0

Concurso CNPq: órgão vai renovar pedido de 112 vagas

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) vai protocolar uma nova solicitação de concurso ao Ministério da Economia. Novamente, serão solicitadas 112 vagas para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia.

Em 2020, esse mesmo quantitativo foi requisitado ao ME, entretanto, até o momento ainda não teve retorno. Já em 2019, o pedido abrangeu 192 vagas, mas foi negado.

O último concurso do CNPq aconteceu há 11 anos, em 2010. Na ocasião, foram ofertadas 95 vagas para os cargos de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior e Assistente 1. A organização ficou por conta do Cespe/UnB, atual Cebraspe.

Enquanto aguardamos e corremos atrás de mais informações, você já pode começar a estudar baseado no último concurso CNPq. Neste artigo, mostraremos o status do concurso, os critérios e prova do último edital.

Situação atual do concurso CNPq

Pedido de concurso

O CNPq pretende renovar o pedido de autorização de concurso, para 112 vagas de Analista em Ciência e Tecnologia, mesmo quantitativo solicitado em 2020. Atualmente, o pedido está em tramitação interna para que posteriormente, possa ser encaminhado ao Ministério da Economia.

Vale lembrar que o prazo legal para que os órgãos federais possam enviar seus pedidos é até 31 de maio de 2021. Quanto à solicitação realizada em 2020, a mesma não obteve resposta do ME até o momento.

Cargos vagos

Atualmente, o CNPq possui 645 cargos vagos, dentre seus principais cargos. O maior déficit se encontra no cargo de Assistente em Ciências e Tecnologia.

CargosVagos
Assistente em Ciências e Tecnologia338
Analista em Ciências e Tecnologia307

Sobre o CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, fundação pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação e promover a formação de recursos humanos qualificados para a pesquisa, em todas as áreas do conhecimento.

Carreira no CNPq

Requisitos

Analista em Ciência e Tecnologia Júnior: Para este cargo é necessário diploma de nível superior, entretanto, pode ser em qualquer área de formação.

Assistente 1: exigido diploma de Ensino Médio e 1 ano de experiência profissional como Assistente.

Atribuições

Analista em Ciência e Tecnologia Júnior: analisar, desenvolver e acompanhar estudos, programas, planos, projetos, sistemas nas áreas de gestão, planejamento e infraestrutura em ciência e tecnologia.

Assistente 1: programar, elaborar, organizar e/ou executar atividades de manutenção de bibliotecas, centros de documentação e arquivos, bem como dar suporte técnico às áreas de gestão, planejamento e infra-estrutura.

Último Concurso CNPq

É muito importante saber os critérios do último edital para quem quer prestar concurso público. Pois, na maioria das vezes entre um edital ou outro do órgão, só são feitas algumas modificações. Assim, estudar pelo último edital já deixa você mais confiante e preparado.

Então, vamos ao último concurso CNPq. Ocorreu em 2010 e ofereceu o total de 95 vagas, distribuídas conforme segue abaixo.

  • Analista em Ciência e Tecnologia Júnior – 46 vagas; 3 vagas destinadas a portadores de deficiência(DF)
  • Assistente 1 – 46 vagas; 3 vagas reservadas para DF

A banca organizadora do certame foi o CESPE/UnB (atual Cebraspe), que fez o levantamento de 12.270 inscritos. Para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior foram 5.036 candidatos. Já para o cargo de Assistente 1, a banca registrou 7.234 inscritos.

Etapas do concurso CNPq

O concurso CNPq teve o total de três provas: Prova de Conhecimentos Básicos, Prova de Conhecimentos Específicos e Prova Discursiva.

As duas primeiras avaliações eram objetivas. A terceira prova, dissertativa, constituída da elaboração de uma redação. Uma avaliação de títulos, somente para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior.

O quadro abaixo demonstra a quantidade de questões para cada prova e seus respectivos caráter eliminatório e/ou classificatório.

Tabela com quantidade de questões e disciplinas cobradas no concurso CNPq 2010.
Tabela com quantidade de questões e disciplinas cobradas no concurso CNPq 2010.

Provas objetivas

As provas objetivas do último concurso CNPq que abrangeram as avaliações de conhecimentos básicos e específicos, eram constituídas de questões de itens para julgamento. Ou seja, o candidato tinha que julgar cada questão dentro do comando certo (C) ou errado (E).

Para a Prova de Conhecimentos Básicos foram cobradas as disciplinas abaixo:

  • Para todos os cargos:
    • Língua Portuguesa
    • Conhecimentos de Informática
    • Atualidades
  • Para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia Júnior:
    • Língua Inglesa
    • Língua Espanhola

Já para a Prova de Conhecimentos Específicos, as disciplinas exigidas versaram sobre conteúdo programático do edital, planejado para cada cargo.

Prova Discursiva

A prova discursiva, com valor de 10 pontos, consistiu da elaboração de um texto dissertativo de até 30 linhas. O tema foi proposto pela banca examinadora e foi relacionado acerca dos conhecimentos específicos para cada área.

Lembrando que, essa avaliação tem o objetivo de avaliar o conteúdo da redação (conhecimento do tema), capacidade de expressão na modalidade escrita e uso das normas do registro formal culto da língua portuguesa.


Quer estudar para o concurso CNPq?

Assinatura Concursos

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Sistema de Questões

Assinatura de 1 ano ou 2 anos

Concursos Abertos

Confira os editais publicados

Concursos 2021

Confira as oportunidades previstas

Quer ficar atualizado DIARIAMENTE sobre as notícias do mundo dos concursos? Entre no nosso Telegram abaixo!

Grupo Telegram Estratégia News.
concurso CNPq

Informações do último concurso CNPq

  • Data: 2010
  • Vagas: 95
  • Cargos: Analista e Assistente
  • Banca: CESPE/UnB
  • Escolaridade: Nível Médio e Superior
  • Edital: Edital CNPq 2010

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *