas mais cobrados em provas de concursos nos anos de 2018 e 2019.

Serviço Social: o que é mais cobrado nas provas de conhecimentos específicos?

Foram analisadas um total de 1651 questões de provas aplicadas em diversas áreas como Prefeituras, Universidades e Institutos Federais, Tribunais de Justiça, entre outros. Veja o gráfico a seguir:

Serviço Social assuntos mais cobrados
Análise de incidência: assuntos mais cobrados de Serviço Social

Percebam que o conteúdo de conhecimentos específicos é bem extenso, abrangendo a parte teórica e de legislação. Porém, a maior incidência de cobrança recai sobre os seguintes itens:

  • Trabalho na contemporaneidade (14%): inclui perfil, demanda, práticas e competências profissionais; o trabalho com famílias; o trabalho do assistente social na Política de Educação, entre outros.
  • Ética profissional e legislação específica (13%): inclui o projeto ético-político; Código de Ética do Assistente Social; Lei de regulamentação da profissão e as principais Resoluções do CFESS.
  • Questão Social e Política Social; Dimensão investigativa; PNAS; LOAS e Proteção à criança e ao adolescente (9%): inclui o Estatuto da criança e do adolescente, SINASE, gênese, desenvolvimento e configurações contemporâneas da questão social e da política social; a trajetória das políticas sociais no Brasil; contexto atual e neoliberalismo. A Dimensão investigativa inclui processos de planejamento e de intervenção profissional: Planejamento social; Pesquisa Social; Avaliação de programas sociais; Assessoria e consultoria.

Cronograma de aulas de Serviço Social

Nossas aulas foram desenvolvidas levando em consideração essas estatísticas, indo “direto ao ponto” no que realmente você precisa estudar e se aprofundar! Veja como serão disponibilizadas as aulas, conforme as estatísticas levantadas:

Cronograma de aulas de Serviço Social

Nosso curso é composto por livros digitais (pdf) e vídeo aulas. Nos pdfs traremos questões de todos os níveis, algumas delas serão inseridas logo após a abordagem de cada tema, o que permitirá uma melhor fixação! Ao final do pdf, traremos uma bateria de questões comentadas sobre os assuntos abordados na aula. Assim, você testa seus conhecimentos e fixa ainda mais o conteúdo! Ah…e ao final de cada aula, você ainda conta com um resumo de tudo o que foi abordado para facilitar nas suas revisões!

Com essas aulas, você será capaz de construir uma boa base teórica para diversos concursos públicos. É muito importante fortalecer seu conhecimento de uma forma que possa internalizar os principais assuntos do Serviço Social para concursos! Para que isso aconteça, é necessário um estudo constante, com bastante antecedência do edital!

Não é recomendado ficar esperando o edital sair para depois começar a estudar! Primeiro porque você não terá tempo suficiente para se preparar; segundo, porque um estudo tranquilo, com constância, fará com que você realmente aprenda o conteúdo e tenha chance de passar nas primeiras colocações!

Conheça nosso curso regular de Serviço Social e baixe nossa aula demonstrativa gratuitamente!

Grande abraço e bons estudos!

Nilza Ciciliati

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Infelizmente ainda não consegui passar em nada
    Marivone em 15/02/20 às 23:19