Notícia

Seleção CNPq: pedido será protocolado até 31/05

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico afirmou à equipe de jornalismo do Estratégia que está analisando a possibilidade de enviar um novo pedido de seleção CNPq ao Ministério da Economia até o dia 31 de maio de 2021. Lembrando que essa é a data limite para que os órgãos federais encaminhem suas respectivas solicitações.

Além disso, o CNPq informou que o pedido no qual será protocolado se encontra em análise, atualmente, no Ministério da Ciência, Tecnologia, Informações – MCTI. A proposta é solicitar 122 vagas para o cargo de Analista em C&T, considerando a estimativa do impacto orçamentário-financeiro nos parâmetros estipulados pelo ME.

Vale lembrar que no ano passado, em 2020, também foram solicitadas 122 vagas. Entretanto, até a presente data, não houve um retorno da Pasta quanto ao deferimento do pedido. A expectativa é de que a nova solicitação possa evidenciar e/ou reforçar ao Ministério da Economia a real necessidade de concurso público na autarquia.

A última seleção CNPq ocorreu há 11 anos, em 2010. Na ocasião, foram ofertadas 95 vagas para os cargos de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior e Assistente 1. A organização ficou por conta do Cespe/UnB, atual Cebraspe. Desde então, não houve mais nenhum concurso público.

O que é a CNPq?

O CNPq foi criado em 1951, e chamava-se, à época, Conselho Nacional de Pesquisas. Em 1974, por conta de algumas mudanças no seu regime jurídico, instituiu-se outro órgão em seu lugar, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. A sigla, no entanto, assim como suas funções, permaneceu a mesma desde a sua criação. Seu objetivo é fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico no país.

Em termos mais precisos, o CNPq é uma fundação pública, ou, em outras palavras, um órgão privado criado por ato legislativo para realizar funções públicas. Embora ele tenha autonomia para gerir suas atividades, a maioria dos seus recursos tem origem nos cofres da União. Por isso, em última instância, o CNPq está atrelado ao Poder Público.

Ficou interessado nas informações disponíveis até aqui? Quer saber mais informações a respeito da próxima seleção CNPq? É fácil, acesse o link abaixo e confira TUDO na íntegra! Preparamos um artigo exclusivo e muito mais completo para você.

Saiba mais: Concurso CNPq


Quer estudar para a seleção CNPq?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja os comentários
  • Nenhum comentário enviado.